sábado, 14 de janeiro de 2023

Outra vez, dois livros!

 


Escrevi anteriormente sobre dois livros iguais que tenho. E agora escrevo sobre outros dois iguaizinhos que moram na minha estante e, claro, tem uma história sobre eles!


Lá atrás, eu estava ouvindo uma palestra de um monge da tradição zen-budista e em certo momento ele começou a falar de um monge católico beneditino. Ele falava com tanto entusiasmo desse monge beneditino, com tamanha ternura que até parecia haver um brilho diferente em sua voz, tão grande a admiração do monge zen pelo monge de outra tradição.


Isso eu acho incrível: quando uma tradição reconhece a beleza de outra que não a sua.

Quando alguém de uma tradição espiritual pratica ali, na nossa frente, a virtude da humildade ao expressar admiração pelas virtudes de uma outra pessoa que espiritualmente tem uma prática diferente e existe essa abertura para o diálogo, isso é um ensinamento poderoso. 


Fiquei tão fascinada com isso que fui procurar saber mais a respeito do monge beneditino, o qual nunca antes eu tinha ouvido falar.

Depois de vencida a dificuldade do nome dele para poder pesquisar, cheguei a seu livro.


Naquela época fiz uma leitura rápida e mesmo descuidada, por isso em algum momento vou relê-lo.


Muito tempo depois, houve um desafio no Instagram da editora do livro - a Editora Vozes que, no dia da gratidão escolheria a melhor resposta para a pergunta: “A que você é grato?” E o prêmio seria o livro Gratidão, a alma da oração.


Eu fiquei empolgada em ver que eles estavam divulgando um livro tão especial, que mais pessoas iriam ler o querido monge beneditino e eu quis responder à pergunta não para ganhar o livro, pois já o tinha. Era mesmo para fazer público, volume, ali!


E como nem tinha a intenção de concorrer, não elaborei uma boa e pomposa resposta, fui escrevendo o que me veio à mente naquele momento.


“Eu sou grata pelos tradutores de livros. Por causa deles eu posso ler.”


A resposta vencedora foi a minha!

E assim chegou o gêmeo idêntico do meu livro!





Irmão David Steindl-Rass mantém uma comunidade de gratidão online, é um site riquíssimo em histórias, práticas, orações, inspirações, artigos escritos pelo próprio Irmão David que tem 96 anos, que tem um incansável trabalho pela paz e pelo diálogo inter-religioso.


A gratidão vai muito além de um muito obrigada, ou a própria palavra gratidão. É um jeito de viver, assim ensina o Irmão David.


O site está em inglês, como não domino o idioma, eu utilizo a tradução do próprio Google e funciona bem. Tanto pelo computador como pelo celular é possível colocar a tradução em português.


Grateful Living - site de Gratidão



7 comentários:

  1. Que linda história e assim, mais uma duplinha de livros na tua estante. Gratidão vale em dobro e sempre que for bem sentida, vinda do coração.

    Como tu, valorizo a humildade de quem sabe reconhecer beleza e importância em outras tradições. Adorei te ler nesse sábado cedinho! Lindo fds! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu prémio.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa tarde de sábado, querida amiga Ana Paula!
      "Quando alguém de uma tradição espiritual pratica ali, na nossa frente, a virtude da humildade ao expressar admiração pelas virtudes de uma outra pessoa que espiritualmente tem uma prática diferente e existe essa abertura para o diálogo, isso é um ensinamento poderoso. "
      Tenho batido na tecla do foto por você postada há quase 14 anos. Tem quem não goste de que valorizemos os de outras religiões e até se afastam de nós se são de outro credo.
      É pena!
      Os beneditinos são muito gratos.
      E eu sou grata a eles. Fizeram muito por mim e meus filhos.
      Tive a bênção de receber duas formações de espiritualidade: a franciscana e a beneditina. Mais recentemente a dos jesuitas também por ter vindo morar no ES.
      Gratidão é urgente.
      Nada me tira a gratidão ao bom Deus por tudo e por todos, seja como for.
      Excelente post!
      Tenha um final de semana abençoado!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá, Ana Paula, uma excelente postagem, maravilhosa.
    Te confesso que a ingratidão é um dos piores defeitos,
    não sei lidar com uma pessoa ingrata, irrito-me bastante.
    A ingratidão e a inveja são dois defeitos do ser humano
    que trazem todos os outros defeitos juntos.
    Muito difícil conviver com alguém assim. Diria, insuportáveis.
    Uma feliz semana pra você,
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana.
    Me identifiquei com a postagem, pois de tempos em tempos eu participo de atividades nas quais ganha-se livros, de sorteios de livros, eu gosto muito. E se eu ganho depois saio divulgando nas minhas redes sociais os livros. Isso faz um bem danado aos autores. Eu gosto de ajudar a divulgar, a indicar livros, e a incentivar, pregar, o gosto e o hábito da leitura. É o meu ofício.
    Boas leituras para você! 💐
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  6. Respostas despretensiosas são as mais sinceras! srsr
    Ando gostando muito de ler tuas histórias Ana Paula!

    Um abraço grande!

    ResponderExcluir