quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Curas e blogs

 Hoje pela manhã eu ouvia um podcast e, a certa altura da conversa, a moça disse que num momento de muita dor emocional, alguém lhe sugeriu que criasse um blog e passasse a colocar ali sua dor espalhada em palavras, para que não se perdesse os tantos caderninhos, papeizinhos onde ela fazia as anotações pois já tinha o hábito da escrita.

Assim fez a tal moça no intuito de organizar suas coisas, sua dor. Só que, os comentários e leitores começaram a chegar. De início ela se assustou um pouco, se incomodou outro tanto. Afinal era a dor dela e naquele momento, além de não entender o que exatamente era um blog, achou estranho outros acessarem suas fragilidades.

Os comentários porém eram tão afetuosos, ela começou a receber tanto amor de pessoas desconhecidas, de outros países, o que a fez entender sobre a profundidade e o manancial de ternura que pode ser um blog.

Isso me fez refletir sobre muitos blogs, que hoje são pessoas amigas, que surgiram pela dor. Dor que trouxe o processo de escrita, as trocas com leitores, a possibilidade de receber afeto que chega em forma de um comentário e a cura, a transformação de emoções difíceis.

Os outros tantos blogs que tiveram nascimentos por outros motivos, em algum momento no atravessar do tempo, pode ter sentido vontade de expor alguma dor. Se não temos a cura completa, de alguma forma abrir-se para os outros, expor nossas fragilidades, pode mesmo nos ajudar.

O velho clichê " a vida não é feita só de alegrias"... tão verdadeiro, por vezes assustador, pode encontrar na escrita essa possibilidade de ser suavizado e até mesmo curado.

Quero finalizar com uma frase colhida num livro e flores colhidas num pequeno bosque com as quais presenteio a Chica pelo seu aniversário ( desculpe-me o atraso ) para festejar sua vida tão preciosa entre nós aqui dos blogs e toda sua família e amigos! Felicidades Chica!


"[...] Experimentou a compaixão em diferentes cores, culturas, religiões e profissões, e o que surpreendeu Harry foi que cada pessoa compassiva falava a mesma linguagem do amor".



Parabéns Chica!


9 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Ana Paula!
    Realmente blogar é catarse se a pessoa é autêntica e posta alegrias e tristezas pois ninguém é feito só de momentos bons. O clichê famoso é totalmente verdadeiro e muitos de nós preferimos passar a ideia de moços e moças perfeitinhos, sem as ondulações do viver pelo medo do que o outro vá pensar como fomos educados erroneamente impedindo-nos de confiarmos nos amigos virtuais que são excelentes e na maioria, sinceros.
    Comecei a blogar, como deve se lembrar bem, no falecimento do meu pai e foi muto bom para mim, pois também como o que narra aqui, comecei a receber comentários de pessoas do bem que me davam a força que precisava.
    Assim se estendeu até que tive coragem de publicar livros pelo que me diziam os amigos. Eles não sabiam da minha insegurança generalizada na época e até os que sabiam não viam impedimento para eu continuar a escrever e lá se vão quase 15 anos.
    Cada vez mais me convenço que os amigos dos blogs são nossa segunda família.
    Tratam-nos com respeito e delicadeza, como é bom e faz bem tratar e ser bem tratada.
    A querida Chica foi uma das minhas primeiras seguidoras e hoje, uma grande amiga onde logo vamos nos falando o que se passa de alegrias ou não. E o mais difícil na atualidade: é totalmente confiável.
    O mundo dos blogs é cura e afeto desmedido.
    Tenha dias abençoados e felizes com Nossa Mãe Rainha !
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, acredito mesmo que os blogs são amigos, remédio, companhia e neles encontrei amigos, pude passar por momentos de terrível dor durante tantos anos que convivemos com as danadas doenças do Kiko.
    Lembro que nem no auge delas, mesmo no hospital, fazia fotos, queria quardar cada pedacinho e compartilhar com tantos amigos que rezavam, torciam.
    Assim, trancafiados no quarto lá, ainda conseguíamos rir e brincar pra levantar o astral nosso e dele!

    E assim sempre...
    A amizade que temos com blogueiros e blogueiras que consideramos da família!
    Tão bom que eu pretendia parar aos 70 e já estou com 75 e continuo...rs

    ADOREi o trecho e flores que me ofereceste!
    Lindo demais e o AMOR em diferentes formas, idiomas sempre se
    mostra e que assim continuemos sempre!

    OBRIGADÃO! Já levei pra guardar lá no canteiros, junto com a festa,rs...

    beijos , chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida!
    Seu post é tão verdadeiro e revisitei o meu começo que foi no meio de uma dor como tantos de nossos amigos. E foi um divisor de águas em minha vida, foi o meu recomeço depois de um grave acidente de carro onde eu conheci tanta gente que nunca tinha visto na vida me dando amor, carinho, empatia, apoio. Formamos uma grande rede de amor com a blogosfera. Com muitos eu tive o prazer de me encontrar pessoalmente até, e outros já viraram estrelinha no céu fazendo morada em outro plano, mas que guardo pra sempre em meu coração.
    E você é uma nova amiga que já sinto muito carinho. Obrigada por este post.
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana, excelente post! Verdadeiro em tudo.
    Olha, tenho os blogs como coisa séria, e, de certo modo muitas vezes aliviamos
    nossa alma ou a de outros amigos que fizemos ao longo desse tempo de blogagem.
    Quando meus pais faleceram, um ano meu pai e o seguinte minha mãe, a barra foi pesada,
    intensa, doída demais. e, exatamente, os amigos blogueiros me seguraram um tanto,
    com muito carinho. E, fora essas demonstrações de muito carinho, por vezes postamos
    coisas nossas, vivências nossas, tristezas e alegrias nossas. Pretendo seguir com meus
    2 blogs por bom tempo, e com os amigos virtuais, que são verdadeiros, também, pois eles
    existem! Eu existo e gosto dos meus amigos, com muitos me identifico muito.
    Teu texto é belo, disse da importância de um trabalho feito com carinho, do reconhecimento
    de quanto nos faz bem escrever, interagir coisas humanas, sentimentos.
    Te aplaudo, Ana Paula!
    Um ótimo final de semana, saúde, paz e adiante com essa tua bela criatividade.
    Beijinhos. 🌹🌹

    ResponderExcluir
  5. Linda homenagem a Chica, que bem merece, ela é uma blogueira amiga que tive a oportunidade de abraçar ao vivo.
    A blogosfera, realmente, é um lugar que traz alegria, fortalecimento e aprendizado com a realidade de cada um. Sim, é terapêutico e podemos doar um pouquinho do que vivemos nas nossas experiências.
    Gostei mais uma vez da sua postagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Interessante Ana sua abordagem sobre os blogs e razões para existirem.
    Sigo blogs nascidos da dor e os visito sempre no intuito de dar um pouco do melhor de mim,
    pois creio que esta energia que trocamos é benéfica sim.
    Homenagear a Chica é sempre em tempo, pelo o que ela representa e pelo o que faz por todos nós.
    Abraços Ana e que possamos levar nossos blogs com alegria.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Ana
    Linda postagem, a blogosfera é um lugar maravilhoso, onde aprendemos uns com os outros, conhecemos pessoas virtualmente e isso faz um bem enorme. Bela homenagem fizeste a Chica, ela é um amor, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Querida Ana Paula,
    Eu acredito que cada pessoa tem o seu motivo para criar um blog, mas dividir as suas angústias, medos e tristezas com as outras pessoas realmente pode ajudar e ter um retorno muito positivo. Os amigos que você constrói através de um blog é algo mágico e ler os comentários muitas vezes nos emocionam, eu mesmo já fiquei muitas vezes com lágrimas nos olhos quando li comentários tão lindos e carinhosos no meu blog. Nos poemas que escrevo há muitas decepções, momentos tristes, mas que me aliviam quando transformo isso em poesia. Seu texto é muito verdadeiro e que bom podermos ser amigos através da blogosfera. Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Blogar, tanto a parte de escrever meus textos quanto a parte de ler os textos das pessoas amigas, me ajuda muito a organizar meus sentimentos e memórias e experiências tanto as tristes como as alegres. A Chica é maravilhosa, aproveito e deixo aqui todos os meus desejos de felicidade a ela.

    ResponderExcluir