sábado, 5 de agosto de 2023

Muito turística, pouco romântica


Deixo meu pedido de desculpas, mas não encontrei romantismo em Veneza.
Se for o teu sonho romântico, não leia este post. Não foi romântico para mim, pode ser para você.

Estava no roteiro e eu me preparei muito ( com isso quero dizer que tomei muito remédio para enjoo! ). Hesitamos, marido e eu, se valeria mesmo desembolsar tantos euros para o passeio de gôndola. Uns diziam ser inesquecível, outros dispensável. Arriscamos.

Filmes e novelas retratam Veneza como um destino romântico, coisa mesmo de cinema, de arrancar suspiros. Talvez se eu fosse mais jovem? Não, não. Romantismo não tem idade. Só que para mim, e também essa foi a impressão de marido, o excesso de turistas, nós inclusive, não tornou a experiência assim tão agradável.


Aqui chegando em Veneza



Teremos mesmo que repensar nosso turismo
Tudo muito lotado, nem conseguimos entrar na igreja :(





Dividir uma gôndola com outro casal foi a opção mais viável para nós e sem música, porque para levar um cantor a bordo, nossa...

Mas Veneza não só os seus canais. Nosso almoço foi por lá e fomos de pizza!




Nossa pizza brasileira é muito melhor!

Eu estava tão desanimada com toda aquela muvuca e teríamos que ficar um dia inteiro ali perambulando ( não tínhamos hotel ), foi então que saímos andando, adentrando umas ruazinhas e chegamos a um oásis: uma praça tranquila, com banco para se sentar que parecia que estávamos em outro lugar.
Essa Veneza eu amei!

Na igreja abaixo, foi batizado Vivaldi.



A placa ali próximo à porta traz a informação sobre Vivaldi.

Pudemos sair daquele movimento todo e curtir uma atmosfera mais tranquila!





E antes de retornar, paramos para um café e olha só, uma doce lembrança lá nas bandas da Sereníssima!














5 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Ana Paula!
    Sim, é ainda meu sonho, que troquei há poucos anos pela ida à Portugal, entretanto, sua experiência foi boa a ser partilhada.
    O que vemos não ter dado certo a uns, vamos experimentar de outro jeito. Valeram as dicas da gôndola.
    A igreja foi uma bênção ter conhecido.
    Outros passeios virão e me deu vontade de comer pizza agora...
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anaaaaa.
    Deixa te contar uma coisinha. Se você conversar com minha última ex, que é a número 3? 4 talvez? Nem lembro mais... é a 2, antes que você pense mal "de eu". Ela é do interior de SP, e quando veio morar aqui em Curitiba, queria conhecer "aquela maravilha que falam tanto na TV". Tá, fomos. Pegamos o famoso "ônibus turístico", que entre nós tem o singelo apelido de "esqueletão", pagamos o olho da cara por duas passagens, e ela ficou decepcionada. Passadas uns dias, comecei a mostrar para ela a cidade que eu conhecia e gostava, e que não é mostrada para os turistas. Ela amou.
    Tenho mantido contato com algumas pessoas do Espírito Santo, e inclusive, se não estou enganado, a Roselia, do coment acima, é de lá, e tenho visto cada coisa linda, mas totalmente fora do circuito turístico oficial.
    Aconteceu com vocês, vai acontecer com muito mais gente. A beleza verdadeira não é aquela que querem nos vender. Veneza deve, e eu acredito que seja, ser linda, mas não onde está apinhado de gente.
    Quando você quiser conhecer Curitiba, me manda um sms, e eu te mostro cada coisa que vai te deixar de queixo caído, ou no ES, fala com nossos amigos de lá, e pede pra eles te levarem nos lugares que eles vão. É muito show. Pena que em Veneza vocês não conheciam ninguém!
    Agora, vem cá! A história da hospedagem do gatooooooo?
    Abraços, Ana... e dia 10 tá chegando!

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Paula!
    Eu tive sorte com Veneza e adoramos. Gostei muito das tuas fotos e da pizza! Agora, nada pior que estar num lugar e cheio de gente parecendo ratos saindo de cada canto, com suas máquinas...Pios ainda aquelas excursões com o guia na frente fazendo comícios,rs.. Daí detesto, por isso, só sozinhos viajamos!
    E outra coisa chata é ir cheios de expectativas...Tive uma grande assim no Museu do Vaticano, onde Kiko imaginou que eu iria gostar. DETESTEI, saí com gana persecutiva de lá ao ver eles, que muitos fazem votos de pobreza, com tantas riquezas e tantos pobres no mundo... Assim é! Cada um é um...E essas diferenças de pensar, ver, sentir é que nos tornam únicos,rs... beijos, lindo domingo, esperando tenhas melhorado bem! chica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana.
    Espero que apesar dos pesares da realidade da cidade vocês tenham conseguido se divertir pelo menos um pouquinho no meio da multidão. 🙂💕
    Abraços.

    Com carinho,
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, interessante o seu olhar e sua fala.
    Tenho amigos que já foram em Veneza, nos mostraram foto e gostaram do passeio.
    Eu e o Luís também não curtimos muito multidão, tempos longos de espera em filas...
    Gostei do seu ponto de vista.
    Abraço.

    ResponderExcluir