domingo, 19 de novembro de 2023

Banho de floresta

 Escrevo no final da tarde de um domingo. Não um domingo qualquer. Esse é o domingo após os dias e noites de calor mais intenso ( até agora ) que certamente foi sentido por uma boa parte do nosso país.

Uma chuva constante cai desde o início da tarde e as temperaturas agora estão amenas.

Faz algum tempo desde a minha última publicação. Eu estava imersa em uma leitura, queria finalizar o livro pois tenho vários que parecem estar encalhados, então realmente me dediquei. Cada espacinho de tempo livre eu usei para avançar as páginas e deu certo! Leitura concluída!

Por coincidência, ou sincronicidade, que é palavra mais bonita, havia um capítulo no livro que tratava do clima, do ambiente externo. O título: "Saia de casa ( e mexa o corpo ).

Fiz algumas anotações que achei interessante.

- Professor Trevor Harley é psicometeorologista.

Nunca tinha ouvido falar nessa especialidade que trabalha com a interseção de psicologia e clima.

Mas, pensando melhor agora enquanto escrevo, isso não chega a ser uma novidade. Nesses dias de temperaturas extremadas, a gente encontra alguém na rua, no elevador e vai papeando " nossa, que calorão hein? não dá ânimo para nada". É a nossa versão popular para a tal psicometeorologia!


Algumas descobertas dessa área de estudo:

A baixa no humor tem relação com a temperatura e o vento.

Em dias ensolarados somos mais simpáticos uns com os outros. Até as gorjetas são mais generosas em dias de sol.

No entanto não gostamos de calor nem do suor excessivos.


Em seguida a essas descobertas relacionadas com o clima e nosso humor, o assunto foi o banho de floresta.

Eu já tinha esbarrado de maneira muito superficial nesse "banho de floresta", mas agora compreendi um pouquinho melhor. O bom mesmo seria poder fazer um!

Shinrin-yoku é a palavra japonesa para definir esse conceito, essa prática que lá no Japão é levada muito a sério. 

Há uma teoria que diz que as árvores emitem substâncias chamadas fitoncidas que são semelhantes a óleos essenciais. Inaladas por nós, as fitoncidas despertam mudanças em nossos corpos. Observou-se redução da pressão arterial, redução do stress, aumento da imunidade e ainda nos torna mais resilientes. Viva as árvores, as áreas verdes, os bosques e florestas!

Na falta de uma floresta por perto para chamar de sua, o livro segue exaltando os benefícios ( que qualquer pessoa sabe, nem precisava de pesquisas! ) do mar.

Um psicólogo ambiental - e eu também não sabia que existia essa especialidade - nos diz que "muitos processos são exatamente iguais aos obtidos nas áreas verdes, com benefícios adicionais". Ele, o dr Mathew White refere-se ao mar.

Não é de hoje que reconhecemos a influência do mar quando precisamos nos recuperar ou recarregar as baterias. A simples visão da água exerce um efeito psicológico restaurador.

Eu, que não estou nem perto do mar e nem de uma floresta ou boa área verde ( estou sim numa selva de concreto ), tenho que me valer das escapadelas que damos vez por outra. Mar, fragmentos de mata atlântica, ou mesmo um lindo vaso de flores dentro de casa já ajuda!

Você sente os efeitos do clima no seu humor? Dorme melhor após uma caminhada a beira mar? Fiquei curiosa!

Deixo algumas fotografias do meu banho de floresta em terras cariocas e o desejo de um bom início de semana!


















6 comentários:

  1. Boa noite de domingo, querida amiga Ana Paula!
    Estamos em sintonia quanto ao tema por você postado hoje de uma certa forma.
    No meu blog Idade Espiritual, nossos amigos em comum fizeram colocações várias e belas do poder da natureza como um todo em nossas vidas.
    Quanto às suas perguntas, vamos lá:
    Durmo muito melhor após minhas caminhadas à beira-mar. São restauradoras.
    No excessivo calor, eu fico lenta, quieta me ponho e até me deito para ler, escrever, ver televisão...
    Gostei das suas fotos e só em olhar já melhora o clima interior até.
    Viva o Verde!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos do Tio de Janeiro Janeiro resultou em presente para nós com seus textos sempre com algumas curiosidade. Este livro realmente deve ser bom. O clima influi na nossa saúde e um local com árvores e com o mar no humor. Este calorão nos dá desânimo. Agora um pouco mais fresco. Boa noite de descanso.

    ResponderExcluir
  3. Um bom fim de noite Ana.
    De uma boa leitura uma maravilhosa partilha com estas reflexões e experiencias das influencias climáticas.
    Também nunca tinha lido sobre esta especialidade, mas faz sentido as afirmações. Um banho de floresta, de verde por certo faz um bem ao nosso humor, bem como estar junto ao mar com tudo que o envolve.
    Belas fotografias com detalhes fantásticos.
    Grato pela partilha.
    Abraços e feliz semana leve e alegre.

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula, essas tuas leituras estão dando belos posts por aqui!
    E que fotos maravilhosas! Adorei o banho de floresta carioca!
    Tenho certeza da influência do clima e tempo lá fora em nosso humor. Aqui desde que volotamos, quase só chuva e ou cinzas. E claro, isso faz um mal danado. Nem me reconheço nesses dias. E ontem finalmente, uma trégua...Fomos ao sol em meio às flores. Aproveitar enquanto dure pois já previstos mais chuvas e alagamentos.. Por isso, saber viver o momento.. Desejo uma linda semana, cheia de verdes ,sol, natureza, nem que só na imaginação!


    beijos, chica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana, Banho de Floresta, achei ótima essa denominação! Clima e imagens,
    lugares lindos influenciam, sim, nosso humor. Dependemos do humor uns dos
    outros para as coisas não saírem dos trilhos. Se pegamos alguém mal humorado pela frente,
    a nossa atitude não será a mesma do que quando pegamos alguém no sufoco do temperamento.
    E assim é para tudo, passear na beira da praia nos dá a paz que precisamos, passear num centro meio louco,
    dá vontade de brigar com meio mundo! Descarregar!!! rsss
    Linda crônica!
    As fotos são belíssimas e a vontade de ficar um pouco com a natureza... bateu por aqui.
    Uma linda semana,
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Que lindas fotos, nossa, amei demais ler aqui, Ana Paula, seu nome diz muito de você, sei bem como é, minha mãe se chamava Ana, ela está no mundo espiritual já faz 33 anos!
    A natureza tem um poder sobre nós que nem todos sentem, que bom saber de sua sensitividade em relação a isso, adoro a natureza e somente ela me dá imensa paz!
    Fotos lindas, moro no centro de Sao Paulo, mas adoro poder dar umas fugas em direções onde a natureza impera!
    Amei ler e ver essas maravilhas por aqui!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir