sábado, 11 de novembro de 2023

Nós no Copacabana Palace!

 Vocês se lembram da nossa viagem ao Rio de Janeiro?

Tem mais causos daqueles dias ensolarados de outubro!

Pois bem, cada vez que marido sonhava em voz alta sobre passarmos uns dias na cidade maravilhosa, ele sonhava alto mesmo: " E se a gente ficasse no Copacabana Palace, de frente para o mar? "

Eu respondia com um apenas "ah sim" e lá ia ele pesquisar os preços.

- Não é possível... que será que tem nesse trem* para custar tão caro assim?

*marido é mineiro e fala bastante trem que significa muitas coisas, aliás só mineiro mesmo para entender desse trem.

Eu tentava consolar marido dizendo que o preço caro devia ser por conta da roupa de cama. "Devem ser tantos fios egípcios nos lençóis e fronhas que a gente não faz ideia".

- Não, não. Não justifica.

- A carta de travesseiros. 

- Tem isso é? Que trem é esse que nunca ouvi falar?

- Várias opções de travesseiros para você escolher. Alto, baixo, para quem dorme de lado, de costas, macio, anti-stress, por aí vai.

Nada do que eu imaginava e falava, aquietava a indignação do meu marido, então resolvi pesquisar na internet.

E vai daqui e dali, muitas páginas depois, cheguei a uma "influencer das viagens" que ficou hospedada lá e mostrava em fotos sua suíte, os detalhes, o glamour. Já quase para o final da postagem dela, estava algo que fez meus olhos brilharem. Dizia mais ou menos assim: " você sabia que mesmo não estando hospedado no Copacabana Palace, você pode tomar o café da manhã ao redor da piscina, tomar um capuccino à tarde ou mesmo comer uma pizza no restaurante do Copa?"

Eu ouvi pizza?!

Segui os links que ela disponibilizou; num outro dia esperei meu marido sair para trabalhar e telefonei para averiguar se era verdade mesmo todo aquele trem!

Era perfeito! Cabia no nosso orçamento, claro teríamos que ser cautelosos e foi assim que pisamos no Copacabana Palace!



Eu tinha ficado um pouco pensativa pois eu não tenho bolsa à altura de um Copacabana, essas bolsas que custam o valor de um carro. Resolvi o impasse: pedi para marido colocar meu documento no bolso da calça dele e segui feliz sem bolsa!


Ficamos à beira da piscina, tinha música boa e após nos acomodar, o garçom nos trouxe a carta de vinhos.
Passear os olhos por ali foi uma experiência incrível já que eu não entendo nada de vinhos e também não bebo, assim como marido.

-  Onze mil reais uma garrafa de vinho? Olha esse aqui então de trinta e dois mil - falávamos baixinho.

Uma água com gás foi nosso pedido.

Então veio o cardápio das comidas. Aí eu me desesperei. Cadê as pizzas?

Falei serena para o garçom -  a gente veio para provar a pizza de vocês!

Rapidamente ele nos trouxe outro cardápio e escolhemos nossa pizza.


Estava deliciosa! E queríamos fechar nosso jantar especial com sobremesa. Pedimos sorvete. Era tão caro que imaginamos algo de extraordinário tamanho. Tipo uma pirâmide de sorvete.

Primeiro chegaram as colheres de sobremesa.
Olhamos silenciosos e discretos, até que marido exclamou - mas tá parecendo a colher do papai!

Foi só risada! Para o padrão Copacabana e o preço daquele sorvete, a colher de sobremesa deixava a desejar.

Estavam gastas, mas tão gastas, tão surradas as coitadas ( que pena que eu me pus a rir e esqueci de fotografar! ) que o único jeito foi imaginar por quantas bocas famosas as colheres já passaram. Frank Sinatra? Pelé?

E então chegou nosso enoooorme sorvete.
Que decepção...


Marido tentou amenizar a situação -todo aquele preço por uma bolinha assim, meio derretida de sorvete? Ah mas deve ser um sabor assim indescritível.

Nada disso, sabor totalmente descritível: parecia sorvete ali da esquina, do mercado mesmo.

Conta paga, atendimento gentil, pizza maravilhosa, sorvete deplorável, música boa, mas eu queria um tantinho a mais. Perguntei ao garçom se era permitido subir ao terraço, ao que ele foi afirmativamente nos mostrando o caminho.

Estávamos sozinhos ali. Disse para marido sorrir e relaxar!




Foi muito divertido estar ali naquele mundo que não do qual não faço parte.

À medida que a noite avançava todo aquele espaço ficou lotado. Sotaques variados, vestimentas glamurosas , bebidas, comidas. Então me lembrei de algo que um amigo me disse certa vez.

"Quando você estiver num ambiente assim de muita riqueza material, deseje com força, com todo o seu coração que, aquelas pessoas ali tenham o coração tocado, amaciado, que elas façam grandes doações, criem projetos incríveis que torne a vida dos não favorecidos, melhor; que elas sejam generosas com seus funcionários e que elas descubram que no fundo, no fundo, aquela felicidade ali daquele lugar não é a real felicidade. Que elas nunca fechem os olhos para as desigualdades, e a gente segue fazendo o nosso possível, nossos pequenos e simples gestos".

Eu achei tão bonito, tão profundo isso que ele falou que foi inevitável não desejar que se torne realidade. 













6 comentários:

  1. Tive que rir contigo aqui...
    Essas frescuradas todas são de matar e quanto mais fru-frus, menos comidas e pratos que saciem...
    Pra mim e Kiko, acrescentaria mais um defeito.Essa pizza é muito grossa. Gostamos das fininhas,rs...
    E eu teria ido com minha bolsinha mesmo...Ninguém na certa, me daria outra,rs...

    Adorei a aventura de chiquetodsos por lá!

    Valeu pra ver que é tudo "finto" como dizem os italianos... Farsas e fingimentos....

    Mas valeu, nem que apenas para as fotos! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito cômico, mas confirma o quanto o dinheiro é desvalorizado pelo glamour. Mas valeu o sonho de vocês realizados e o prazer de ler suas sinceras impressões. A desigualdade provavelmente não será pensada nestes momentos pelos poderosos do capital, infelizmente... As fotos são belos marcos. Grata pela partilha destes momentos do casal. Bjsss Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de sábado, querida amiga Ana Paula!
    Não fui ainda ao Copacabana Palace e só mesmo o terraço me interessaria pelo eu narrou aqui.
    A pizza eu gostaria sim. O sorvete talvez dispensasse.
    Mas o que foi bom mesmo foi o humor de vocês ante tanta decepção e a foto do casal está linda e cúmplice.
    Ah! Na certa, teria que passar na casa da nora no RJ e pegar uma bolsinha mais á altura, rs...
    Gostei muito de tomar ciência da sua nova aventura.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrsrs achei ótima tua crônica humoradíssima! Um mundo de 'faz de conta' que
    não faz a minha cabeça e nem parte do meu mundo. Nem em sonhos.
    Só faltou você dizer a diária!
    Olha... aquela bolinha de sorvete não fez a minha cabeça, e a pizza...não sei não, Ana!
    Mas valeu ver você e seu marido, e os preparativos para tal aventura!
    Ótimo, sempre saio sorrindo daqui, ou comovida, depende do tema escolhido.
    Um bom domingo, paz e alegria!
    bjssss.

    ResponderExcluir
  5. Que momento feliz, divertido, embora caríssimo, mas acredito que valeu apena! Ri muito e desejei fazer o mesmo que vocês! O sorvete, pela misericórdia divina, como era pequenininho!!!! rsrsrsrsrs
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Ana Paula,
    Excelente a sua crónica dessa vossa aventura escrita e sentida, decerto, com muito humor.
    Valeu a experiência tão desejada.
    Eu seria incapaz de entrar num local como esse e marido muito menos;))!
    Mas nada como poder concretizar nossos sonhos.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir