terça-feira, 12 de setembro de 2023

Um texto da inteligência artificial

Nosso filho Bernardo está passando uns dias aqui conosco, e entre ovos mexidos, café e conversas, ele me disse que estava com a ferramenta de inteligência artificial no computador.

Eu quero! , já fui logo pedindo com euforia.

Logo que começou a possibilidade desse uso, eu fiz uma tentativa, mas a reposta foi que estava "lotado" eu que pegasse a fila e aguardasse um e-mail.

Nunca chegou esse e-mail e eu deixei de lado essa curiosidade.

Então a possibilidade se abria ali bem diante de mim e eu já sabia o que iria pedir.

Bênção. Pedi a meu filho que desse os comandos para um texto sobre bênçãos.

Leia abaixo o resultado e depois voltamos a conversar.


A Benção: Uma Força Transformadora


Ao longo das eras, em diferentes culturas e tradições, a benção tem sido um gesto poderoso de amor, proteção e boa vontade. Trata-se de um ato simples, mas que carrega em si uma energia profunda e uma intenção pura. No mundo agitado de hoje, parar por um momento para abençoar alguém ou algo pode parecer um pequeno gesto, mas tem o poder de criar ondas de positividade.

A Origem da Benção

A palavra "benção" vem do latim "benedictio", que significa "falar bem" ou "louvar". Historicamente, as bênçãos eram vistas como um meio de invocar a proteção divina sobre uma pessoa, lugar ou objeto. Em muitas tradições, acredita-se que a benção tem o poder de purificar, curar e proteger.

O Poder da Intenção

Quando abençoamos alguém, estamos enviando energias positivas, amor e luz para essa pessoa. Essa intenção pura e amorosa tem o poder de transformar, curar e inspirar. Mesmo que não estejamos cientes dos efeitos imediatos de nossa benção, a energia que emanamos tem um impacto profundo no universo e nas vidas daqueles que tocamos.

A Benção no Dia a Dia

Não é apenas nas grandes ocasiões que uma benção pode ser oferecida. Cada momento é uma oportunidade para abençoar e ser abençoado. Seja ao sair de casa pela manhã, ao encontrar um amigo ou até mesmo ao preparar uma refeição, cada gesto pode ser impregnado com a intenção de benção.

Como Abençoar?

A benção não requer rituais complexos ou palavras específicas. O mais importante é a sinceridade do coração. Pode-se simplesmente colocar a mão sobre o coração, fechar os olhos e enviar amor, luz e energia positiva. Algumas pessoas optam por usar palavras específicas que ressoam com elas, enquanto outras preferem o silêncio e a intenção pura.

Conclusão

Em um mundo que, por vezes, pode parecer desafiador e tumultuado, a benção emerge como uma ferramenta poderosa para trazer luz, amor e harmonia. Seja abençoando nossos entes queridos, estranhos ou até mesmo a nós mesmos, cada benção é um passo em direção a um mundo mais amoroso e pacífico. Que possamos reconhecer o poder da benção e usá-lo sabiamente para tocar e transformar as vidas ao nosso redor.

Escrito por ChatGPT


Eu estou encantada com esse texto! Simplesmente adorei.

Tenho acompanho muitas conversas sobre o uso dessa ferramenta na escrita e é claro que não é nada ético alguém colocar seu nome num texto que não escreveu. Só que vamos ver muito disso ainda...

Para muitos estudiosos do tema de inteligências artificiais, o próprio nome "inteligência" é um equívoco. 


Segundo o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, não há nada que se compare a um cérebro humano em termos de processamento e é impossível reproduzi-lo através da lógica digital. Ele pontua que a inteligência artificial é a aplicação de métodos estatísticos, análise multivariada, redes neurais, para basicamente minerar grandes bancos de dados e extrair correlações, projeções e estimativas de futuro. Assim, nenhum sistema digital é capaz de inovar e de criar, limitando-se a compilar tudo o que é produzido pela mente humana e gerar um relatório bem convincente.


O texto sobre bênção só foi possível porque a Inteligência Artificial foi alimentada por seres humanos que já pensaram a respeito de bênçãos, que já abençoaram pessoas, lugares, animais.


Esse texto me surpreendeu porque ele acena para um lado bom e positivo dessas ferramentas. Temos seres humanos bons e éticos que vão alimentar esses sistemas digitais e claro, o outro lado, o sombrio também estará lá.


Agora me conte: você achou o texto escrito pela inteligência artificial coerente, que consegue transmitir a mensagem esperada? 

Estou curiosa para saber a sua opinião!


9 comentários:

  1. Um texto lindo que muito elogio por ter gostado de ler. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Bom.dia de paz, querida amiga Ana Paula!
    No aniversário de 14 anos do blog mãe, em agosto, eu falei de benção e de abençoar pois toda bênção é revestida em Graça divina.
    Em alguns olhos humanos, é "brega" abençoar e desejar bênçãos...
    Eu não ligo e sigo abençoando desde que comecei a blogar.
    Sou revestida pela Graça Diviva e ainda abençoo aos amigos com fé.
    Ou seja, é um intercâmbio de forças positivas.
    Dá-se e se recebe.
    Só uso a IA para formatar capas dos meus livros e nada mais.
    Gosto de escrever do meu jeito.
    Entretanto, gostei do texto e a conclusão está muito bem colocada.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos



    ResponderExcluir
  3. Que bom estás com o Bernardo, curtindo por aí contigo! E quanto ao texto, muito lindo e as bênçãos são muito legais.Gosto e sinto a força das palavras quando alguém nos abençoa e ainda mais quando acomntece de repente, sem esperarmos. Já aconteceu de uma pessoa desconhecida passar por mim e me abençoa, do nada...Foi forte e lindo o que senti!

    Tomara não apareçao os vivaldinos ,até nas escolas, usando a IA para fazer trabalhos e redações...Pobres professores!!!

    Gostei de te ler!

    beijos praianos e curtam bastante aí, de preferência com a inteligência natural,rs! chica

    ResponderExcluir
  4. Hello!
    Really great post. This text is really wonderful and I also like it very much! Great written :)
    Greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  5. Parece que estou em uma aula, falando da semântica dentro da internet e seus convíveres. Isso foi em 2008, e eu esta no curso de publicidade. Veja quanto tempo faz que já convivo com isso, Ana. São estatísticas, analisadas e aplicadas, para aumentar frequências. Frequências? Sim, frequências. Frequências de vendas, de visitações em sites, entre outras.
    A IA não cria nada, ela só se apropria. Em determinado ponto de seu texto, você cita que "...a inteligência artificial é a aplicação de métodos estatísticos, análise multivariada, redes neurais, para basicamente minerar grandes bancos de dados e extrair correlações, projeções e estimativas de futuro. Assim, nenhum sistema digital é capaz de inovar e de criar, limitando-se a compilar tudo o que é produzido pela mente humana e gerar um relatório bem convincente.". Isso é a inteligência artificial, um belo plagiador. Mas, ela está aí, e teremos que nos acostumar, pois criar, ela não cria nada, mas para fuçar, fazer estatísticas, é uma maravilha. Já quanto ao texto, só tenho uma coisa a dizer: que Deus abençoe a você e sua família.

    Marcio

    ResponderExcluir
  6. É sempre uma alegria quando os filhos nos visitam, não é?
    Me sinto em paz quando o pastor, no final do culto, concede a sua benção, Ana Paula.
    Interessante a sua postagem.
    Gostei imenso.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  7. Eu também amei sua postagem e lembrei-me que quando menina eu pedia a bênção aos mais velhos e eu ficava em paz! Depois, veio Freud e tudo mudou! Eu amo as bênçãos e abençoo muito! Aliás, Deus lhe abençõe! A bênção que amo é esta:A bênção sacerdotal está registrada em Números 6:24-26, e consiste na seguinte fórmula: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Também fiquei encantada.
    Tenho muita esperança que a IA resolva problemas de paz e guerra,
    e grandes problemas da humanidade: fome, saúde, economia,
    migrações, democracia, ambiente, proteção do planeta e tantos que
    o homem não consegue resolver...
    Penso que vai gostar do meu novo poema...
    Dias felizes. Beijo
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana.
    Que legal.

    Eu também conheci essa ferramenta nesse ano.
    Lidando no meio de adolescentes, fico sempre atenta ao que eles estão falando e fazendo e não perco a oportunidade de aprender com eles.

    Quando aprendia a usar o Chat GPT eu pedia receitas.
    Ele me enviava receitas. Aí eu pedia alguma modificação naquela receita... e, assim eu ia conversando com essa ferramenta.

    Às vezes eu uso para ter ideias para alguns trabalhos e tal.

    Nos últimos dias, temos visto a IA de imagens. Você escreve as caracteristicas de uma imagem, de uma cena, de um ser humano e o programa faz o desenho ou a ilustração pra você.

    Eu fiz uma ilustração minha e do Luís, usando a IA de imagens.

    Abraço.

    ResponderExcluir