domingo, 12 de março de 2017

Tag: Apaixonada por fotografia

Vi essa tag lá no blog Fotografei do Lukas e me inspirei a responder também! Assim, dá para contar um pouquinho da minha relação com a fotografia.

1. Com quantos anos você ganhou sua primeira câmera fotográfica?
Uma câmera fotográfica não era um presente que se dava para uma criança ou adolescente da minha época. Tenho 45 anos. Câmeras eram caras e ainda tinha-se que pensar nos custos do filme e da revelação. Muitas vezes um filme ficava por meses dentro da máquina por não haver recursos para mandá-lo ser revelado. Mas isso também gerava agradáveis surpresas - depois de tanto tempo nem se lembrava mais do que poderia haver lá dentro. Então, ir buscar o envelope com as fotografias reveladas era pra lá de especial!

Comprei a minha primeira câmera poucos meses antes do meu filho nascer. Há quinze anos. E não economizei - comprei o modelo mais avançado exposto nas vitrines das lojas de fotografia, geralmente de propriedade dos japoneses. Ah, os japoneses e a fotografia... São os melhores!
Minha câmera de última geração rebobinava automaticamente o filme. Vocês conseguem imaginar o que isto significava? Era o máximo não ter mais que girar uma manivela.

2. Prefere fotografar ou ser fotografado?
Fotografar. Não acho que eu fique bem em fotos, não gosto muito de ser fotografada.
Mas, quero mudar isso.
Há um tempo recebi uma carta ( eu troco correspodências ) em que a garota me contou que não gostava de ser fotografada. Alguém com um projeto fotográfico que visava melhorar a auto-estima, convidou-o para um ensaio e ela amou ser fotografada!
Também guardo na memória uma crônica que li relatando a conversa de um cliente com o motorista de táxi que acabara de perder a esposa e ele mostrou ao cliente uma foto dela dizendo não ser ela. Uma foto da esposa toda produzida, arrumada para uma formatura. E o que ele queria mesmo era um retrato dela no cotidiano, ali no tanque abrindo aquele sorriso ao vê-lo chegando em casa.
É, fotos são mesmo especiais!

3.Você tem uma boa câmera para fotografar?
Sim e não.
Sempre haverá um último modelo lançado, a câmera mais top do mundo e a sua fica parecendo uma formiguinha diante do gigante.
Comparando com o passado, qualquer câmera de hoje é o máximo, principalmente pelo fato de você ver o que fotografou. As nossas pretinhas de antigamente eram pura incógnita; nas mãos de amadores então, o que era o caso da minha família inteira, podemos dizer que de 24 poses, três ou quatro se salvavam.
A tecnologia atual colocou câmeras excelentes nos nossos celulares. O olhar, o exercício do olhar, do reparar é, na minha opinião o que vem primeiro e sim, o equipamento ajuda, principalmente para fotos que requerem algo a mais, por exemplo, a lua, que tem se mostrado exuberante nesses dias, e eu não consigo fotografá-la!
Minha câmera é uma canon rebel T5i. Queria uma câmera com a possibildade de trocar as lentes. Agora a tenho. Só falta ter as lentes!!!

4. Tumblr, We Heart It ou Instagram?
Confesso que só visitei o tumbrl e apesar de ter gostado do visual, não sei usá-lo. Gosto mesmo é do instagram. Prático, visual agradável, interação gostosa entre as pessoas e eu gosto especialmente de ter encontrado blogueiros por lá. É uma extensão dos blogs, boas surpresas!

5. Cite uma pessoa que você se inspira para tirar fotos.
Não tenho uma pessoa. Os blogs com fotografias foram me inspirando, depois veio o instagram, onde há várias pessoas que eu admiro.
Também aprecio o trabalho profissional de dois fotógrafos: Sebastião Salgado - foi numa biblioteca pública que eu encontrei um de seus livros que relatava escolas do mundo. Escolas debaixo de árvores, ocas, esconderijos.
Depois numa livraria encontrei e folheei um livro de fotografia da natureza, com imagens da nossa biodiversidade. Luiz Cláudio Marigo, o autor das fotos. Lembro-me que na época mandei-lhe um e-mail perguntando a dúvida de meus filhos ainda pequenos, como ele tirava fotos de onças tão de pertinho? Recebi uma resposta entusiasmada explicando todo o processo. E tempos depois, diante da televisão, vejo noticiada a sua morte num telejornal. Ele estava num ônibus, nas ruas do Rio de Janeiro, quando sofreu uma parada cardíaca. Com carinho guardo o livro dele que comprei e o e-mail.

