segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Inspiração

 Coloquei uma xícara com chá no braço do sofá enquanto eu abaixava uma das persianas da sala, a luminosidade interior trouxe-me um aconchego. Minha pretensão era aconchegar a escrita.
Mais cedo eu havia lido um longo texto que chegara pelo meu e-mail e ali dizia: pegue uma xícara de café, de chá, um vinho, um kombuchá,  "pegue a sua bebida favorita e sente-se confortável para adentrar essa leitura, aqui é um ambiente sereno, estamos longe do barulho, dos ruídos das redes sociais, desfrute."

Achei tão bonito, tão apropriado entregar-se desta maneira para uma leitura.
E assim quis reproduzir esse clima de serenidade agora para a escrita.

Tenho andado um tanto desanimada para escrever. O olhar ao redor não tem trazido, num primeiro momento, boas inspirações...
Mas quero seguir, quero estar aqui no blog. E em momentos assim, para mim, a disciplina, o esforço se mostram necessários.

E buscando algo que inspirasse meu dia, deparei-me com Rubem Alves, um escritor que nos deixou um legado incrível.

"Os Trinta e Três Nomes de Deus"

Deixarei o pequeno aqui e, se você se inspirar em trazer mais nomes, vou gostar imenso de saber!

Os Trinta e Três Nomes de Deus
Por Rubem Alves

“De vez em quando perguntam-me se acredito em Deus. Mas é claro. Acredito mais que a maioria das pessoas. Tenho até trinta e três nomes para ele. Esses nomes foi a Margueritte Yourcenar que me contou. Ela foi uma escritora maravilhosa, autora do livro Memórias de Adriano, quem lê nunca mais esquece, quer ler de novo. Pois esses são os trinta e três nomes de Deus que ela me ensinou. É só falar o nome, ver na imaginação o que o nome diz, para que a alma se encha de uma alegria que só pode ser um pedaço de Deus… Mas é preciso ler bem devagarinho…

1.Mar da manhã. 2.Barulho da fonte nos rochedos sobre as paredes de pedra. 3.Vento do mar de noite, numa ilha… 4.Abelha. 5.Vôo triangular dos cisnes. 6.Cordeirinho recém-nascido…. 7.Mugido doce da vaca, mugido selvagem do touro. 8.Mugido paciente do boi. 9. Fogo vermelho no fogão. 10.Capim. 11.Perfume do capim. 12.Passarinho no céu. 13.Terra boa… 14.Garça que esperou toda a noite, meio gelada, e que vai matar sua fome no nascer do sol. 15.Peixinho que agoniza no papo da garça. 16. Mão que entra em contato com as coisas. 17.A pele, toda a superfície do corpo 18. O olhar e tudo o que ele olha. 19.As nove portas da percepção. 20.O Dorso humano. 21.O som de uma viola e de uma flauta indígena. 22.Um gole de uma bebida fria ou quente. 23.Pão. 24.As flores que saem da terra na primavera. 25.Sono na cama. 26. Um cego que canta e uma criança enferma. 27.Cavalo correndo livre. 28.A cadela e os cãezinhos. 29.Sol nascente sobre um lago gelado. 30.O relâmpago silencioso. 31.O trovão que estronda. 32.O silêncio entre dois amigos. 33.A voz que vem do leste, entra pela orelha direita e ensina uma canção…



 

9 comentários:

  1. Que maravilha,Ana Paula!
    Belíssima inspiração,como sempre!

    Simplesmente maravilhosa essa leitura aqui, agorinha, ao final do dia...
    Perfeitos nomes de Deus trazidos no texto e, concordando com cada um deles, tenho alguns a acrescentar:
    - o sorriso enquanto ainda ingênuo, das crianças ,
    - amanhecer e ver o parceirão bem e
    - a chave girando após a aula noturna do neto que são e salvo, retorna a cada dia!

    Deixo beijos, tuuuuuuuuudo de bom pra todos vocês! chica

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Ana Paula, boa noite!
    Ah! Que lindeza!
    Estava nos sites de alguns Mosteiros que já visitei e estou embebida Dele no 💙.
    Venho aqui e me deparo com tanta verdade...
    Trago meus nomes de Deus:
    A alegria dum sorriso puro,
    O canto gregoriano,
    Pássaros nas árvores descansando,
    Flores exuberantes em jardins bem cuidados,
    União entre os que vivem juntos,
    Ah! Deus tem nomes múltiplos e nos deixa à vontade para chamá-Lo de acordo como está nosso 💙.
    Muito lindo seu post, amiga!
    Parabéns por ser íntima de Deus!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos
    😘💐

    ResponderExcluir
  3. Cada uno de esos nombres de Dios podría, en mi opinión ser el comienzo de un hermoso poema. Ha sido un puro placer leer esta página llena de simpatía. Un abrazo de paz y de esperanza

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana Paula!
    Acho que estamos em sintonia :) Escrevi no "Luz" um texto que tem simpatia pelo seu (rs*).
    Deus se manifesta em tudo o que nos inspira e muitas vezes pensamos que estamos sem inspiração, mas é porque não ligamos a chave. Basta um clique? Para esse clique acontecer, precisamos de aconchego. Quem consegue pensar no caos?
    Vejo Deus na contemplação. Olhar para o infinito principalmente: O horizonte, o alto do céu, a linha que o mar encontra a terra... O olhar fica perdido, mas o pensamento se alinha.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana.
    Que bela a situação na qual você, em parte se encontrou, em parte se colocou, para acomodar a leitura.
    Sobre o texto dos 33 nomes de Deus, de Rubem Alves, além da alegria, a mim, ele também trouxe uma paz, uma tranquilidade, uma calmaria ao meu coração... muito bom. Um texto meditativo.
    Amei a fotografia! 📸
    Você é uma artista! Continue escrevendo e fotografando. Nós que escrevemos podemos encontrar inspiração para a escrita até mesmo nos maus momentos e produzirmos textos, seja para alertar, seja para aconselhar, seja para consolar e confortar, seja para fazer um registro de um mau acontecimento por escrito e etc.

    Bom fim de semana!
    Um abraço.

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  6. "Tenho andado um tanto desanimada para escrever. O olhar ao redor não tem trazido, num primeiro momento, boas inspirações...
    Mas quero seguir, quero estar aqui no blog. E em momentos assim, para mim, a disciplina, o esforço se mostram necessários."

    Oi Ana! Aqui é a Pitanga que também sente uma falta imensa de escrever. Me prendi neste teu parágrafo e depois li com atenção o texto. Acrescento aos nomes que podem pertencer a Deus "o barulho de chave. na porta, quando o filho entra em casa". beijos pitangueiros

    ResponderExcluir
  7. "Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

    Querida amiga Ana Paula, boa tarde de antevéspera de Natal!
    Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
    Beijinhos fraternos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Ana Paula. Feliz 2023!

    Que o novo ano comece abençoado por Deus e que nossos passos e decisões sejam protegidos por Ele!

    Na esperança de um ano melhor, seja feliz, mas muito feliz e abençoada!
    😘🕊️💙💐🙏🥂🍾

    ResponderExcluir
  9. Ana Paula, fiquei feliz em te ver lá no Canteiros... Corri pra desejar, pra ti e toda família, Feliz 2023 e muitos momentos felizes nele pra curtir com saúde, alegria ,amor e paz! beijos, chica

    ResponderExcluir