terça-feira, 9 de junho de 2015

Aula de saber ouvir

Minha filha chegou da escola hoje com certa euforia.
Tudo por conta de uma aula "suuuuper legal" que ela teve e pôs-se a me contar.
"Mãe, a Pro Dri deu uma aula sobre aprender a ouvir e ..."
Contou-me detalhes da aula, das atividades divertidas que fizeram e enquanto ela falava eu me lembrava de Rubem Alves e sua escutatória.
Só no finalzinho do dia é que consegui sentar-me à frente do computador e pesquisar.

"Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular" -  Rubem Alves  ( texto na íntegra aqui ).

Uma alegria me invadiu. Gritei dentro de mim, mirando pro céu, gritei pro Rubem - olha, você achou que ninguém fosse se matricular no curso de escutatória, mas se matricularam sim!

Acredito que tenha muita gente, muito anônimo por aí que tão bem sabe exercitar a escuta. Não é fácil.
Na escola de minha filha, na aula de Educação para Cidania, escutar consta da matéria. Não significa que já aprenderam. Aliás, acho que é um aprendizado constante e que sempre pode ser aprimorado.

Rubem Alves plantou uma semente talvez sem muito acreditar. Está brotando, verdejando, não foi em vão o sonho do curso de escutatória!

8 comentários:

  1. Mas que legal,Ana Paula! Juju é bem sabida e interessada em coisas importantes! O mundo anda precisando de pessoas que se disponham a ouvir. Fazem falta,né? Eu tenho sorte , pois tenho amigas que me ouvem, me oferecem ouvidos amigos até por emails,rs...Muito legal te ler ! bjs, boa noite! chica

    ResponderExcluir
  2. Rubem Alves, meu escritor favorito, um mestre da vida...

    ResponderExcluir
  3. Peço a sua JUJu qu por favor me mande o segredo e a metodologia preciso dar essa aula a meus alunos, um mês coom eles e agora que uns conseguem silenciar para uma atividade. HEHE

    ResponderExcluir
  4. Wau!

    Nunca tinha reflectido sobre o assunto... mas, saber escutar pode ser mais importante do que saber falar.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de rezar a lenda que temos dois ouvidos e uma boca para ouvir mais e falar menos não é bem assim que funcionar, as pessoas gostam mais de falar de que de ouvir... Confesso que tento ouvir as pessoas, não sei se consigo. Não conhecia o texto do Rubens Alvez, achei lindo!

    ResponderExcluir
  6. Oioi querida Ana... fico muito feliz com sua visitinha ao meu blog...obrigada pelo carinho de sempre...
    Saber ouvir... é o que mais o ser humano precisa...
    Ouvir mais e falar menos...Já diziam os mais antigos...sábio é que ouve e não o cheio de falácias...

    Bjão
    Boa semana

    Infinito da Cris

    ResponderExcluir
  7. Que legal, que legal, que legal.
    Que delícia ler sobre aula de escutar.
    Na psicologia o que mais fazemos é escutar, adoro, e confesso que sinto falta de ser escutada. Sinto falta das minhas terapias também.
    Que mais escolas se inspirem, leiam seus textos e percam o medo de despertar o melhor nas crianças.
    Viva Rubem Alves.
    Abraços
    Grá

    ResponderExcluir