quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Buscar o encantamento

 



Lua Nova

Um pedaço de céu muitas vezes se faz de pedaços de nuvens amigas, de vento favorável, de estrelas que nos acompanham pelo caminho; de uma luz que não nos deixa perder o rumo, mesmo quando a noite lá dentro é mais escura do que pretendíamos.
É que as vezes é lua nova.
Está lá, mas a gente não vê...

Miryan Lucy Rezende

Logo nas primeiras horas da manhã, o céu mostrou-se exuberante.
Meus olhos, minhas pálpebras, logo nas primeiras horas da manhã estavam exaustos, cansados, pesados e tristes.
Uma noite mal dormida; pessimamente dormida. Mais uma noite de um calor demasiado, quase insuportável.
Já morei em casa de "telha eternit" e sei que o abafado pode ser muito pior. E quantas pessoas habitam lugares minúsculos, apertados, cheias de pessoas num mesmo cômodo. O incômodo do calor que desacomodou muitos olhos, muitas pálpebras... não apenas os meus.

Um amigo logo cedo também mostrou suas pálpebras mal dormidas. Mas as pálpebras dele estavam desacomodadas pela chuva que açoitou seu sono com ventos, galhos de árvores e muita água. Uma madrugada de angústia.

Há também aqueles olhos, lá distantes de mim que acordaram exauridos pela seca dos rios, da terra, da ausência de chuva.

Não há mais como negar, a crise climática está diante de nossos olhos.
Mas não podemos deixar de enxergar a beleza do céu, das nuvens, da natureza. Precisamos seguir nos encantando.
Por isso escolhi a poesia da Miryan, para que a gente não se perca na escuridão dos dias e noites difíceis.
Volta ali em cima e leia novamente! Para os dias difíceis, a beleza nutre nossa esperança 💙




3 comentários:

  1. Olá, querida amiga Ana Paula!
    Penso sempre em pessoas que se amontoam num vomodo que já visitei em missões e me acalmo no fresquinho do meu lar.
    A natureza é exímia professora do que vale a pena contemplar.
    Tenho fotografado uns céus lindos à tardinha.
    O mundo anda mesmo mudado no clima.
    Haja esperança em nosso coração.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho


    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, que céus magníficos, enfeitando o texto da Miryan Rezende e o seu tão indignada com o revés do clima. Ainda bem que o céu se faz magnífico, tecendo rendas de nuvens, ora rastros, ora carneirinhos, ora fazendo escovinha nelas. Sim, eu amo os céus de meu quintal porque como vc disse "a beleza nutre a nossa esperança"! Também ainsda bem que tenho uma bonita varanda, com aquele balanço vintage e nele consigo dormir, ora com brisa ou sem, mas muito melhor que meu quarto que vira uma sauna, com o sol todinho, até o poente! Também penso com tristeza dos que perdem seus tetos, dos que vivem amontoados. Aqui está chovendo. tenha uma noite calma!

    ResponderExcluir
  3. Uma encantadora forma de abordar a crise climática apontando que em tudo há encantos que podem suavizar nossos ser. Bom início de semana. Bjsss

    ResponderExcluir