terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Como você escolhe seus livros?

 “É preciso escolher. Porque o tempo foge. Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de “abrir mão”- a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial.” Rubem Alves



outro dia conto a história dos livros duplicados!


Gosto de ler. Os livros são para mim um momento de relaxamento, às vezes, estudo, aprimoramento. Momentos de leveza, pode ser também tristeza misturada à beleza, enfim, sempre gostei de ler.


Na minha infância não havia a disponibilidade de livros como há atualmente. Eu tinha alguns da coleção “disquinho”. Era um livro que vinha acompanhado de um disco pequeno de vinil com a história gravada. Minha mãe os comprava de vendedores que batiam à nossa porta.


Depois veio a escola e um maior acesso aos livros de leitura - tinha a biblioteca e os livros obrigatórios a cada bimestre e férias.


As livrarias se concentravam no centro da cidade. Não havia nos bairros e elas eram sisudas, escuras, assim como as capas dos livros.


Fui crescendo e pude acompanhar a mudança: livrarias sendo inauguradas nos bairros, o espaço infantil, o juvenil. Os livros ganhando capas mais bonitas, atrativas.


Depois as grandes livrarias, que encantavam pela decoração e a infinidade de livros disponíveis.


Comprei livros também por catálogos, frequentei sebos. A internet trouxe a possibilidade das compras online, do compartilhamento de resenhas, de clubes de livro.


E hoje, como escolho meus livros?


Embora eu goste e tenha o hábito de ler, não sou uma leitora exemplar. Não consigo ler muitos livros no mês, no ano. Muitas vezes eu me enrolo, demoro, deixo um livro de lado, pego outro e não termino…


Já tentei participar de desafios nas redes sociais e percebi que não é para mim. Não adianta eu me forçar e esforçar para isso porque parece que perco o prazer de ler.


Vejo meninas que o fazem com tanta fluidez, os desafios, as muitas leituras, livros recebidos das editoras, e eu admiro isso, mas aprendi a respeitar o meu próprio ritmo que é bem mais lento.


Hoje escolho meus livros por autores que aprecio, dicas de pessoas queridas, sugestões que chegam pelas newsletters, perfis que sigo no Instagram - porém tudo isso passa por um enorme filtro, afinal, como coloquei lá em cima, o pensamento de Rubem Alves, não tenho tempo para ler esse ‘tudo’ que é mostrado, lançado. Tenho aprendido a priorizar, a reler o que já me encantou no passado, a ler assuntos que no momento significam mais para mim.


Em postagens futuras quero trazer aqui o que eu for lendo durante este ano.


Mas, agora eu quero saber: como você escolhe seus livros?

Me conta nos comentários!


Ah e aproveitando o assunto dos livros, para quem é organizado com as leituras, ou as quer organizar, a Vanessa disponibilizou um planner lindo para imprimir. Passa lá no blog dela para conhecer!




6 comentários:

  1. Descobri o seu blog por acaso e gostei. Também eu penso que vou morrer numa avalanche de livros, pois tenho mais do que humanamente é possível ler.
    Voltarei.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana
    Estou te devendo um Feliz Natal , fiquei de vir aqui e me enrolei muito ,até porque você tinha dado um tempo maior na pausa e seu link não aparecia. O computador deu treta também e perdi muito tempo recolocando os blog's que gosto de visitar ou que pretendo, mas nem sempre consigo.Enfim, cá estamos ! Os blog's são instrumentos de leitura também e esse formato invisível de visitar uns aos outros é bem prazeiroso, tenho estado mais por esse caminho .
    Também amo ler., e nem escolho eles me caem assim por acaso _ utimamente ficam mais na escrivaninha a espera do meu tempo. Acabei de ler a tetralogia de Elena Ferrante, depois de um longo tempo ... estou agora lendo 'Um Defeito de Cor' de Ana Maria Gonçaves que é a história de uma africana numa travessia de sofrimentos .
    Foi recomendado por um amigo e estou gostando muito,Também é longo, ainda iniciando e parando muito...
    Meus blogs,são reproduções de poesias e fotografias que vou fazendo nas viagens., ou no meu quarteirao rsrs
    Beijinhos Ana Paula. E um lindo Ano ,porque precisamos! nada anda muito bonito nesse Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Ana, adorei lembrar da coleção disquinhos... Quem não? Era o que tínhamos. Fui criada com livros cheios de imagens lindas, alemães, pois minha mãe era de família alemã e adorava. Não comprava nada, mas os livros de lá sim... Eu assim, passei a dar importância aos livros , cores, imagens lindas! Hoje, leio apenas quando tenho certeza que vou gostar muito, que faz meu gênero, pois tenho que poupar os olhos... Estou seletiva,rs...Confesso que muito me chama é a capa, depois as letras que devem ser grandes... Enfim, tudo muda...

    beijos e fiquei curiosa pela duplicidade dos livros na tua foto.

    Imaginei algo, mas vamos ver se confirma! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Ana!
    Ganhei um acervo enorme do meu padrinho e tenho muito para ler.
    Tem me feito muita companhia os livros e estou neles há um ano aproximadamente.
    Assim estou eu...
    Que você cumpra suas metas de leitura pois só nos faz bem.
    Tenha um anoitecer abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Também gosto muito de ler e identifiquei.me muito com o seu texto.
    É sempre um grande problema na hora de escolher um livro...
    Escolher por autor é seguro, mas limita...
    Gosto de ter listas de livros aconselhados por amigos... Abraço
    ~~~

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana.
    Eu também sou lenta para ler. Leio sem pressa, no meu tempo, leio sentindo o livro. Leios poucos livros por ano e levo mais de um mês, às vezes dois, três, quatro meses para terminar de ler um livro.
    Hoje em dia eu também escolho os livros pelos autores que eu gosto e admiro, pelos gêneros que eu gosto de ler, mas também pelas capas e pelos títulos. Ouço indicações literárias pelas rádios (sei de duas nacionais que fazem indicações), pesquiso livros na internet...
    Você conhece o Skoob? A rede social brasileira dos amantes de livros? Eu estou lá.

    Um abraço de boa tarde.
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir