sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Um adeus?

 A interrogação que está no título desta postagem, é carregada de incertezas.

Um adeus à livraria Cultura?




No dia em que fomos ao cinema, e eu postei aqui a página do meu diário, sugeri à minha filha que fôssemos até a Livraria Cultura, já que estávamos bem perto e como tínhamos lido no final de semana a notícia da possível falência e fechamento, fomos até lá para ver se encontraríamos portas fechadas ou ainda poderíamos admirar aquele espaço tão lindo.


A Livraria Cultura fez parte da infância de meus filhos, Júlia e Bernardo. Os computadores e a internet estavam chegando nas casas e nós ainda levaríamos um bom tempo a ter um modelo que, aliás, ocupava um baita espaço.


Comprar livros era feito ao vivo e não online. E a enorme livraria situada no coração de São Paulo ainda oferecia contação de histórias para as crianças, oficinas de origamis, máscaras, havia teatro, enfim, o nome da livraria espelhava tudo o que ela oferecia - cultura.


Com o estabelecimento da internet, as compras online, passamos a frequentar menos o espaço e fazíamos nossas compras pelo site da livraria. Lembro-me que o entregador era um funcionário da própria livraria e após dois ou três pedidos, ele fez o seu: “dona, será que eu poderia deixar suas entregas por último, quando eu já tivesse voltando para casa? É que eu moro aqui perto, pra não ficar indo e vindo, o trânsito, sabe né?”


E assim fizemos o combinado e várias vezes ele estacionou sua moto no portão às nove da noite.


Depois veio a grande rede de livros, aquela com A maiúsculo,  devoradora das pequenas , médias livrarias e silenciosamente das grandes também, com descontos gigantescos e tentadores. Passei a comprar nela os livros.


Pandemia, crise, inflação, aumento significativo no preço dos livros e lá está ela, a livraria Cultura, incerta, buscando fôlego para permanecer.


No dia em que estivemos por lá, uma senhora puxou conversa e me disse que veio de outra cidade para conhecer enquanto ainda está aberta. A funcionária garantiu que não fechariam as portas. O fato é que todos que ali estavam, filha e eu inclusive, tiramos muitas fotos desejando realmente que consigam se manter.






5 comentários:

  1. Ana Paula e Julinha, realmente é com a mesma tristeza que vocês que ficamos aqui ao saber desse possível fechamento... Ali tinha CULTURA de verdade. Uma pena o que está acontecendo... Tantas lojas que fizeram parte de minha infância estão com sérios problemas ou já há muito fecharam. Tudo muda, tudo parece piorar. O progresso veio ,mas será que o luxo que foi "exigido", os altos aluguéis nos shoppings não contribuíram? Uma pena! Que bom fizeram belas fotos pra guardar! Se bem que nos corações ela estará pra sempre! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de paz, querida amiga Ana Paula!
    Quando vi no jornal que iria fechar fiquei abismada.
    Claro que a pandemia afetou e muito o comércio de um modo em geral. Só mesmo comida que não. Assim mesmo quem fez o sistema de delivery, as grandes redes.
    É lamentável o fechamento de um centro de cultura referência.
    Livros são caríssimos. Ninguém mais compra e quem escreve é só por prazer mesmo. Uns gatos pingados como nós, compramos porque adoramos ler e é nossa essência. Eles nos fazem sonhar com um mundo melhor dentre outros valores.
    As fotos estão lindas.
    Tenha um bom descanso carnavalesco!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu que adoro livrarias e cheiro de livro...
    E esse espaço é tão belo, que também fico triste...
    A maior desta cidade também fechou...
    Não haverá uma maneira de a salvar?
    Lamento muito. Tudo pelo melhor. Beijo
    ~~~~

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana Paula, eu vi a notícia e fiquei triste, eu adoro entrar em livrarias, elas têm vida, tem tudo!
    Entrava nessas grandes livrarias pegava alguns livros e sentava numa mesa ou levava para a cafeteria para ver os que
    eu compraria. Não compro online, gosto de ver, pegar e escolher.
    Triste isso, muito triste. Difícil isso, essa falência da cultura no país.
    As fotos são belíssimas!
    Um bom feriadão, ou carnaval! rss
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana.
    Bom, a última notícia até o presente momento é que a Livraria Cultura conseguiu suspender temporariamente na justiça o decreto de falência. Vamos ver o que acontece nos próximos dias. Como é uma situação relacionada aos livros, eu fico na torcida para que a empresa consiga reverter o problema. 🙂
    Um beijo! 💋
    Boa semana! 💐

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir