quarta-feira, 1 de julho de 2015

Infância no olhar

Se você tiver 10 min disponíveis, continue lendo.
Se não tiver, vá fazer suas outras visitas e volte depois trazendo consigo esses 10 min!

Julho chega. A gente se espanta: metade do ano! Metade o quê? Já é mês 07 e os panetones já devem estar empacotados.
Não entre nessa sintonia. Julho bem começou e está inteirinho aí.
Ainda há muita poesia para fazer e ler e enxergar!

José Eduardo Agualusa, escritor angolano escreveu: "Infelizmente, o que a generalidade dos sistemas de ensino faz é tirar a poesia de dentro das crianças. Crescer é assim, perder a poesia. Talvez por isso temos a tendência a adoecer à medida que nos afastamos da infância - e da poesia".

Um vídeo inspirador: a infância não está lá, somente nos sete anos. Ele pode estar no teu olhar aos trinta, aos setenta.



Clique aqui para assistir Lila.

20 comentários:

  1. Lila é uma eterna criadora, criativa e sonhadora.
    E pq não podemos ser assim tb, a vida fica mais bonita e levinha.
    Amei o vídeo.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Ah! e eu me sinto cada vez mais angustiada com esse corre corre, mas e preciso mesmo olhar mais atento ao caminho, passar mais tempo a brincar com os filhos e curtir cada fase da infãncia com paciência já que a brevidade dos dias são tão puros. Mas é como dizes aqui a gente precisa ser criança ainda, cuidar mais da gente, não perder o foco, a esperança a pureza e os sonhos. Tudo a seu tempo sem abreviar nada, sem roubar os dias, viver intensamente e com muita segurança. Amei o vídeo. venho aqui sempre com calma pq sempre encontro paz. No blog fiz uma poesia inspirada numas imagens feitas quase despercebidas, mas que me diz tanto. Como o teu tema aqui: viver intensamente olhando atentamente cada milímetro de desatenção.

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula, hoje pela manã estive na Oma...Uma correria pra ir e pra voltar e o DURANTE é ver a vida ali parada,ela naquela situação, sem pressa, sem nada...

    Chego e te leio e vejo esse lindo vídeo.

    Lila e seus mágicos desenhos, unindo casais, brincando com a "cabeça" do velhinho, fazendo das suas...ADOREI!

    Simplesmente um encanto! Obrigadão por compartilhar coisa tão legais! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Ana, o vídeo é simplesmente fantástico. O cineasta criou um curta que atinge a todas as pessoas, de qualquer idioma, apenas usando imagens e incitando sentimentos com as mesmas.
    Lila é uma pessoa criativa, demonstra claramente que o mundo é de dentro para fora e não o oposto como nos é ensinado e, assim, ajudando a outros, transforma sua própria rotina. É preciso que sigamos do nosso jeito único, os passos de Lila.
    Tua postagem tem muito a ver com o que escrevi esta madrugada. Passeei por alguns blogs e as pessoas só falando da metade do ano, que logo Natal estaria aí e suas metas não foram todas cumpridas. Sabe, me preocupa como as pessoas cronometram a vida desse jeito. Foi o que me instigou a escrever aquele post. Poxa, uma viagem planejada não deu certo, isso não é motivo para estragar minhas férias, o que seria para muitas pessoas. Olha, eu tive uma criação super realista. Meus pais nunca me permitiram viver uma infância mágica, digamos assim. Nunca deixaram "me enganar" com Papai Noel, Coelho da Páscoa e tudo o mais. Sempre via meu pai trazer os presentes, os ovos ou o que quer que seja de mágico que houvesse nas datas comemorativas. A mim nunca foi permitido, porque a mim não era permitido que fosse "feita de boba". Porém, a poesia (não a arte propriamente dita, a poesia retratada no vídeo) cresceu em mim, de forma meio torta talvez pela criação, com muito realismo e obscuridade. Mas cresceu. Uma poesia maldita, mas acima de tudo, poesia que faz com que meus dias tenham um sentido além da rotina diária dos demais que se deixaram levar pelos olhos que o mundo lhes dá, não seus próprios olhos.
    Mesmo tendo uma infância realista, eu a vejo como a melhor época de minha vida e portanto, por que não trazê-la à tona nos dias de hoje? Não há nada que impeça além de nós mesmos. Está certíssima ao dizer para não entrarmos nessa sintonia desenfreada que a maioria está entrando. A vida não deveria ser vivida somente a cada dia, mas a cada minuto.
    Beijos, adorei Ana.

