quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vicejar

Um título numa folha de jornal antigo, chamou-me a atenção. Diz assim: “Investigador almeja explicar o complicado conceito da felicidade”.
E eu almejo que ele consiga!
Por que é algo difícil falar da tal felicidade. Tão relativo este conceito, tão amplo, tão cheio de questionamentos...
E nessa matéria aparece uma palavra relacionada com o assunto que é a palavra vicejar.
Como eu gostei desta palavra! Tomara que sempre tenha lá na grande fábrica de palavras!
Vicejar – viço – exuberância de vida.
Muito bom para se traduzir, aproximar de felicidade.
Mas eu estou achando que uma boa parte dos seres humanos têm dificuldades em vicejar.
Hoje, por exemplo, ouvi uma crítica àquela banda curitibana (tem o vídeo aqui no blog), que teve mais de 5 milhões de acessos na internet, que é piegas, que durante semanas nos infernizou com aquele hit, que só falta as pessoas colocarem flores no cabelo e saírem se abraçando... e por aí vai. Esse crítico não gostou e está no direito dele. E por que não deixar que os milhões que gostaram, coloquem flores no cabelo e saiam a vicejar por aí? Por que se incomodar com os que gostaram?
O mesmo já li em alguns blogs. Quando está tudo bonito, cheio de viço em seu blog, chega alguém para lhe dizer que você está usando óculos cor de rosa, o mundo não é assim.
Se eu pudesse sugerir ao investigador, diria para ele descobrir porque a felicidade incomoda, porque ainda há a crença que se tudo vai bem, prepare-se para o ruim.
Eu quero vicejar muito!!! Altos e baixos sempre existirão porque são ingredientes da vida, mas se a vida tá cor de rosa debaixo desse céu cinzento, chuvoso e frio... vamos compartilhar!

5 comentários:

  1. ADOREI!
    Sim somos parecidas...rs
    É a felicidade incomoda, o por que eu não sei, mas se alguém descobrir que nos conte, porque estaremos muito ocupadas, vicejando por aí, com flores nos cabelos!
    BEIJOS QUERIDA

    ResponderExcluir
  2. Ana, a "banda mais bonita da cidade" estava hoje no "estudio i" na globo news, à tarde. Deram entrevista, falaram do casarão, foi muito bom!
    Quanto à vicejar, aprenda para sempre que nunca vamos ficar livres de pessoas negativas, com uma nuvem negra bem sobre suas cabeças.
    Coloque flores no cabelo e saia cantando, dançando, porque vão falar mal com certeza.
    O importante é VOCE estar bem.
    beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. AH, eras tu? Mas eu tô sempre aqui e não sabia teu email.,rrs...


    A dica do livro foi legal.Obrigado!

    E quanto à felicidade, ela incomoda aqueles que complicam tanto a vida, com tando riquififis que não a conseguem ver na sua vida e se incomodam com os que, na SIMPLICIDADE, a enxergam e vivem...beijos e (nesse minuto tive a felicidade de me dar conta que o fogão estava ligado.Quase queimo outra feiojoada,rsrs)

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. bom dia! respondendo a sua pergunta Sorocabana era o nome da companhia de estrada de ferro. Como no principio ela ia só até Sorocaba, levava esse nome. Mais tarde foi se estendendo até a divisa com o Paraná. Por isso seu pai vinha de Assis por ela.
    A antiga estação Sorocabana ainda existe na capital, onde hoje é a "Sala S.Paulo" de espetáculos culturais, maravilhosa aliás. (isso você já sabia).
    Beijos e tenha um lindo dia gelado!

    ResponderExcluir
  5. Querida...
    Muito obrigada pelo recadinho no meu blog...
    Tenho certeza que, muito em breve, o papai do céu vai me agraciar com um bebezinho lindo e perfeitinho!!! EU MEREÇO! ;)
    Um super beijo! Me segue e me visita sempre...
    Tô seguindo!!!

    ResponderExcluir