quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Homenagem em vida

 Você conhece a AnaMi? Ana Michelle Soares?

Eu conheço e ao mesmo tempo não a conheço.


Foi minha filha quem me falou dela pela primeira vez e então eu passei a acompanhar o perfil no Instagram, e fui também “encontrando" com ela em outras mídias - entrevistas, podcasts.


É dessas pessoas que eu nunca irei conhecer pessoalmente, mas, pelo lado bom das redes sociais, eu a conheci e é precioso o que ela partilha e a maneira como o faz.


AnaMi foi diagnosticada com câncer metastático aos 28 anos. Hoje ela tem 40 e nesse caminho bonito e triste, cheio de dores e também alegrias, eu acredito que ela vem tocando o coração, a vida de muitas pessoas com sua fala honesta, franca misturando vida e morte num mesmo sopro.


Recentemente, ela escreveu uma mensagem que mobilizou amigos conhecidos e desconhecidos a fazerem uma homenagem em vida para ela.


“Os caminhos estão ficando cada vez mais estreitos e eu nunca prometi eternidade para vocês… no momento, o câncer é o de menos no meu corpo. Talvez, eu morra em decorrência de infecções pulmonares. Não fiquem tristes , eu não estou. Passei os últimos anos falando e aprendendo sobre finitude. Ela não me coloca medo, talvez curiosidade. Descobrir o Grande Mistério deve ser  interessante. E não se esqueça, estarei sempre por aí, dançando com o vento!”


É um mistério lindo a maneira como ela tocou inúmeras pessoas e eu sou uma delas.


Aprendo e espero seguir aprendendo a olhar para a finitude com o sorriso que ela sempre mostrou. 

É lindo de ver a onda de homenagens e os comentários cheios de gratidão.


Vou deixar abaixo alguns links caso você queira conhecer um pouco da luz linda dessa moça.


Uma palestra TED


Perfil no Instagram


Comentários inspiradores


Os livros dela:











10 comentários:

  1. Que lição de vida esta moça nos passa.
    Vou seguir no Instagram.
    Venho agradecer o seu carinho por lá, querida Ana Paula.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga Ana Paula!
    Vi o insta dela. Muito inspirador. É nova, supera com facilidade e tem um humor favorável desmentindo o que alguns pensam que só tristes contraem a doença...
    Obrigada pela partilha preciosa de lição de vida.
    Tenha um dia abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não a conhecia. Fui no Instagram dela.
    Gosto de exemplos de vida e garra que aos outros possam incentivar e animar pra tudo enfrentar!
    Valeu,Ana!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante Ana. Falar da morte nesta tranquilidade é de uma grandeza infinita. O entender a vinda e partida deste reino. Vou sim ver o Insta e seguir.
    Coisas boa partilhamos e aprender sempre tem um cantinho disponível.]
    Abraços e grato pela partilha.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Estou um tanto emocionada com tanta franqueza...

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula,
    Por ter ficado viúvo ainda jovem, por ser mestre universitário em filosofia, eu lhe digo francamente: a morte tanto na prática da vida, quanto na literatura, sempre será um “campo de batalha” para todos nós (até os mais espiritualizados possuem seus conflitos internos e silenciosos diante do fenecer), pois, mesmo sendo sabedores da nossa inevitável finitude, é como diz uma de minhas frases:

    “Ninguém quer morrer, porque, a gente gosta de existir!”

    Te deixo um carinhoso beijo e o desrejo de um (2023), repleto de sonhos e realizações!!!

    ResponderExcluir
  7. Querida Ana Paula
    Eu queria te agradecer pelos comentários que fez no meu blog, fiquei muito feliz por ter uma nova amiga na blogosfera. Em relação a sua postagem é realmente tocante a força dessa mulher, não é fácil enfrentar uma doença terrível como o câncer e ser inspiração para outras pessoas. Apesar da dor é uma linda história de vida, só posso parabenizar a coragem dela.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ana Paula, esses são os exemplos maravilhosos, saber onde estão os verdadeiros problemas
    dos humanos, fui no Instagram, que moça bonita, que força!!! Sem dúvida, um enorme exemplo de vida,
    de luta, de batalha. Uma doença dessas não é fácil enfrentar.
    Gostei imenso dessa postagem. São as verdades da vida.
    Um beijo, um feliz fim de semana, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana, gostei de saber sobre ela, eu realmente não a conhecia.
    Obrigada por partilhar.
    Abraços e bom sábado.

    ResponderExcluir
  10. Emocionante homenagem e excelente exemplo de vida!
    Vi a palestra TED...uma grande lição de humanidade.
    Grata pela partilha, Ana Paula. Beijo
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir