Setembro me parece ser o mês do alento e esperanças - isso para nós aqui lo lado de baixo - porque acena-se para uma despedida do tempo frio e a chegada alegre da primavera.
Hoje, dia 1˚ de setembro é o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Inicia-se hoje e segue até o dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Fica claro que é uma celebração católica, sob a batuta do Papa Francisco. Porém com uma adição preciosa: é o início de uma celebração ecumênica do Tempo da Criação.
Ecumênica - que congrega pessoas de diferentes credos e ideologias.
É um início bonito, para setembro, para o Tempo da Criação, mas para além disso, é necessário olharmos de maneira atenta para nossa casa comum, o planeta que habitamos.
Podemos ter nossas preferências políticas, religiosas, mas penso que devemos ter em comum o ar que respiramos.
Sim, oxigênio mesmo, nossa respiração que nos mantém vivos, o ar que entra pelas nossas narinas, nossa inspiração, nariz, pulmões. Isso nos é comum. Precisamos respirar para viver. Então para além de nossas diferenças, que seja essa consciência de vida o que nos una para esse olhar mais amplo pela natureza, pelo planeta, pela criação.
Quem é de oração, dobre os joelhos e una as mãos, quem vai pelo caminho da ação, direto, mão na massa, ou indireto apoiando quem faça. Os caminhos são vários e diversos. Precisamos de oração, de força espiritual, precisamos de ação, de coragem, de políticas também que tenham foco no cuidar, que se encontre a equação adequada entre produção-consumo-cuidado com o planeta.
O impacto entre saúde e natureza é notável, é de importância relevante.
Gostamos de estar em meio à natureza, nos faz bem, nos faz revigorados.
Que o nosso setembro nos traga além das flores primaveris, o florescimento de um olhar ecológico, de um olhar para a Natureza.
Que não tenhamos medo do ar que respiramos.
"Nosso senso de encantamento não é apenas por grandes coisas; o sublime não está escondido em paisagens distantes. O inspirador, o numinoso, está ao nosso redor, o tempo todo. É transformado pela nossa atenção deliberada"
Katherine May
Bom dia de setembro, querida amiga Ana Paula!
ResponderExcluirUma das confraternizações do blog de Espiritualidade foi O Numinoso em mim.
A natureza é um grande presente a todos os habitantes do universo.
Pena que, assim como os presentes materiais, não se deu indevido valor
O papa Francisco é num homem antenado e vamos, ecumenicamente, juntar nossas mãos e clamar pela Misericórdia do Alto e atentar para o que estiver a nosso alcance para tentar minimizar os estragos com a natureza.
Pista muito belo.
Tenha dias de setembro abençoados!
Beijinhos
Maravilhoso teu texto e que saibamos olhar, ver, perceber ecumenicamente tudo da crianção com respeito e atenção! Linda foto! Que tão lindo assim seja SETEMBRO pra cada um de nós!
ResponderExcluirbeijos praiaanos, chica
Oi Ana
ResponderExcluirGosto do mês de setembro_ e como diz é sim um alento.
Gosto de obeservar as mudanças de estação, apesar de atualmente não ser mais
tão visível, mas Setembro é a primavera e as manhãs são claras e os jardins transbordam flores.
Que a data seja um incentivo para darmos as mãos e juntos cuidarmos do nosso planeta.
Bom setembro, Ana , e abraços.
Oi, Ana.
ResponderExcluirQue linda a foto anexada à postagem!
Pra mim, em setembro começa sempre uma época de renovação, que dura mais ou menos até dezembro ou janeiro do ano seguinte. Até o ar que respiramos parece que é renovado e fresco. 🙂 Feliz setembro! 🌸🌻🌼🍃💐🎈🎈🎈
~Cartas da Gleize. 💌💕
Lindo e importante texto. Alertar para o cuidado com o nosso planeta que está sendo tão maltratado e as conseguências estão sendo desastrosas. Vou compartilhar pelo face, já que vc tem esta opção. Anraços.
ResponderExcluirOi Ana Paula.
ResponderExcluirEstou visitando suas postagens aos poucos.
Gosto de ler seu blog.
Hoje que estou chegando nas suas postagens do mês de setembro.
Legal você falar sobre o "Tempo da Criação aqui".
Abraço.