6. Você edita suas fotos ou prefere que elas fiquem no modo original? Se sim, qual app, programa você usa?
Não edito. Gosto de fotos sem filtros, sem edições, no original, mas reconheço que por vezes, é sim necessário uma edição e por isso quero aprender.

7. Qual a última foto que você tirou? E a última vez que você foi fotografado por alguém?
Minha filha me filmou num entrevista para a escola semana passada.
E minha última foto foi feita ontem.
Passando pela rua, colhi com o olhar a fotografia e depois voltei lá levando a câmera.
É essa aqui que logo irá para o meu instagram @retrateria



8.Você é daqueles que quer sempre registrar os momentos e o que está ao seu redor, sai sempre com a câmera nas mãos?
Não.
Tenho momentos que saio para fotografar, com essa intenção. E também há ocasiões que não levo a câmera, nem registro pelo celular.
Estou sempre a refletir se é realmente necessário fotografar tudo, se não deixamos passar um olhar, um sorriso, uma ponta de tristeza querendo se mostrar quando nossa preocupação é simplesmente clicar.

9. Uma foto que você tenha tirado e que goste muito.


Anime-se também a responder! Eu vou adorar saber mais da sua relação com as fotos, com as câmeras, as boas histórias, como certa vez, li e me emocionei com uma foto tirada pelo painho de Pandora. Um luxo como ela disse!
E, se responder, vem aqui deixar o link para que mais pessoas conheçam essa história!

Ah! E eu não posso deixar de colocar uma fotografia feita há uns quarenta anos atrás. Espia só e me conta se você já teve uma Mônica de plástico dessas!





14 comentários:

  1. Ana Paula,que lindo teu post e tuas respostas foram tão legais que parecia te ter aqui ao meu lado conversando. Gostei de tudo, de saber da tua máquina, tuas preferências, pensamentos...

    Adorei essa foto da Mônica, quem não lembra? Aqui em casa tinha até pouco tempo atrás o parceiro dela> lembras do Jotalhão, elefante da CICA?

    E claro, como poderia deixar de falar na foto da joaninha? Adorei e adoro!
    beijos, vou ver se aproveito um tempinho sem Marina agora à tarde pra tentar fazer esse post. Te aviso se fizer! bjs, lindo domingo! Adorei também teus comentários por lá! chica

    ResponderExcluir
  2. Voltei pra te trazer meu link! bjs, chica

    http://canteirosdavida.blogspot.com.br/2017/03/fotografias.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, como vai?
    Vi a participação da chica e corri pra cá! Ame suas respostas e possivelmente responderei a tag, sabe como gosto de fotografias!
    É verdade, as câmeras que rebobinavam automaticamente eram tudo!!! kkkk
    Gosto muito das suas fotos, trazem um olhar incrivelmente sensível! Infelizmente por culpa da insegurança tenho medo de sair com minha câmera ou celular fotografando, mas sei que preciso vencer isso.
    Essas fotos desbotadas trazem tanto sentimento! Eu gosto demais de observar fotos antigas, confirmam a ideia de que um momento pode ser eternizado.
    Com as câmeras digitais perdeu-se o hábito da revelação, mas nada como uma coleção impressa e guardada num álbum para compartilhar com quem amamos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Voltei para dizer como é impressionante: vemos uma joaninha e já lembramos da chica! kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Que delícia ler tuas aventuras fotográficas, Ana.Também sou apaixonada por fotos desde a adolescência. Aos 16 anos meu pai me deu minha primeira câmera, uma Kodack Rio400, lançada em comemoração do Quarto Centenário da cidade, basicona de tudo.

    Com ela fotografei os primeiros meses de vida das duas filhas e era exatamente assim como vc nos conta. Levava tanto tempo pra revelar que nos surpreendíamos ao ver as fotos reveladas.

    VC extrai uma excelência suprema de tuas fotos, ao mesmo tempo, singulares e lindas.
    Devíamos marcar uma excursão de blogueiras em ação:Fotografar pra registrar :) Que tal?

    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Também não gosto de ser fotografada, me da um desconforto tão grande, mas também tento melhorar isso e me deixar fotografar por pessoas próximas em momentos especiais pq os momentos passam e a fotografia fica ali materializando uma experiência boa.

    Adorei a sua foto da infância, puro luxo kkk e um sorriso que convida a gente a sorrir de volta!

    Aaah tão bom ser lembrada aqui... tão bom compartilhar essas memórias com você Ana! Sem explicação possível! Ah [2], vc me lembrou que ando de uma negligencia vergonhosa com minhas correspondências!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista. Adoro fotografia, mas não tenho talento para fotógrafa.
    Vou-me deliciando com as fotografias dos outros. A sua fotografia da joaninha é linda.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que legal essa entrevista.

    Suas fotos revela a sensibilidade que há em você Ana.

    Sou apaixonada por suas fotos.

    Bjo

    AnaVi

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante essa brincadeira, adorei suas fotos!
    Também gosto muito de fotografar, clicar sempre, natureza e momentos!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula, obrigada pelo link! Amei o texto!
    Adorei também ler sua entrevista e ainda mais suas fotos, são obras de arte.
    Não me acostumei com o instagram, tentei criar uma conta e navegar, mas achei complicado demais...E também, não dou conta de tantas mídias, mas sempre que você postar uma foto aqui virei admirá-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei de saber um pouquinho do seu gosto por fotografias, a da joaninha me fez lembrar da Chica.
    Gosto de apreciar fotos alheias, mas eu mesma, raramente lembro de fazer uma.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua postagem Ana Paula.
    Muito legal essa relação que você tem com a fotografia. Gostei de saber que adora fotografia também...
    Eu amo fotografia, gosto muito de ir pra montanhas só pra fotografar paisagem. O que me falta é uma câmera mais potente, a minha está meia ruim das pernas rsrs, mais o trabalho ainda fica muito bom. Estou de olho na Nikon D610 mais o preço está meio salgado.
    Adorei as fotografias. Muito boa. Esses brinquedos de plásticos ainda são muito usado.
    Boa semana!Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal estas propostas de conhecer mais das pessoas amigas.
    Tinha lido com a Chica sobre este questionário e gostei de ver como voce se envolveu pelas imagens com relato no tempo.
    Gosto de fotografias e sempre segui blogs dedicados à elas.
    Sou usuário do Instagram e amo fotos da natureza, já pensei em ter blog de fotos, mas tenho medo de não poder acompanha-lo.Mas quem sabe me arrisco.
    Gostei Ana e que possa nos presentear sempre com belos olhares como estes exemplares acima.
    Um abração amiga.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ana, gostei imenso desse seu post. Confesso que gosto das minhas fotos tiradas ainda com máquinas próprias, não com celular. No fundo não sei se as máquinas mudaram ou eu que fiquei muito crítica. Tiro de mim e apago! rs Soube que as modelos tiram 200 fotos para escolherem 3. Então minha máquina está parada, não curto sair com ela, só em viagem. Aí gosto até das minhas, pois fico com um espírito ótimo, descansado e muito alegre. E isso sai nas fotos. O espírito.
    Gostei de ler sua história, mas conheço gente que foge das máquinas... mas entendo. Mas delicioso é ver nossas fotos de momentos que se foram, isso não tem preço! Os filhos, marido, nós, nossos bichinhos de estimação, festinhas, pais, etc. isso tudo é nossa vida e o valor é imenso. Adoro é sentar e ver, ainda, os álbuns!! Isso sim.
    Beijo

    ResponderExcluir