Este livro custa R$29,90 em uma livraria.
Este mesmo livro numa outra livraria sai por R$9,90.
Em qual das livrarias você vai comprar?
Parece simples. Será mesmo?
Antes da minha resposta, eu quero repostar uma fotografia antiga. Antiga? É de 10/12/2012.
Antiga não é uma adjetivo adequado, afinal a foto não tem dois anos ainda.
É que não sei se esta livraria ainda existe. Encontrei-a numa viagem que fiz à Curitiba. Encantei-me por tudo o que eu encontrei adentrando a estreita porta vermelha. Não havia meio termo para esta pequena livraria: ou ela iria muito bem ou fecharia.
Confesso que preferi não fazer uma pesquisa no sabedor de tudo, o Google, com medo da resposta.
Sigo acreditando que se algum dia eu voltar lá, lá ela estará. Ou antes disto, num surpreendente comentário a ser deixado neste post, algum leitor do meu blog afirmará que também continua leitor na Poetria.
Mas, de volta àquele problema semelhante ao dos livros iniciais de matemática, ainda estou com dificuldade na minha resposta.
Meu marido foi enfático - optou sem titubear pelo mais barato acrescentando - "E se for bom, poderei comprar ainda mais dois livros para presentear pelo preço de um".
Tentei argumentar com todo o meu romantismo quase choroso sobre as pequenas, que há muito foram engolidas pelas grandes; e agora as grandes, as mega livrarias correm o risco de serem engolidas pela gigante. E os empregos, o olho no olho do vendedor, quiçá alguma indicação, o encontro com outros leitores do mesmo autor?
Marido não se sensibilizou. Disse que se tal livraria pode vender a nove reais é porque a outra está ganhando muito. E terá empregos lá na gigante também.
Bem, estou falando da gigante virtual, amazon.com.br, que aportou em solo brasileiro com descontos entre 50% ou 60% em alguns títulos, com a prática de chegar a perder dinheiro para atrair clientes. E o mercado editorial teme que esta política a longo prazo provoque a falência das livrarias concorrentes e crie um monopólio da Amazon.
Tenta-se buscar uma saída como já existe na França, onde durante algumas semanas após o lançamento, um livro tem que manter um preço fixo para somente depois surgirem as promoções em cima do título.
Enquanto nada se decide, você pode ou não aproveitar os bons preços e aproveitar para nos contar o que pensa a este respeito.
Beijo.