quinta-feira, 9 de abril de 2015

Livros para a Mell

Oficialmente começa amanhã a revoada de livros por aí, o bookcrossing blogueiro.
Há várias maneiras de libertar um livro: esquecendo-o no banco de um ônibus, numa praça, entregando para alguém em mãos, enviando pelo correio e tantas outras que vamos descobrir quando a Luma organizar os participantes ( trarei o link aqui para o blog ).
As crianças aqui em casa separaram dois títulos infantis que eu sugeri deixar com o recadinho: "Este não é um livro perdido, é para você! Leia-o e depois liberte, esqueça-o por aí também!" na brinquedoteca que tem aqui no prédio e que é para criamças até 5 anos.
Minha ideia foi veementemente reprovada.
Meus filhos alegaram que as crianças que moram aqui no prédio têm condições de comprar.
O que é fato. Mas expliquei-lhes que esse movimento não liga para dinheiro, cor da pele, cabelo liso ou encarinholado e que na verdade seria bom para os que podem comprar porque ficaria como um exemplo a ser seguido e quem sabe eles também começassem a libertar livros dessa maneira. Como não arranquei sorrisos com minha explanação, resolvi procurar outro jeito para os livros.
E foi na internet que achei.
Uma garotinha de 7 anos quer montar uma biblioteca no interior de Alagoas, na garagem do sítio do avô.
Bem, ela também não precisa dos nossos livros...
A velocidade e o alcance da internet é tão gigantesco, que ao que me pareceu, ela está arrecadando muitos livros.
Só que eu gostei da ideia; tomara se propague. 
As crianças também gostaram e então eu entrei em contato com o tio dela e os livros já estão seguindo pelos correios.
A história da garota está aqui.
Ela também tem um perfil no instagram @bibliotecadamell e também no facebook com o mesmo nome.
As redes sociais, nunca esqueçam de incluir aí os blogs, podem fazer boas coisas.
Já conhecíamos o exemplo da Carol e a Biblioteca Ler é Bom.
Agora vamos torcer para o sonho da Mell se tornar uma agradável realidade!
Boa viagem livros queridos!



A Paula, do blog Poesia do Bem, hoje fez uma linda postagem falando de sua mãe e o exemplo e determinação dela para disseminar o amor pela leitura nos pequenos. 
Ela também aceita doações de livros infantis. Clica aqui para conhecer!

7 comentários:

  1. Que legal e tive que rir que foste reprovada nas tuas intenções pelas crianças,rs...
    Tomara a Mell tenha sorte e realize seu sonho! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Eu vi e tomara ela realize o sonho. Na nossa escola precisamos tanto de ajuda, mas sempre com boa fé, um pouco de boa vontade e alguns livros a gente transforma o mundo né? vem ver nossa ideia na escola para enfeitiçar as crianças, me ajude divulgar. Minha mãe logo faz 70 anos e com certeza terá a aposentadoria compulsória, ams tem hoje quase 50 anos dedicados á educação de nosos município, pena que não valorizem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia a as dicas! Que livros lindos você escolheu...
    Vou visitar o site da Paula e enviar alguns livros também.
    Bom final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal sua participação! Vou colocar na lista de participantes.

    Parabéns e obrigada pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da iniciativa da Mell.
    Há três anos Pedrinho participa Bookcrossing Blogueiro Kids!
    Vou perguntar se esse ano ele quer enviar alguns livros para a biblioteca da Mell.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana Paula!
    Oficialmente o BookCrossing Blogueiro só começa no dia 16, mas nada impede das pessoas participarem antes. O que eu fico muito feliz pois apenas reflete a vontade de participarem.
    Seus filhos são antenados, heim? Que bela iniciativa dessa menina! Certamente ela é cercada de adultos que a incentivaram com a leitura. Quando vejo sementinhas como essa, as minhas esperanças se renovam.
    Super feliz com a participação da sua família!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Paula! Eu gostei da sua ideia e da ideia da Mell. Parabéns para você e boa sorte para a Mell. Minha filha e eu lemos "Lino", lindo demais! Beijo! Renata

    http://www.mariarosasonhos.com/2015/04/libertando-livros-6.html

    ResponderExcluir