quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pedacinhos do dia

A DESCOBERTA

Anos de estudo
      e pesquisas:
Era no amanhecer
Que as formigas escolhiam seus vestidos.

Manoel de Barros



10 comentários:

✿ chica disse...

Lindo demais e como é lindo vê-las assim "vestidas"! beijos,chica

Tina Bau Couto disse...

Linda imagem, lindo é Manoel de Barros e seu olhar sobre as coisas e natureza.
Tenho um história com formigas, eu e minhas histórias, lá vai...

Tem um rapaz que ouvi dizer conta até hoje nas aulas que dá, pois se tornou professor, sobre essa história que ocorreu qd eu cursava o 1º ano do ensino médio...a mto tempo atras...oh God!

Uma garota estressada que vivia brava e mau humorada, resolveu do nada pisotear as gargalhadas um monte de formiguinhas que levavam pétalas, folhas e flores por entre uma gruta que havia em frente a nossa sala.
Sempre achei o máximo o trabalho das formigas e além dos bichos peçonhentos, sempre respeitei formigas, lagartixas e até as flores que após arrancadas tem suas vidas diminuídas.
Enfim, com ar de reprovação e discurso moral sai recolhendo as formiguinhas mortas e fiz um enterro para elas, solene e para quem quisesse participar, sem nenhuma descrição, aos quatros ventos, com direito a cruz e lapide.

Blog do Óbvio - Manoel disse...

Ana Paula, essas coisas simples e reais desinstalam a gente, não é?
Penso igual a Tina. Quando vejo alguma criança pisoteando a fileira de formigas eu conto a histórias do GIGANTE que que mora no céu e pode querer pisotear a quem faz isso com as formiguinhas, rs...rs. É de fácil compreensão para as crianças. É tiro e queda.
Beijo
Manoel

Lorena Viana, disse...

Ana saudade de prosear por aqui e de ver suas lindas mensagens!
As formigas na sua simplicidade tem tanto a nos ensinar... sou fã de sua sociedade!

Beijo carinho!
Lorena Viana

REINVENTANDO disse...

Bela imagem e bela mensagem, lembro que na minha infância ficava encantada quando via as formigas em grupos, trabalhando..coisas que com o tempo fui deixando de apreciar, e a organização e hierarquia delas são impressionantes. Abraços. Sandra

Anne Lieri disse...

Que gracinha de formigas e muito bonita msg escolhida!Um ano novo cheio de alegrias,Ana a vc e sua familia!bjs,

Marcilane Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcilane Santos disse...

Essa Ana é um amor viu!

Eu também tenho uma história engraçada com formigas... Quando criança ficava observando aquelas miúdas formigas que geralmente passeiam pelo quintal; Observava elas bebendo água, comendo. Às vezes dava um vento mais forte e elas acabavam por cair dentro da pequena poça de água. Eu pensava: - Ah não! Elas vão se afogar! Então as pegava uma a uma com todo cuidado do mundo, as colocava entre minhas mãos e observava suas perninhas, depois mexia nelas com gravetinhos a fim de "reanimá-las". Após certo tempo as colocava no chão para ver se estava tudo bem; e então elas saiam andando tranquilamente. Não sei se foi esse cuidado meu que salvou algumas formigas, mas fazia isso com a melhor das intenções!


Ah... Tem também uma história de uma amiga minha da faculdade, que ama as formigas. Ela não suporta ver alguém pisar nas bichinhas que logo grita: - Não faça issooo!! Coitada delas! Que dó, que dó! Nós nos divertimos muito com ela. Rs :)


Bem, concordo com o Manoel de Barros... O ensinamento de nosso amigo Manoel é muito válido e eficiente...
E o exemplo de Tina, que também é um amor, é maravilhoso! Que nossas crianças tenham mais cuidado com a natureza!

Abraços.

Marcilane - Simples Inspirações.

Imac by Artes disse...

Amo Manoel de Barros!
Escrever para ele é perpetuar um momento, verdadeiro ou não.
Abraços! Dias abençoados e alegres pra ti e os seus.

Rovênia disse...

Tudo tão singelo e lindo! Me deu até vontade de usar um vestido no amanhecer de amanhã! Ser uma formiga feliz! Outro beijo no coração!