sábado, 17 de fevereiro de 2024

O calendário das folhas.

Começou 🌿.

Foi essa marcação que fiz na página do calendário, no quadradinho que indicava - dia 12 de fevereiro - uma segunda-feira de carnaval. O verbo, significando o início e o desenho, desajeitado, de uma folha.

Depois, achei melhor acrescentar: "a cair".

Passei a manhã no quintal nos fundos da casa. Tanque, varal, prendedor de roupas, banana para os passarinhos; e foi somente quando o sol já se ajeitava para se pôr, que fui para a entrada de nossa casa. Lá estava um calendário diferente. A leitura do tempo feita de outra maneira.

Tomadinho de folhas caídas estava nosso quintal. Diferente das últimas semanas. Aquela escrita de folhas ali no chão, aprendi a reconhecer e tive a confirmação de marido, que me disse - "é, começou, a árvore já está esfriando, o outono já começou ali dentro dela, sua seiva já sabe, é chegado o tempo de deixar ir o verão e ir esfriando devagarinho. O outono se aproxima".



É uma enorme árvore que fica na rua, bem de frente à nossa casa. Em pouco tempo morando aqui, saída de um apartamento, estou aprendendo a reconhecer essa "escrita", esses ciclos da seiva, das raízes, dos galhos.

Sendo um ser de tamanho imenso, seus galhos ficam próximos, o vento também se encarrega de nos trazer as pequenas sílabas em forma de folhas que recobrem o chão nesse tempo tão abrangente ( tão além dos nossas marcações de datas ) do outono.

E é bastante estranho falar de outono quando o chão está sob o domínio dos confetes de carnaval, o calor exultante e lá no calendário grudado na porta da geladeira, o outono só chega dia 20 de março às 00;06h. 

Essa lida de ir lá para frente com a vassoura me é agradável. Muitas pessoas não gostam dessa trabalheira, ou ainda se expressam referindo-se às folhas que caem como "sujeira que as árvores fazem". Já eu, aprecio. A cada amanhecer e também ao entardecer, exercito a paciência, a admiração de tamanha sabedoria, de tantas lições que podem ser aprendidas apenas observando as estações chegando de maneira sutil na natureza.


Leva tempo, um tempo próprio para que ela fique assim e depois recomece novamente a verdejar.

O calendário, aquele que grudei na geladeira, é só uma ferramenta para aqueles, que como eu, tão urbana, tão do concreto e grandes cidades, com tanta desconexão da nossa mãe-natureza, quer adentrar nesse tempo que faz marcar, que se deixa escrever de outra maneira, com a caligrafia das folhas.




Me conta como você sente a chegada, a transição das estações? Quero muito saber!

Bom final de semana!









14 comentários:

  1. Oi, Ana.
    Eu gosto muito do Outono. É uma das minhas estações favoritas. Todas são, exceto o Inverno. Gosto tanto do Outono quanto da época. Essa época de meado de ano eu acho muito boa, muito tranquila. No Outono eu aprendi a reparar também no céu nos últimos 2, 3 ou 4 anos. O céu, pelo menos aqui na região Centro-Oeste, específicamente lá no DF, aqui em Goiás ainda não sei como é, o céu fica com uma coloração diferente antes do Sol nascer e depois dele se pôr no horizonte, na qual algumas cores se misturam e ficam intensas através dos raios solares. Esse fenômeno é chamado de matizes. Isso me faz lembrar do planeta Saturno, que os cientistas descobriram que muda de cor a cada estação. Acho isso tão bonito e admirável. As árvores também, gosto muito de observá-las e de apreciá-las. Como acredito em Deus, acho que tudo isso é obra e fruto de uma linda criação desse grande multiArtista.

    Bom sábado! 💝💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, que post mis lindo!
    Uma bela maneira de observar o tempo passar...Ele voa tão rápido e por vezes vemos quem vê uma estação iniciando atrás da outra, sem parar para perceber cada detalhe dela. E outros que sabem ver, sentir!
    Aqui, como na natuereza, vejo em mim própria cada desfolhar , cada perda pela idade e tantas estações vividas.
    Mes mesmo desfolhada,meu tronco enrugado , até as raízes doendo,rs, sigo em frente vivendo as mudanças... Enquanto soprar o vento interno, sigo...
    Adorei! Linda fotos, claro!
    És danadinha! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, vim avisar que acabei de publicar uma foto tua! Obrigadão!

      beijos, podes ver aqui:

      https://fincandoraizes.blogspot.com/2024/03/arvores-e-suas-folhas.html

      Feliz ABRIL!
      chica

      Excluir
  3. Que lindo calendário nos descreveu numa prosa maravilhosa. Fiquei a viajar no tempo. A natureza não esconde o tempo, tempo de brotar, nascer, crescer,florir e cair delicadamente no tempo de desvestir se para recomeçar. Saber das quatro estações com suas características e sensibilidade é muito grande Ana. Lembrei do meu pai que olhava as horas na roça, usando um pedaço de pau que enfiava na terra e pela sombra dizia as horas. Muito linda Ana está sensibilidade aguçada para entender os movimentos da natureza e se emcantar em cada estação.
    Uma feliz semana recolhendo folhas contando dias.
    Bjs e paz amiga

    ResponderExcluir
  4. As árvores nos presenteiam com tanta coisa boa... sombra, frutos, deixam nossas ruas menos quentes e sim, são lindas de se ver. Pena que por aqui não tem o outono de verdade quando as folhas ficam amarelinhas. Aqui onde moro, temos sol o ano todo, um alívio bem vindo é a estação das chuvas que começa agora depois do verão, costumo dizer que as quatro estações daqui são quentura, calor, verão e mormaço...😄 e este ano o calor está como nunca! Costumo reparar muito nas árvores floridas, como os ipês, as acácias e os flamboyants. Beijos! ♪(´▽`)

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, estou tentando comentar aqui, mas perco o fôlego de tanta emoção que você me faz sentir. Você tem o dom de escrever lindamente e desde mocinha, eu, leitora apaixonada, como a Jô do romance de Louise May Alcott, "Mulherzinhas", marcou profundamente minha alma, assistindo também todas as versões em filmes, fico aqui apaixonada pela sua forma e me vejo como vc, penso como vc. Também tenho dois ciprestes italianos, altíssimos no meu jardim e eu os amo demais e chorei quando um, pegou um fungo e finalmente teve que ser retirado. Só restaram dois. Com a rapidez que acontecem as reviravoltas climáticas, fica cada vez mais difícil perceber as mudanças como eu as percebias quando aqui finquei minhas raízes. Onde estãos as borboletas? As cigarras, os sapos grandões, as corujas, as lesmas, os lindos pirilampos que voavam bailando felizes nos terrenos ao redor da minha casa que apareciam, cada uma nas transições das estações. Viu, ando engolindo letras, demais e acabo ficando envergonhada e terei que mudarar a maneira de como me exponho. Amo tanto aqui! Linda semana para ti!

    ResponderExcluir
  6. Com o tempo perceberá que a natureza anda baralhada
    e confunde-nos com sinais antecipados...
    Cair folhas no Carnaval?!...
    Nós andamos com máximas incríveis e as mínimas são
    as máximas de recentes anos anteriores... Assusta!
    Vai gostar do meu novo ´post', com poesia de intervenção.
    Uma semana de verão leve e fresca... Abraços
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana, beleza de tema, esse! Eu gosto de todas as estações, sendo a minha preferida, a primavera.
    Gosto mais das estações intermediárias, o clima não machuca. O inverno aqui no sul é bom, gosto de chuva,
    mas não gosto de vento com frio. O verão este ano aqui está de matar. Gosto mais da primavera e do outono.
    Porém, na verdade a natureza é sábia, as mudanças de estações são necessárias, e para mim, quando estou
    começando a enjoar, vem a outra! Estou esperando o outono... cansei do calor. Minha rua é muito arborizada,
    parque na frente, outro muito perto, com muitas árvores. Sou fã da natureza, adoro flores em vasos ou nos
    jardins. Jamais em vasos para durar 3 dias. Estou esperando o calendário dar o ar de sua graça!
    Beijinho, Ana, uma boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Uma bonita postagem com fotos muito belas.
    Deixo votos de uma boa semana.
    Beijo
    :)

    ResponderExcluir
  9. Querida Ana Paula,
    Eu acredito que todas as estações do ano tenham o seu charme e as suas características específicas, mas a chegada do outono é talvez uma das mais perceptíveis justamente pela queda das folhas e flores, as árvores ficam "nuas" para na primavera renascerem lindas e exuberantes. A natureza é maravilhosa, gosto muito de plantas, árvores e flores.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Paula
    A chegada do outono é uma maravilha
    Eu amo cada estação
    Cada estação pra mim tem cheiro do céu
    Pois me lembra o Criador que criou tudo por amor...
    A minha estação preferida é o inverno, amo o frio.
    Abraços e bom fds.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo relato!!! Amo o outono, mas tenho que refletir mais sobre as folhas. Gosto de vê-las caindo, mas quando a limpá-las. Tenho treinado a paciência. Acho que a partir de agora lembrarei sempre desse teu relato quando olhar uma folhinha caída em meu quintal!

    Um abraço e boa semana, minha querida!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana, como vão as coisas desse lado de cá?
    Então... as leis da natureza são completamente diferentes das leis dos homens;
    acompanhei o carnaval de meia nos pés k, é o outono chegando devagarinho e
    anunciando que o frio vai ser de lascar aqui no RS; ou "de renguear o cusco" provérbio gaúcho, k.
    O universo é uma verdadeira sincronia sim, chegas-tes lá na casa pela sincronia...
    Agradeço a visita lá na casa. Os posts por lá são publicados uma unica vez todo o dia primeiro
    de cada mês; mas quando dá, ando pela web, colhendo flores.
    Boa entrada de mês de março para ti e para os teus.
    janicce.

    ResponderExcluir
  13. Passei para verificar se havia novidades...
    Desejo que se encontre bem. Abraço
    ~~~

    ResponderExcluir