quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Pareidolia

 


Vamos brincar com a Chica 6 lá no Sementes Diárias?!








A palavra da semana é pareidolia.


Minha participação com a frase de sete palavras:



Na sua infância, a pareidolia lhe aterrorizava.


Essa palavra já era de meu conhecimento porque encontrei no Instagram uma pessoa que só postava fotos que induzia à pareidolia.


E foi adulta que eu descobri que esse fenômeno psicológico foi o que me aterrorizava na infância.

Cortinas de tecido com estampas eram comuns àquela época e assim havia uma em meu quarto e… nem preciso dizer que, era só minha mãe virar as costas após o beijo de boa noite para que aqueles rostos assombrosos que estavam ali na cortina se manifestassem.


Incrível que durante o dia, a cortina parecia inofensiva! Era o dia se despedir que tudo surgia.

Como esse problema foi resolvido eu não faço ideia.

Só sei que os monstros da cortina não me levaram para um lugar misterioso!


Mas que fique registrado: nunca gostei de filmes de terror.

Será por conta da tal pareidolia?!


8 comentários:

  1. rssss....Cada uma, né? Mas é bem interessante esse fenómeno... Durante muito tempo após minha irmã falecer, eu olhava nas nuvens e parecia ver o rostinho dela nos acompanhando. Era tão bom! Dava uma paz.
    Lógico que monstros não gostaria de ver,rs...
    Obrigadão! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga Ana Paula!
    Muito boa participação!
    "Sofremos" do mesmo mal... kkk...
    Brincamos, mas a coisa toma dimensão gigante em se tratando de imagens monstruosas. bem sei o que sofri na infância também. Meu pai vinha me dar água na cama, pois eu lhe chamava por socorro.
    Tenha um anoitecer com carinhas de anjos sorridentes no ar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. As minhas pareidolias me dão prazer. Nunca vi cenas de medo! Imagino você pequenina e vendo a sua cortina, cheia de pavor! Linda a sua participação! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Também as cortinas me despertaram a pareidolia, mas não me assustavam...
    Mas que bom era estar 'de papo ao ar' observando imagens nas nuvens!
    Dias bons nesse verão tropical... Beijos
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ana Paula,
    Não conhecia a palavra e sempre vi figuras nas nuvens e na natureza como essa de sua foto, mas desconhecia que se chamava pareidolia.
    Se for assim, então tenho pareidolia;))!!
    Magnífica sua participação.
    Beijinhos e uma ótima quinta feira.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Ou as cortinas já não têm mais estampas rsrsrs
    Também não gosto de filmes de terror, se é por pareidolia não sei mas não me atraem.
    Abraço, bom final de semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Participastes com excelente frase, querida Ana Paula.
    Filmes de terror não gosto.
    Não conhecia a palavra de hoje.
    Vivendo e aprendendo.
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  8. Querida Ana Paula,
    Eu desconhecia essa fobia, mas eu me lembro que na infância eu tinha muito medo da abertura do Sítio do Pica-Pau Amarelo, coisas de criança!
    Um abraço

    ResponderExcluir