quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Dia da árvore

 


Dia da árvore? A minha interrogação é minha indignação.

Vocês humanos precisaram criar um dia dedicado a nós, as árvores?

Não conseguem sentir, não podem ver, que estamos entrelaçados, interligados, conectados dia e noite, em todos os momentos?

O picolé de frutas que te refresca nestes dias tão quentes.

A água de côco geladinha na praia.

Balanços. Vocês deixaram de fazer balanços em nossos galhos?

Refrescar-se à sombra que ofertamos.

Teus móveis de madeira. Teus livros de papel.

Ah, eu poderia ficar horas falando de tudo que eu e minhas irmãs oferecemos.

Gentilmente, sem distinção. Os bons e os maus desfrutam de nossa sombra, de nossos frutos.

Restos de entulho são descartados em nossas raízes. Balões, vejam só que vergonha, vocês ainda soltam balões que são capazes de destruir uma floresta inteira.

A ganância de destrói impiedosamente sem querer olhar o enorme impacto, o desequilíbrio  que estão causando na natureza.

Que você humano se encante com nossas flores transbordando a primavera.

Que esse encanto seja tanto, seja tão imenso que você, humano sinta o desejo de nos cuidar, de nos preservar, de perseverar conosco.

Somos gratas por esse dia de consciência, de espalhar sementes, plantar mudas. Queremos ainda mais: semear, plantar, cuidar, preservar, fazer crescer.

Um feliz dia da árvore não é para nós. É para vocês queridos humanos que precisam tanto de nós, as árvores.


* queridos amigos do blog, estarei uns dias ausente daqui para estar presente com o mar! Volto logo!

8 comentários:

  1. Bom dia de paz, querida amiga Ana Paula!
    Fiz uma referência no insta também.
    Amo as árvores, a natureza é bela.
    Pelos inúmeros benefícios delas, são nossas amigas indispensáveis.
    Tenha um bom passeio abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito linda tua homenagem e verdadeiro o desabado da árvore com o tratamento recebido pelos humanos...Que acordem enquanto tempo é! Bom descanso no mar!!! Coisa boa!

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Uma bela homenagem às arvores que tantos nos dão e pouco recebem com gratidão.
    A questão dos balões é uma vergonha Ana.
    Bom descanso diante do gigante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. A natureza é linda e me perco fotografando árvores e as centenárias me encantam
    _ são maravilhosas e ainda dando sombra e tudo o que você citou no seu oportuno texto.
    Adoro cidades arborizadas, é o que logo observo quando viajo .Aqui na minha avenida temos
    inúmeras e todos verdinhas e floridas. Que a vida ensine a quem ainda não sabe o valor delas
    e nossas crianças na escola estejam sendo preparadas para melhor cuidá-las.
    Um abraço ,bom descanso e Te esperamos !

    ResponderExcluir
  5. Enquanto você vai para o mar, eu fico aqui me deliciando nessa conversa com esta árvore
    que diz tudo o que deve e o que sente. E coberta de razão, pois nós somos os destruidores
    de sua 'espécie', e quem sabe um dia não ficaremos sem elas?
    Aí, Ana Paula, vamos todos ver o que é 'bom pra tosse'...
    Até hoje não entendemos nada sobre o que é preservar o meio ambiente, a flora, a fauna.
    Boa pausa pra você!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  6. O respeito pela natureza pressupõe o respeito do ser humano por si próprio.
    Ao apelar ao respeito pela natureza o ser humano chama a atenção para outro ser humano, que se descuidou no respeito devido à natureza.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana. Perdão pelo sumiço, mas ando trabalhando demais para o meu tamanho, e ando um cadiquim cansado. To quase fazendo igual a você, só que ao invés do mar, quero é me esconder no mato, numa chácara, que eu amo. E veja só, chácara, natureza, áááááárvores. Menina, assino junto com você essa tua crônica. O tal humano ainda não aprendeu que sem árvores, sem mato, sem natureza, não existe vida nenhuma. Nem vou me alongar, porque senão, meu comentário fica maior que o texto. Dia da árvore? Dia da árvore é todo dia. Aliás, deixa te contar. Tenho um pé de mimosa (não ria, é assim que chamamos mexerica aqui em Curitiba) no meu quintal, e uma determinada sabiá resolveu fazer um ninho nos galhos. O detalhe é que esse ninho está a apenas uns 20 cms acima da minha cabeça. Tenho 1,75 m de altura, então o ninho não está acima de 2 m de altura. E já tem 3 ovos. Meu Farofa se foi, mas vou ter, pelo menos, mais 3 habitantes em meu quintal.
    Linda semana pra ti e família, menina. E volta logo, que você faz falta. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  8. Que legal esse texto, essa fala da árvore!

    ResponderExcluir