segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

A alegria, eu e o Sr. Franklin

 Despertei na manhã do sábado, 16/12/2023 tomada por duas agradáveis sensações: o dia das celebrações formais - colação de grau e baile de formatura de meu filho havia chegado, e junto a isso, ou talvez mesmo, primeiro que tudo isso, havia em meu coração a lembrança do Sr. Franklin.


Mudei de cidade para que meu filho pudesse estudar e realizar seu sonho de estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.


Sr. Franklin foi um dos primeiros moradores com quem comecei a interagir. Conversa de elevador: “ah, o cachorrinho vai passear assim tão cedo? O tempo quente, a frente fria chegando”. 


Como meu cachorrinho não era nada educado para as suas “necessidades” , era bem cedo que eu o levava para a rua e assim muitas vezes, um aceno, um sorriso, a gentileza de segurar o elevador para mim.


Em algum momento em nossas conversas, descobrimos que meu filho e o filho dele estudavam para realizar o mesmo sonho em comum!

Em algum momento também eu soube pela sua esposa que ele transportava consigo duas dores para as quais as palavras não dão conta. Seu Franklin havia perdido dois filhos de seu primeiro casamento. Dois filhos já adultos, num intervalo relativamente curto um do outro. Todas as manhãs que eu o via, ele estava indo para a missa. Diariamente, cotidianamente, silenciosamente. A primeira missa da manhã.


Então chegou um dezembro, dessa vez era uma sexta-feira e quando nos encontramos eu, o cachorro e o Sr. Franklin, ele me disse “é hoje né que vai sair o resultado do vestibular para os meninos, vamos torcer.”


Um pouco antes das oito e meia da manhã, meu filho atendia uma ligação e do outro lado da linha informavam que ele havia passado no vestibular.


À tarde daquele dia também festivo, estávamos eu, marido e o cachorro numa praça quando veio se aproximando o Sr. Franklin. Ele havia ido até a praça próxima do condomínio onde morávamos para nos parabenizar.


Abraçou meu marido, sorriu, disse-nos que seu filho não havia conseguido, mas ele estava muito feliz por nosso filho.


Aquele gesto do Sr. Franklin, aquela alegria pelo nosso filho…


Esse ano eu soube que o Sr. Franklin havia falecido. Nós já havíamos mudado de cidade, então não foi possível abraçá-lo quando ele recebeu a notícia de que seu filho havia passado no vestibular tão sonhado!


Há algum tempo eu me deparei com o conceito do não-saber. E tenho exercitado esse lugar, essa experiência do não-saber.


Eu não sei o porquê de ter acordado no dia dos eventos festivos da formatura com o coração preenchido pela lembrança do Sr. Franklin.


Permiti o não-saber. Não era preciso encontrar respostas. Era tudo simples e pacífico.


Seguimos para a colação de grau e eu dediquei toda aquela alegria e energia ao Sr. Franklin. Eu me alegrei pelo meu filho, eu me alegrei pelos outros 104 companheiros de turma.


Em breve será a vez do  filho do Sr. Franklin estar envolto nas festividades da sua formatura. Tenho certeza que o sentimento de alegria e resiliência que o Sr. Franklin emanava de alguma forma se fará presente na formatura de seu filho.


 O Sr. Franklin me mostrou que há espaço para a alegria e tristeza coexistirem. Há beleza mesmo quando há dores.


E como eu aprendi tanto sobre alegria com o Sr. Franklin, vou partilhar aqui os nossos momentos alegres deste dia!







Teve show da 
Esquadrilha da Fumaça!





Esse é o vídeo com a cerimônia inteira.
Corram até o minuto 39:40
A galera gritando "Todd" o apelido do Bernardo!

E depois, ao final,
2:18:00 começa a fala do reitor
parabenizando o Bernardo, o mais jovem
engenheiro formado pelo ITA!

















11 comentários:

  1. Ana Paula, que orgulho e alegria ver o nosso querido Bernardo dos trilhos alcançar esse momento, sonho realizado. Vibreo om ele, por vocês a cada publicação lá no Insta e ele é um amor, responde educado sempre. Um querido jovem engenheiro do ITA! Que beleza! E tenho ceeteza o Sr.Franklin, de onde está, vibrou também e assim o fará quando o seu próprio filho também se formar! ADOREI! Novamenbte parabéns, merecidos demais pra cada um de vocês, pois a conqueista deles é de todos e por causa de todos! Felicidade e sucesso! beijos, chica e FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabéns ao filho.
    Gostei de a ler... 🌟
    Dias felizes.
    Beijo
    ~~~~

    ResponderExcluir
  3. Boa tardinha de paz, querida amiga Ana Paula!
    Vocês estão lindos nas fotos, com a felicidade estampada na face de cada um. Uma lindeza de se ver o sonho realizado.
    O pai do amigo do seu filho, um dos protagonistas do post ficará orgulhoso no céu, com toda razão, quando o filho se formar também.
    Um post de mãe coruja que todas devemos ser.
    Tenha dias pré natalinos abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  4. Que máximo!!! Quanto orgulho do filho, o mais novo, e dos pais!!!
    As fotos estão magníficas, alegria linda, parabéns, Ana Paula, parabéns
    a todos os familiares. uma postagem exuberante! Felicidades ao Bernardo,
    abraçou uma belíssima carreira!
    Vai ser um Natal de arromba!!! rsssss
    Um feliz 2024, com muita paz.
    Beijinho, Ana.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ana Paula
    Essas celebrações deixa nosso coração quentinho no final de ano
    quando os filhos fazem-nos orgulhosos das suas vitórias .
    Um Feliz Natal, e Parabéns !
    Fotos singelas e amorosas. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana.
    Que lindo e emocionante texto!
    Muito bonita a sua delicadeza com as palavras; a maneira como consegue transformar a realidade da vida em palavras carinhosas e reconfortantes para quem lê.
    Parabéns pela conquista do seu filho! Que Deus continue abençoando vocês!
    Um grande abraço e flores para você!💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.:
      Ana, se quiser, você pode deixar suas impressões sobre o livro Namoro Na Biblioteca lá na página de compra do livro. Principalmente sobre o acabamento e diagramação para me ajudar a melhorar na elaboração do material e dos próximos que irei produzir, mas também sobre o conteúdo, a escrita. Obrigada.
      E se caso você escrever uma resenha sobre ele eu posso compartilhar a respeito em meu blog para divulgar tanto o meu livro quanto a sua resenha e o seu blog, caso a publique em seu blog.
      Eu também quero agradecer por você também compartilhar a sua escrita e a sua forma de ver o mundo através da sua escrita, com a qual eu aprendo tanto a ter moderação com as palavras a serem utilizadas, conosco que a acompanhamos aqui no mundo dos blogs. Eu tenho aprendido muito e me inspirado com sua escrita. E em 2024 eu quero continuar absorvendo dos seus textos, da sua forma de escrever, aprendendo e me inspirando com você!
      Um grande abraço, boas festas e feliz Ano Novo! 🎉✨
      Até o ano que vem! ⭐

      Excluir
  7. Que lindo! Parabéns pela conquista de seu filho e pra vocês. Aproveito e venho desejar um feliz Natal e um Ano Novo repleto de bênçãos, saúde, amor, união, paz, alegrias e realizações. Beijo, beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao Bernardo por essa conquista! É muito bonito ver alguém sonhar e consegui concretizar seu sonho... é muito bonito você rememorar o Sr. Franklin dentro desse contexto é muita delicadeza e amor também. A forma como você escolhe narrar os eventos da vida é tão reconfortante e muito restauradora das minhas esperanças de dias melhores. Feliz Natal e Prospero Ano Novo para você e sua família!

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom ver que conseguimos atingir os nossos objetivos.
    Nada há de mais gratificante.
    Os meus parabéns.
    Abraço e votos de muito sucesso.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir