domingo, 1 de janeiro de 2023

Um calendário e uma palavra

 A primeira coisa que fiz neste novo ano, claro, claro, tiveram tantas outras primeiras: acordar, espreguiçar, agradecer por estar vivo, lavar o rosto. Mas, a primeira, foi acomodar o calendário do novo ano.

Já escrevi anteriormente que há muitos anos que não ganho, não recebo um calendário ao comprar presentes de Natal. Lembram que sempre colocavam um enrolado dentro da sacola com o presente?

Comprei o meu. Ele é solidário, o dinheiro pago é revertido para apoiar alguma instituição, no caso do meu calendário, instituição ligada a área da saúde. Gostava especialmente de recebê-los de brinde, porém aprendi a apreciar esse novo jeito filantrópico dos calendários.

Então, nas primeiras horas do primeiro dia do novo ano, eu acomodava meu calendário na porta da geladeira.




Colorido, festivo e solar assim como queremos um novo ano inteirinho pela frente!

Enquanto o acomodava, fiquei pensando em uma palavra que pudesse definir o que quero me propor para atravessar todos esses 365 dias. Escolhi um adjetivo - terno.

Terno, de ternura. Quero ter um ouvido terno, silêncio terno, palavras ternas.
Mas vou me empenhar para ir além do lado bonito, fofo desta palavrinha, que poderia até ser representada por este emoji 😌.

Gostaria de ter essa qualidade do terno: que revela suavidade, brandura.
Explico o que me fez escolher esta palavra.

Embora não tenha escrito quase nada no meu blog nos anos anteriores, eu passava por aqui e lia postagens mesmo que não as comentasse.

Por vezes me deparei com as opiniões políticas das quais eu não compartilho e me peguei pensando na minha falta total de habilidade para escrever para quem pensa de maneira divergente de mim. E podem ter certeza que isso se estende também à familiares.

Eu não quero apagar pessoas, quero encontrar essa qualidade de terno dentro de mim para que eu possa expressar em palavras, num diálogo, num comentário escrito e de verdade não criar expectativas para reciprocidade.

Se vou conseguir o que me proponho, realmente não sei. Quero tentar.

E meu primeiro compromisso inaugural do calendário da geladeira é assistir à posse do presidente eleito.
Bom, para quem não sabia, votei nele.

Possamos ter bons dias, bons relacionamentos para além das divergências.

Feliz Novo Ano!




7 comentários:

  1. Que lindo e bem colorido calendário. Aqui também nunca mais recebemos os calendários que vinham até do armazém ,dados aos clientes. Mas valeu o gesto solidário... Enquanto ajudaste, tensa na tua geladeira cores e palavras legais! Gostei da que escolheste: é preciso ternura e não é sempre fácil, após ler alguma coisa, assim ternas nos mantermos...E nos últimos tempos, com a divisão política, mais difícil ainda...

    Vamos que vamos ,esperando o melhor dessa posse hoje e dos próximos quatro anos...Afinal, nos livramos de um traste...Ops, já estou aqui deixando de ser terna,rs...
    beijos, chica e vamos acreditar!

    ResponderExcluir
  2. Que saudade que eu estava de ler você. Que presente maravilhoso de 1º de Janeiro! O primeiro texto que li em 2023. Faço do teu desejo o meu... terminei o ano um muito amarga, um tanto aflita, com peso nos ombros, mas gostaria de viver 2023 com mais ternura e leveza. Feliz Ano Novo Ana, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Então, que haja muita ternura por aqui,
    Desejos de um ótimo ano repleto de saúde, amor, paz e sucesso.
    Um beijinho grande | docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Feliz 2023, querida amiga Ana Paula!
    "Ganhei" o calendário numa farmácia no shopping. Achei muito interessante com mensagem relevante.
    Que bom ter vindo aqui!
    Tenha dias inaugurais do ano abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ah Ana! Me fez lembrar tanto dos tempos idos quando minha mãe trazia para casa, nessa época do ano, dezenas de calendários! Sim! Dezenas! Farmácia, açougue, mercearia, peixaria, padaria, cabeleireiro... Hoje o celular "responde" tudo. Olha, quanto à tua palavra de escolha "ternura" ando à cata dela desde que dei uma longa parada no Pitanga. Parece que fugiu pela janela e a cada passada de ano ou história de vida, ela se afastava de um jeito...e foi também por isso que virei a mesa e saí de onde estava e adotei outro estilo de vida. Ainda chego lá na ponta e descubro a ternura à minha espera. Espero que encontre a tua neste ano que se inicia. Beijos pitangueiros.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Paula.
    Fez bem em marcar no calendário a posse do Presidente eleito.
    Eu estava voltando pra JF, pois passamos o Reveillon na cidade em que minha irmã mora, há 3h daqui. Pude assistir a posse depois, pelo Youtube.
    Gostei dessa versão de calendário colorido.
    Aqui costumamos ganhar dos mercados.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana.
    Aqui em casa tem um do mesmo do seu. O nosso, no caso, nós ganhamos de uma amiga da minha família. Ganhamos também um outro com a imagem do mapa do Brasil. Eu achei bem legal, bem educativos esses calendários. E fiquei com o pensamento de que poderia haver mais projetos assim.
    Sobre a posse histórica do presidente legalmente eleito, eu também a assisti como uma forma e uma nova oportunidade de testemunhar esse momento, já que da primeira vez quando foi eleito eu era criança, não me importava com isso, com política, e não tenho lembranças de ter assistido em 2003, mas também porque também foi o meu candidato escolhido e assistir à posse foi como participar da celebração de uma festa depois de tanto desgaste.
    Obrigada pela postagem.
    Um abraço. 💐

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir