domingo, 20 de agosto de 2023

O solo sagrado dos comentários

 


No início dos blogs, quando tudo era ainda muito novo, muito a ser descoberto, não demorou  a surgir “dicas de como blogar”. Cheguei a comprar um manual na banca de jornais, uma revista em tamanho de bolso.


Essas dicas vinham dos próprios blogueiros, geralmente aqueles com ares mais profissionais. Nós os caseiros, os artesanais, fomos aprendendo uns com os outros, com nossos próprios erros muitas vezes.


Talvez, em algum momento, "os seguidores” tenha sido um objetivo. Para mim foi, afinal eu escrevia e queria que alguém lesse. Mas não demorou para a gente se dar conta que haviam blogs com milhares de seguidores e meia dúzia, seis mesmo,  apenas seis comentários num universo de milhares de seguidores.


A melhor maneira de angariar seguidores, era comentar nos blogs de maneira inteligente, bonita, mostrando que você realmente leu o post inteirinho. Experimentávamos naqueles tempos uma erva daninha que se espalhava: muitos blogueiros comentavam no estilo copia e cola - o mesmo comentário fosse num texto de festa, de luto ou de uma receita de natal.


Um dia eu me encontrei com uma postagem incrível, um texto lindo que tocou e ficou em meu coração.


Era da Imaculada ( infelizmente foi num comentário que li que ela faleceu em 2022.) Obrigada Imaculada por todo afeto que você espalhou nessa blogosfera.


Não tenho o texto, mas como me marcou profundamente, tenho nítido a essência dele.


Imaculada escreveu que comentar em um blog era adentrar um solo sagrado e assim, ela tirava os sapatos para pisar aquele solo assim, com total entrega e respeito.


Aquele texto solidificou a minha maneira de estar nos blogs.


Milhares de seguidores deixaram de fazer sentido. Fui percebendo a presença constante de poucos, que se tornou troca e afirmo, tornou-se amizade.


Imaculada semeou em mim esse desejo de adentrar um blog com presença, entrega. Ensinou-me que comentários muitas vezes complementam o texto, outras mostram afeto, respeito ou nas raras vezes em que há a discordância, ela pode ser feita sem rispidez.


Dez, quinze anos se passaram daquele início dos blogs com muita animação e falhas também.


Para mim hoje, comentar é algo que procuro fazer com muita dedicação. Não importa se é um comentário curto ou longo, faço-o desse jeito que Imaculada ensinou: adentro ali com alegria, permito o tempo de me emocionar, de rir, de refletir.


Tenho me encontrado com comentários de uma beleza, de uma força que me inspira muito!


Alguém que com muita dor conseguiu entrar num jardim e fotografar as flores que alguém amava e cultivava e esse alguém não está mais aqui; outro alguém que revelou já ter sido carteiro, outros, arrancando risadas, ah… quero cultivar cada vez mais essa bela lição que a querida blogueira nos ensinou.

Já estou ansiosa pelo teu comentário!

Um bom início de semana a todos nós.

Abraço

Ana Paula 


14 comentários:

  1. Boa tarde de domingo, querida amiga Ana Paula!
    No meu post da confraternização pelos14 anos, você leu que "atrás do blog está uma pessoa", portanto é inadmissível falta de respeito ou similar. Sobretudo porque não conhecemos quem atrás dele está e os que conhecemos é impossível desrespeitar, pois foram pessoas que buscámos conhecer porque admirávamos.
    Mas o que é desrespeitar nos dias atuais onde "o mundo é dos espertos" e os valores estão alterados de forma radicalizada?
    Bem, se o blog é uma pessoa, merece todo carinho e por isso, abençoo a todos desde o início na doce arte de blogar.
    Foi por ler atentamente tudo o que escreverem neste anos todos que eu cresci muito e até aprendi muita coisa mesmo , MUITA, eu disse, até a forma de comentar vou aprendendo pouco a pouco.
    Inclusive só agora tomei coragem de não publicar certos comentários copiados e colados para todos iguais... um absurdo tamanho e o pior, nada tem a ver com nada... sem leitura do desenvolvimento do tema do post.
    Inclusive eles têm inúmeros comentários... não entendo como... muito menos compreendo...
    Na certa, as pessoas buscam só comentários, não mais.
    Sabe, Ana, tive um blog antes do atual, em outro hospedeiro extinto, portanto há 15 anos leio muitos blogs, só que fiquei quase um ano sem comentários quase no outro e troquei para o blogspot.
    Falo tudo isto para lhe dizer que não busco comentários, aprendi a nada ter no outro, foi ótimo!
    Em festas, têm muitos, depois, se tem a tal "meia dúzia" que você falou é muito.
    Mas seguirmos fortes nas boas amizades que fazemos e você comenta deixando seu rastro de bondade (que primo) e sabedoria. É nítido em você!
    Cada um só dá o que tem.
    Tem comentários que, de fato, nos inspiram muito e até eu passo a acreditar que sei escrever, rs... de tanta generosidade de quem vem nos visitar. Vocês me dão confiança em perseverar aprendendo e escrevendo.
    Também não me importo se é longo ou breve, desde pequena aprendi que "tamanho não e documento", lembra do ditado? É do seu tempo? rs.
    Na era da efemeridade, quanto menos se escreve nos comentários está na moda... na crista da onda... Sou cafona...
    Também não é a escolaridade que nos faz comentar com o devido merecimento do blogueiro amigo... tenho visto. Creio que é a sensibilidade envolvida, como você faz.
    Obrigada por um post necessário e vamos em frente com ou sem comentários.
    Tenha dias abençoados na nova semana!
    Beijinhos
    P.S. Imaculada era um amor de pessoa. Saudade



    ResponderExcluir
  2. Que maravilha pra aplaudir!

    Que linda lição deixou a querida Imaculada.
    Sabes que muitass vezes já me perguntaram o pq de eu comentar ,mesmo em blogs que nunca me retribuem...
    Eu respondo sempre que exatamente que gosto de blogar, adoro, aliás. E fico feliz em ler e deixar uma ou duas linhas quando gosto do blog e do amigo ou amiga !
    Assim, sigo nesses anos todos! Vamos continuar fazendo o que gostamos...Isso faz um bem danado e entremos sempre com bom astral no solo dos outros,rs...

    beijos praianos, cheios de cóf, cóf, cóf e gripão ainda por cima, mas já sei que vai passar...chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha querida amiga.
    Infelizmente, não conheci Imaculada, mas por sua descrição, ela já ganha meu respeito.
    Tive outros blogs, um era paralelo ao Crônicas de Areia (era o Arena das Crônicas), onde eu tinha muitos seguidores e muitos comentários. E aumentavam a cada dia. E eu ainda participava do Recanto da Letras, um site que agrupava milhares de pseudo-escritores. Tinha muitos seguidores nesse lugar, e com muitos comentários. Confesso que meu ego andava inflado nesses tempos. Já nessa época, meus comentários eram como são hoje. Até que notei o "copia e cola", e também que os blogueiros e autores vinham até mim para que eu os comentasse, pois onde eu ia, eu levava vários outros no arrasto. Ou seja, eu fazia número para eles. A grande maioria sequer lia minhas crônicas e contos. Só queria minha presença para atrair meus seguidores para eles. Aquilo me irritou e comecei a prestar mais atenção nisso. Fiquei, com isso, uns 4 anos postando pouquíssimo, e depois, cinco longos anos se postar nada. Hoje, exportei meu blog, me livrei daquele monte de seguidores, e tenho apenas 42, dos quais apenas uns 10 são costumeiros nos comentários. Mas são pessoas que adoro e me são caras, preciosas, pois realmente se envolvem na leitura, e criticam precisamente.
    Você é uma dessas pessoas, Ana. Alguém que conheci a pouquíssimo tempo, mas de uma sensibilidade e generosidade sem tamanho. Sem você, acredito que meus contos e fábulas ficam incompletos. Já te disso isso antes, mas vou repetir sempre.
    Ei, já fui carteiro... rsrs.
    Menina, abração, lindo fim de domingo, e manda um carinho pra toda a família.

    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana Paula, beleza de texto e concordo de A a Z.
    Geralmente os blogueiros não se dão conta do que vale mais: o número de leituras ou o número de comentários? O número de leituras e muitíssimo superior ao dos comentários.
    Claro que gostamos muito dos comentários, de saber o tanto que agradou os amigos e os leitores que irão ler nossas postagens, LER!
    Mas aquilo de levar o mesmo comentário para todos fico indignada, pois é só não deixar comentário algum se dá tanto trabalho, não é mesmo? E os que repetem sempre a mesma coisa é tão triste: leu ou não leu, afinal?
    Outra coisa: entrar no blog, discordar e ser ríspido. Ofender a pessoa, misturar texto com autor, um rolo só!
    Penso como sempre, a generosidade e a educação tornam-se recíproca. Eu gosto muito desse mundo dos blogs, mas
    jamais fingir, ser sincera e nunca ir com a intenção de carregar mais um comentário para nossos blogs.
    Muito, muito bom esse teu "O solo sagrado dos comentários".
    Aplausos,
    Beijinho, Ana!!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de texto e busca da perfeição sobre blogar. Nunca me preocupei com o tal numero de seguidores, como também nas outras redes onde há uma guerra de superar números de seguidores. Um comentário aprendi no Recanto das Letras, que não deveria ser maior que o texto lido e assim sentia enorme dificuldades nos mini contos, trovas e outros minis. Mas entendo que adentrar no que escreveu o autor, é preciso, para um bom comentário sim. O copia e cola é mesmo curioso, mas está presente nas redes.
    Abraços Ana e feliz semana.

    ResponderExcluir
  6. Esta partilha é maravilhosa, com ensinamentos que tocam a alma e nos conduz a, cada vez mais, respeitar as amizades conquistadas na blogosfera. Concordo que aqui é um solo sagrado e devemos adentrá-lo com todo respeito que nossos passos nos a levam a um altar, a uma igreja. Comentários grandes, pequenos ou até mínimos são bem-vindos, pois expressam a amizade, a ternura e o respeito pela pessoa que postou, que nos encanta com suas postagens fascinantes e que constroem conosco uma blogosfera fraterna.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  7. Querida Ana Paula
    Que postagem mais linda!
    Os blogs para mim são mágicos. Travei sinceras amizades por aqui.
    Aproveito para agradecer as suas carinhosas visitinhas que muito me alegram.
    As "conversas" com vocês me fazem muito bem.
    Um carinhoso abraço de paz para tí.
    Verena.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, nobre amiga !
    Amei a sua postagem. Hoje em dia, com essa modernidade líquida, percebo que a "cultura do blog" não é tão mais "propagada", mas ainda assim amo esse universo de ler as mentes diferentes da minha, dos detalhes de cada página dos colegas, e sem contar os comentários que são um elixir para a alma. O meu existe desde 2011, e uns tempos atras vi que não era muito visualizado rs, mas o meu intuito sempre foi e será, escrever e fazer amizades.

    Parabéns,
    Abraços Fraternos
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2023/08/astrologia-nossa-de-cada-dia.html

    ResponderExcluir
  9. Um blog é uma forma de estar acompanhado. Com o tempo já não podemos passar sem ele.
    Gostei do seu texto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ana Paula
    Focou um pormenor muito importante do mundo dos blogs: os comentários.
    Comentar sem ler, sem nos interessarmos pelo tema desenvolvido, é uma
    falta de respeito e de consideração para com a pessoa que quis transmitir
    uma mensagem e, talvez, exteriorizar o que lhe vai na alma.
    O numero de seguidores não quer dizer nada. Mais vale poucos e bons do
    que um número imenso, pois o que se verifica é que acabam por ficar aqueles
    que realmente interessam.
    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ana Paula... Conhecendo o seu blog agora e me alegrando, e ao mesmo tempo me emocionando. Conheci a Imaculada e senti muito a sua despedida/Covid, ela falava com amor e doçura.
    Já vi muita coisa na blogosfera (construtiva e nociva), mas, como é boa a interação e o aprendizado com blogueiros com bons valores é precioso. Muita gente largou os seus cantinhos e estão em outras redes, fico contente em encontrar por lá, entretanto, o sabor não é o mesmo...
    Um abraço... Muita paz!

    ResponderExcluir
  12. Um texto que ensina e complementa o que pensamos sobre os blogs .
    Gosto de ler os comentários que na maioria das vezes são amigos comuns e eu digo amigos. porque
    'seguidores' é uma palavrinha que o povo nas redes sociais quer ter milhões,o que aqui o que importa
    são os poucos que enche nosso coração quando os lemos.
    Concordo como o comentário da Olinda_ quem nao lê a publicação e usa o copia e cola ou o mesmo textinho
    para todos é realmente o máximo da falta de carinho e respeito.
    Obrigada por lembrarmos que o solo dos comentários é de fato sagrado.
    Beijinhos ,Ana

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana.
    Comentar aqui nos blogs e trocar comentários, pra mim, é como trocar cartas, mesmo que virtuais; as mensagens chegam (trazendo às vezes notícias das colegas blogueiras, que talvez sumiram por algum tempo, e do lugar onde vivem) e tocam a alma e aquecem e acalmam o coração. 💝
    Um abraço.
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  14. Que legal essa postagem Ana Paula.
    Não lembro se conheci a Imaculada e o blog dela.
    Eu valorizo isso realmente: a interação verdadeira, o comentário feito com carinho.

    Quando não tenho tempo para dedicar-me às interações, aos comentários, eu também não faço as postagens.

    Pra mim não faz sentido postar, querer que os amigos blogueiros interajam às minhas postagens, se eu mesma não vou aos blogs dele comentar.

    Os comentários nos enriquecem muito.

    O seu blog é um lugar inspirador pra mim.

    Tenho vindo ler seus escritos e suas vivências.

    Gratidão.

    ResponderExcluir