quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Pormenores

 Vamos brincar com a Chica 4





A palavra da semana é: pormenores


Minha frase:


Foi preciso aprender a enxergar os pormenores.


Achei tão especial a palavra escolhida pela Chica para esse brincar.

E antes de me concentrar para escrever, fui, como de hábito, ler logo pela manhã a “palavra do dia” disponibilizada no site de Gratidão.


Encontrei algo tão em sintonia com os “pormenores"!


“ Por muitos anos, a um grande custo, viajei por muitos países, vi as altas montanhas, os oceanos.

As únicas coisas que eu não vi foram as gotas de orvalho cintilantes na grama do lado de fora da minha porta.”


  • Rabindranath Tagore.  




Fiquei refletindo e acho realmente que é necessário um cultivo do olhar e do coração para que enxerguemos os pormenores da vida. Sejam minúcias da natureza, detalhes de um gesto, de uma fala.


Talvez alguns já cheguem a esse mundo abastecido de pormenores nos seus olhos. Os poetas, as poetizas acho que encontram esses pormenores com tamanha facilidade e os transbordam em versos.


Eu venho cultivando ao longo da minha vida colher esses pormenores que nos trazem tamanha beleza para nossos dias.


Já vivi muito no automático, na correria, por vezes caí na armadilha de olhar só para coisas ruins e difíceis, até que fui aprendendo com inúmeros “professores" na vida, na vizinhança, na feira, nos blogs… que os pormenores estão aí. É a generosidade da Vida em jeitos tão pequeninos.


Agora, quero saber como são os pormenores na tua vida?!



9 comentários:

  1. Bom dia de paz, querida amiga Ana Paula!
    Amo seus posts com detalhes significativos demais para mim.
    Gostei também do Tagore aqui, gosto muito dele.
    Eu hoje estive atenta ao pormenores na caminhada e amo ver detalhes interessantes na paisagem costumeira, sempre tem.
    Tenha uma tarde abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  2. Lindo tua frase e tão bem trazida a de Tagore!
    Precisamos aprender a ver tuuuuuuuuudo, notar até as pequeninas gotas de orvalho! Tu sempre arrasando nas participações! ADOREI! Obrigadão! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente reflexão baseada nos pormenores que encantam o nosso dia a dia...
    Por aqui, está tão frio, que de momento só apreciamos o que é quente: meias quentes
    chás deliciosos, chocolate quente, sorrisos e abraços calorosos, ainda que virtuais...
    Gostei muito de a ler. Bom fim de semana. Beijos
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. Muito linda e reflexiva a sua participação, Ana Paula
    Os pormenores da vida são valiosos.
    Abençoada tarde.
    Beijinhos muitos
    Verena.

    ResponderExcluir
  5. Bela reflexão com ilustração Ana. Captar os detalhes dos três reinos é como uma arte. Muito bonita sua participação nesta viagem no centro da palavra.
    Um maravilhoso fim de semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ando sempre a contemplar as manhãs, Ana como o dia acontece , sou bastante atenta a natureza
    aos 'pormenores ' _ uma pequena volta no quarteirao e nas feiras fotografando as frutas e as flores nos quiosques,
    E ainda a janela pra assistir o anoitecer e as luzes piscando nas vizinhanças.
    Daria até poesia, se souvbesse escrever, Gostei, Ana _ sempe um pazer ler você.
    Deixando meu abraço , amiga .

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Paula
    começo por agradecer a sua visita ao meu blog, foi uma agradável surpresa
    tão bom quando temos visitas novas Por mim pode continuar a vir sempre
    Sinta-se bem-vinda!
    Diz que viu o meu comentário e link lá na Chica, ainda bem!
    Sobre o tema da CHICA - pormenores!
    Para quem faz fotografia como eu, os pormenores são muito importantes mesmo.
    Hoje faço-lhe um convite:
    avisando que tenho post novo aqui:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    e também aqui, caso queira:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    Votos de bom fim de semana.
    Beijo da Tulipa/Kalinka

    ResponderExcluir
  8. ANA PAULA,
    VOCÊ NÃO IMAGINA COMO ANDA O NÚMERO INACREDITÁVEL DE OPÇÕES DE GENÊRO SEXUAL.
    NOSSO BLOG "HUMOR EM TEXTOS" PEQUISOU E DESCOBRIU UM VIDEO ABSOLUTAMENTE ESCLARECEDOR SOBRE A MATÉRIA.
    NÃO DEIXE DE CONFERIR!!!
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  9. A tua frase Ana, me lembrou as situações que vivi anos atrás, quando comecei a trabalhar em Jaboatão... eram tantas derrotas e aulas que não davam certo que eu ficava arrasada... meu amigo, professor de geografia me pediu para deixar de olhar o macro e olhar os detalhes, as pequenas coisas, os pormenores e foi isso que me ajudou a entender melhor a minha realidade nova de professora. Foi preciso aprender a enxergar os pormenores. Eu li tua reflexão bebendo cada palavra e pensando: É isso mesmo! Obrigada por essas palavras.

    ResponderExcluir