terça-feira, 3 de outubro de 2023

Noites, luas e livros

 Era noite. Noite de pijama, noite de travesseiro, de dormir, noite de tarde da noite e noite em que o sono insistia em não querer chegar.

Havia em mim uma agitação que não combinava com meu desejo de adormecer.

Tenho um remédio que, até agora, tem-se mostrado muito eficaz em fazer da calma uma estrada para que a agitação vá para bem longe: ouvir o podcast minibudha.

E foi exatamente isso que eu fiz. A voz da Nidia e da Lalá,  que eu utilizaria a palavra acalanto para traduzir, ninou a minha agitação.

Mas não foi só o sono que chegou... Dez minutos, o tempo daquele episódio, me trouxe algo muito especial.



O livro Luas de Junho, da Miryan Lucy de Rezende.

No episódio Sementes do minibudhas, um trecho do livro foi lido e aquilo me encantou: " Agosto é mês jardineiro".

O sonho chegou e deixei para o dia seguinte procurar a moça-poeta que semeava agostos para colher a primavera de setembro.
E assim o fiz. Adentrei com euforia alegre, um entusiamo infantil e percorri meus olhos pelo instagram da Miryan.

Trocamos mensagens e o livro chegou a tempo de inaugurar a primavera e ir viajar comigo para ver o mar.



Não era agitação o que eu tive naquela noite em que não conseguia dormir. Era a maneira de um encontro.
Eu andava um tanto distante da poesia, da prova poética. E esse caminho mágico me trouxe esse livro lindo.

Sigo encantada com a delicadeza da escrita, com o jeito que o livro me encontrou.

Não houve algoritmos, não houve uma pilha de livros numa livraria. Um caminho entre sono e sonhos que encontrou essa semente que floresceu lindamente. Luas de Junho, obrigada por essa magia!

5 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Ana Paula!
    Há livros que viajam em nós... por ele, galgamos alturas na imensidão da imaginação e rompe noites com puro deleite.
    Tenha dias de boas viagens literárias!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa a insônia que te fez ao final, chegar na Miryan! Também a sigo no Insta e esse livro deve ser lindo! Tão bom esses achados que a tecnologia nos permite!

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.
    Quando eu quero/preciso relaxar a mente e me acalmar também, quando estou com a cabeça cheia e nervosa, esvaziar a mente, renovar meus pensamentos com pensamentos positivos e otimistas, fazer limpeza energética e espiritual... eu vejo vídeos de ASMR no YouTube, que, ao que me recordo e provavelmente, algum/a professor/a do curso de Modelagem do Vestuário, que fiz entre 2013 e 14, recomendou para a turma. Nos vídeos de ASMR tem de tudo: pessoas comendo, fazendo ou simulando massagens, penteando cabelos, simulação de aplicação de maquiagem, provocação dos mais diversos sons, falas suaves, sussurros, leituras de livros... 💕 Esse de leituras de livros foi o que descobri por último e um dos que mais me cativou! 💕
    Adorei a postagem! Postagens literárias sempre me chamam atenção, pois é também através das quais conheço novos autores e livros!
    Boas leituras pra você! 📖💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  4. O livro que expulsou a dona insônia. Deve ser excelente.
    Obrigada por compartilhar.
    Um abraço carinhoso.
    Verena.

    ResponderExcluir
  5. Encantada com seu escrito! Como você escreve bem! Prazer imenso ler-te. Já me aconteceu algo quase que semelhante e enquanto não chegou o liro, não sossegava! Quando eu recebi, alegria pulsava forte, atravessando as veias para pular o meu coração! Beijinhos! Lindo finde!

    ResponderExcluir