domingo, 15 de março de 2020

Diário página 1

Querido diário,

O dia amanheceu lindo, céu azul, sol desde as primeiras horas da manhã. Hoje é domingo, o último domingo do verão. Um verão que foi atípico, sem aquele calorão, com muita chuva aqui no sudeste.
Chuva esta que também foi atípica. A estrofe da música que diz "são as águas de março fechando o verão", não se deu em março e sim em fevereiro com águas devastadoras.

Escrevo diário quando o livro mais vendido por aqui é - A Peste, Albert Camus.
Escrevo em tempos de coronavírus.
Escrevo porque quero daqui a um tempo, um curto tempo, espero, reler e poder dizer "conseguimos".

Hoje é o primeiro dia de uma semana que também será diferente. Escolas suspendendo as aulas, pessoas trabalhando de casa, exposições sendo canceladas.

Os noticiários da tv merecem ser destacados, querido diário. Vemos os repórteres, os apresentadores e por trás deles, naquela tela de fundo enormes esferas cor laranja-vulcão-em-erupção girando, esferas em dimensões maiores que o próprio planeta.

E é justamente esse minúsculo vírus que já começa a ensinar grandes lições. Está bonito de ver as redes sociais publicando as fotos das cartas coladas nos elevadores. São moradores disponíveis a ajudar com compras em mercados, farmácias.

Outras postagens nos dão conta de que perder algumas coisas, nos faz as valorizarem ainda mais: abraços, um café, uma viagem, uma ida à academia.

A situação já esteve caótica na China; neste momento a Itália, a Europa estão no epicentro do problema. Também veio da Itália, pelas redes sociais, o vídeo das pessoas em isolamento em suas sacadas cantando a diminuir a dor, a reconhecer os profissionais de saúde, a esperançar pelo retorno à rotina.

Também da Itália vem um exemplo de cooperação e não-preconceito. Receberam especialistas chineses para ajudar na contenção e administração da situação.

É diário, as bolsas de valores viraram de ponta cabeça, o mercado financeiro em polvorosa, dólar nas alturas...

Quando tudo começou, olhávamos com aquela distância, que parecia nunca nos alcançar.

Já temos casos, poucos se comparados com outros países. Estima-se que ainda chegará o pior.

O pequeno coronavírus covid-19 exporá as grandes mazelas da desigualdade, do descaso com nosso sistema público de saúde, o SUS.

Os ambulantes, os profissionais autônomos? A população de rua?

Não há certezas diário, nem mesmo respostas. Tudo está aberto. Poderemos ser gentis, prestativos e cultivar o que de melhor há em nossos corações. Ou poderemos nos fechar no medo, pânico e manifestar o mais cruel egoísmo.

Sabe diário, eu também sinto que o poder da oração, qualquer que seja a crença, é valioso, é importante.

Os nossos profissionais de saúde terão rotinas exaustivas, que nossas orações os fortaleçam.

Querido diário, não sei se escreverei todos os dias aqui sobre a pandemia. Sabe, eu tenho um blog e quero escrever nele também sobre outros assuntos, como a história da geladeira que ainda essa semana eu publico. Espero que você me entenda e seja um bom companheiro. Será uma turbulência esses tempos, haverá dias difíceis e dias belos, haverá lições a serem aprendidas e quem sabe sairemos disso tudo com nossos corações fortalecidos no amor, a força maior!

E para finalizar, diário, vou deixar registrado uma fala bonita que eu deixei separadinha para trazer aqui nestas páginas:

"Quando morremos não levamos nada para lugar nenhum. Então, por que mesmo estamos amealhando uma quantidade grande de coisas? Por mais que a gente tenha  muitas coisas é sempre insuficiente. O rico é aquele que tem para dar, não é o que tem muito. Riqueza não diz respeito a quanto a pessoa tem, mas diz respeito à capacidade que ela tem de oferecer. É a capacidade de oferecer que mede a riqueza"       Lama Padma Samten

10 comentários:

  1. Ana, li ainda ontem à noite.Só hoje comento e te digo que adorei! Estamos todos nesse mesmo barco e confesso que nos emociona quando em meio às bombas todas, aparecem bilhetes oferecendo ajuda, gestos de carinho, solidariedade. Na Itália, adorei ver as cantorias! E ao aplausos igualmente nos diversos lugares! Que todos tenhamos saúde e respeito com os outros e conosco mesmo, pra respeitar, não achar que é FANTASIA, como aqui fizeram...

    Um beijo bem de loooonge! Boa sorte pra todos nós, chica

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito lúcido que nos faz pensar. É bom ver a solidariedade revelar-se. É bom sermos responsáveis por nós e pelos outros. Muita saúde!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de paz e saúde, querida amiga Ana Paula!
    Estou encantada com a solidariedade na Europa que tem fama de reservada. Oxalá tenhamos mais Amor uns pelos outros de verdade e que cesse o circuito do vírus pelo espaço agora.
    Que mudanças de hábito sejam para sempre!
    O final do texto postado é maravilhoso também.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde querida Ana Paula!
    Sabe Ana, nessas horas de epidemia, pandemia e outras doenças, é que digo; somos todos iguais. Feitos da mesma matéria.

    Que Deus nos proteja.
    Beijos, uma semana abençoada pra você 🌹
    Que as próximas páginas do seu diário, seja repleta de coisas boas.

    ResponderExcluir
  5. ah que lindo texto Ana, nossas páginas terão trechos conturbados, mas também trechos lindos e poéticos. A história nos traz o entendimento que depois de todo caos vem um novo olhar e novas possibilidades. Tenho fé que sairemos bem mais fortalecidos e fraternais, bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula!

    Eu também acredito muito no poder da oração, da solidariedade, do amor que emanamos ao outro.

    Consciente que sou, que daqui nada levamos, procuro fazer sempre meu melhor e semear coisas boas. Algumas vezes falho nas minhas tentativas, mas ainda assim continuo tentando.
    Sei que ao partir da vida física, a única coisa que me pertence realmente, é o que conquistei espiritualmente.
    As outras coisas são apenas um acréscimo da bondade Divina e aqui ficarão quando a alma partir.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  7. Tuas palavras recostadas em paleta aquarelada revelaram todos os fatos, mostraram os sentimentos e as apreensões, porém, com suavidade e sabedoria. Estarei aqui para quando publicares: conseguimos com brevidade de tempo e sem maiores consequências.
    Amém!

    Bjinhus, Ana.
    Calu

    ResponderExcluir
  8. Aninha, estamos realmente em tempo de reflexão.
    Já houveram tempo difíceis, e o que realmente enfraquece o povo hoje é saber que tem algo além que a gente possa ver...
    Existe uma guerra de poder, a mídia (tv) não confio de jeito nenhum, porém, tem realmente algo ruim pairando o ar...
    E percebo que atualmente o melhor a fazer é tomar os cuidados necessários (não abusar) e reforçar a fé.
    Tempos de observar, ficar em oração, e se acalmar em Deus... Ocupe e alimente a mente e a alma com palavras de fé e amor!
    Continue escrevendo, que amo vir aqui...
    Beijinhos doces,
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Em Portugal vai iniciar-se a Primavera e só depois vem o verão. Só que agora aqui, como aí no Brasil, estamos a sofrer a Pandemia do coronavírus e, preocupados como andamos, até nos esquecemos que vai ser Primavera/verão

    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  10. Ana.

    Este espaço é um diário mesmo.

    Nele escrevemos nossos olhares, nossos sentimentos.

    Eu gosto de ler o que você escreve e da forma como você escreve.

    Ler e escrever é um refúgio pra mim.

    A criação do meu blog é uma prova disso... antes de criar o blog, provavelmente eu também lia e escrevia para aliviar as angústias.

    A troca de cartas também é uma ação que me ajuda a ser mais leve.

    Eu estou de quarentena desde quarta-feira. E estou planejando ser mais presente no blog, seja nas postagens, nos registros, nas visitas aos blogs amigos... isso me faz bem também.

    Obrigada pela oportunidade de ler o seu diário, os seus olhares e os seus sentimentos.

    Abraço.

    ResponderExcluir