    ResponderExcluir
  5. Voltarei mais tarde para ver o vídeo. Felizmente a poesia ainda mora comigo :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana Paula!
    Há poesia para onde olhamos e se não a vemos, temos que mudar a nossa forma de "enxergar".
    Eu fiz um postezito falando do filme :)
    Se quiser ler, clica aqui.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Ana, que coisa mais linda!!Me encantei com a leveza e sensibilidade da Lila!!
    Obrigada amei!!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Ana, obrigada pela força no meu novo blog!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir

  9. Mesmo sem ter os super poderes de Lila, podemos fazer e criar muitas coisas à nossa volta, pintar uma parede, colocar flores nas varandas, fotografar passarinhos, distribuir sorrisos e amizade às pessoas que nos rodeiam
    vou partilhar um abracinho contigo
    Angela

    ResponderExcluir
  10. Tem certeza que o nome dela é lila mesmo? kkk me senti parecida com ela.

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo o vídeo e a frade de seu texto que crescer é perder a poesia é tão singela que chega a emocionar. Oxalá que s crianças não percam a poesia, que sejam as Lilas do futuro, pintando e colorindo a vida com contornos poéticos sem perder a ternura.
    Beijos
    www.brasildobem.net


    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Paula,

    Que vídeo maravilhoso...vou compartilhar lá no blog em breve.
    Obrigada por postar tantas coisas boas e belas em seu blog.
    Fiquei realmente emocionada...
    Eu acho que nunca fui criança, não pude, tive que sobreviver a muitas dificuldades.
    Só agora é que ela está podendo desabrochar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Lila vê com esticador de horizontes
    O olhar de nosso Manoel para a parede descascada no Doc Só dez porcento é mentira
    Assim sendo
    Não é necessário explicar
    Poesia não é post
    É árvore
    Não tem sentido
    Tem sentidos
    E se faz sentir
    Se faz a magia

    Não cresci embora grande
    Tem quem ache defeito
    Atraso
    Romantismo
    Pequeneza
    E como os pequenos sou bem esperta sei mas não careço reconhecimento

    Coloquei nariz de palhaço
    Orelhas de coelho
    Pintura de índio
    Não há redenção para mim
    Não há retorno
    Cura
    Vejo até o que parece mas não é
    Vejo o que é visto
    Quase que como letreiro luminoso
    Como vc ser uma Lila Amelie de Barros
    Legítima

    Sorte a minha ter cruzado o acaso ou magia minha loucura sã com a sua

    Vou aqui desenhar uma xícara de café

    ResponderExcluir
  14. Uau que lindo, não conhecia a Lilá, super legal!
    E Agualusa, por sinal, estou lendo um romance dele agora e adorando!
    Beijo carioca


    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana Paula!
    A criança que existe dentro de nós, jamais deverá morrer antes de nós!
    Esse vídeo da LILA é verdadeiro, bastar acordar essa criança!
    Abraços!

    Link Direto

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana Paula, amei o vídeo!
    Eu ainda carrego um pouco dessa inocência em mim, e confesso ter tanto medo de um dia não sentir mais...
    Nove minutos de vídeo que é de encantar.
    Beijos de um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Assistirei o documentário e volto para comentar.
    Só queria dizer que acho uma loucura essa aceleração do tempo, pra que?
    Ainda estamos comemorando festa junina/ julhina e tem gente querendo me empurrar panettones e coelhos da Páscoa. Como assim?
    P.S. Amo panettone e percebi que um supermercado aqui da cidade não parou de fabricá-los durante o ano, acho que perdeu um pouco o encanto porque eu amava por só poder comer no Natal.

    Abraços
    Grá
    * ah to me controlando e não comprei nem comi nem um panettone rsrs fora da época do Natal.

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula , conheci seu blog através deste vídeo postado pela Dra . Cristiane Marinho . Fiquei emocionada com tanta delicadeza . Já sou uma seguidora a mais para lhe fazer companhia . Obrigada . Beijos .

    ResponderExcluir
  19. Olá,Ana Paula!
    Passei pra te agradecer por compartilhar conosco este vídeo tão amoroso! Eu acabei de assisti-lo no blog da Dra Cristiane e fiquei em estado de puro encantamento...Ele é uma doce poesia em forma de imagens e sons! E toda a delicadeza e generosidade que emana dele faz flutuar de alegria os humanos corações! Muito lindo e emocionante!!!
    Meu abraço carinhoso,agradecido e cheios de flores pra ti!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir