“Existiam muitos tomates diferentes naquele estrangeiro, mais tomates do que a velha jamais conhecera em sua vida. Cada um deles servia para uma coisa diferente, saladas, molhos, sucos, sopas, doces, e havia um bem pequeno e suculento que servia para ser passado no pão. Ninguém parecia ter dificuldades em distinguir os tomates, todos agiam como pessoas que convivem com seis ou sete tipos de tomates desde sempre e isso era tão bonito de ver quanto alguns pontos turísticos."
O trecho destacado acima é da primeira leitura que fiz nesse 2023. Decidi que esse ano vou trazer aqui para o blog os livros que eu concluir a leitura, assim poderei fazer um inventário literário dos lidos do ano e partilhar um pouco dos meus gostos literários com os leitores do blog.
Humanos Exemplares chegou a mim através de uma newsletter e logo me prendeu a atenção porque a garota que falava sobre o livro era bem jovem e havia se encantado com a história de uma velha. Achei bem interessante esse fato e fui olhar o que mais eu encontrava sobre o título antes de comprá-lo.
“Poucos na atualidade dominam tão bem a carpintaria narrativa, a serviço de contar uma história que é, ao mesmo tempo, comum, pois de imediato nos reconhecemos nela, e única, pois cada personagem se destaca em sua singularidade. Um livro arrebatador de uma autora fundamental." Luiz Rufato
Pronto. Bastou essa fala de Luiz Rufato para eu desejar mergulhar nessa leitura. Alguém que faz carpintaria com as palavras, com a narrativa? Foi uma leitura que iniciei e não queria parar. E entre o cachorro que tem que passear, o mercado, o fogão, a roupa para pendurar no varal, corria para umas páginas que prendiam sem esforço.
Na newsletter que indicava o livro, a garota falava que era até difícil descrever como a autora conseguia usar o tempo todo a palavra velha sem ser indelicada, pejorativa.
E durante a leitura eu fui me encantando com a velha e sua filha que morava no oceano superior ( olha a carpintaria aqui ), maneira linda de dizer que a filha morava no exterior.
A velha passa seus dias no apartamento sozinha esperando o telefone tocar lá do oceano superior.
É um livro excepcional. A gente pensa nos filhos que saem para bem longe de casa, nos pais que envelhecem, na maneira como olhamos para um velho. O que há por baixo daquela pele fina, sensível e enrugada? Há histórias que certamente não vemos…
Vou destacar mais um trecho que me tocou e vou finalizar a postagem com uma fotografia. Queria que fosse de tomates diversos. Como não tenho nenhuma assim, vai de uma banca de feira num oceano superior!
“Aquela velha que ainda mal sabia como ser uma viúva teria adorado pegar emprestada na ocasião a neta de alguém, uma criança fêmea para quem pudesse funcionar como uma avó atarefada por alguns dias. Ali estava uma velha prestes a não tomar banho mais um dia, prestes a olhar no espelho e se chatear mais uma vez de que aquele reflexo não dissesse a verdade, não a mostrasse partida ou rachada, e sim inteira, com a pele no lugar."
Humanos Exemplares
Juliana Leite
Companhia das Letras
Nooooooooossa, Ana!
ResponderExcluirQue beleza de trechos nos trouxeste ,bons pra aguçar a vontade!
Eu, como também sou velha, tenho que lidar com as limitações e o espelho me mostra sempre a real, a verdade! Mas olho pra ele, pisco e digo: já sabia disso!!!
Adorei o oceano superior...Belo modo de escrever...
Gostei da foto da feira que sempre procuro encontrar nas viagens. São lindos e os diversos tipos de tomates, tantas coisas pra nós diferentes...Um modo de aprender!
Obrigadão pelo carinho no canteiros.Adorei! Atualizei lá com a foto do nosso almoço com a turma que por aqui está!
beijos, tudo de bom,chica
Bom dia Ana Paula,
ResponderExcluirMuito interessante seu post trazendo-nos excertos desse livro que a cativou.
O livro deve ser bem gostoso de ler.
Gostei desta partilha que é também um convite à leitura para quem como eu anda um pouco preguiçosa para mergulhar num livro a sério.
Um beijinho e um ótimo dia.
Ailime
Bom dia de paz, querida amiga Ana Paula!
ResponderExcluirLer algo que prende atenção e sem esforço na leitura é notável.
Tenho pontos em comum com a valha da narrativa... fico à espera do telefone tocar de três lados diferentes... é uma novela mexicana...
Gosto de feira fora de onde moro, tem novidades boas que gosto de olhar e comprar quando não é perecível.
Uma excelente leitura, certamente!
Gostei de sua resenha e a velha é a realidade atual de idosos. Não se saber bem o que se fazer com a viuvez é fato.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos
Bom dia, Ana Paula
ResponderExcluirDeve ser um ótimo livro, a leitura enriquece a vida, obrigada por compartilhar, um forte abraço.
Pelos trechos que apresentou parece ser um livro muito interessante. Obrigado pela partilha.
ResponderExcluirAgradeço a sua visita e presença no meu cantinho de Viagens.
Beijos
A leitura nos conduz a vários oceanos superiores, a ir com ânsia a carpintaria da narrativa e se encantar com tudo que dela vem. Show de partilha!
ResponderExcluirAbraços fraternos!
E a velha aqui se identificou com a velha do livro. Também tenho uma filha morando no oceano superior da qual morro de saudades. Obrigada pela dica do livro, querida Ana Paula.
ResponderExcluirTenha um abençoado fim de semana.
Muitos beijinhos
Verena
Já gostei deste livro. Coincidência: sou velha rs, tenho neta no oceano superior ...
ResponderExcluirLeituras puras, agradáveis.
Vou procurar e-book no meu Kindle.
Valeu a dica.
Beijos.
blogjoturquezzamundial
Querida Ana Paula,
ResponderExcluirA leitura sempre nos estimula, nos ensina, nos emociona e faz a gente viajar para lugares, tempos e situações que encontramos nas histórias. Continue nos oferecendo ótimas dicas literárias.
Um abraço
Eu amo a experiência de falar sobre os livros que leio e amo ouvir e ler sobre os livros que as pessoas leem. Eu amei essa sua ideia de compartilhar leituras. Fiquei com vontade de ler "Humanos Exemplares" também!
ResponderExcluirOuvi o podcast que tu me indicou onde a autora fala da obra dela, ela é muito calma, muito sem pressa se expressando e eu amei a cadencia dela falando e fiquei com muita vontade de ler os livros da Juliana Leite. Obrigada por ir lá compartilhar comigo. Eu amo muito esses pormenores da vida, essas conexões.
ResponderExcluir