quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Namoro na Biblioteca

 Ele avançou na escuridão até as prateleiras e projetou a luz

balançando-a para frente e para trás diante das estantes.

Sentei na cama – O que você vai fazer? – perguntei.

– Acho que vou ler para ela – respondeu Seymour, e pegou um livro.

– Mas, por favor, ela só tem dez meses – eu disse.

– Eu sei –, respondeu Seymour –. mas tem ouvidos. Escuta.1


O pequeno trecho acima, eu o encontrei em um artigo que discorria sobre a importância da leitura desde a mais tenra idade.

E escolhi esse trecho pois também quero falar do incentivo à leitura através de um livro que li recentemente.

Ano novo e eu com vários livros a serem lidos de anos anteriores!

Uma bagunça literária! E foi aí que resolvi pegar um livro para ser 'a primeira leitura do ano'. O livro é da blogueira Rose Gleize, do blog Cartas da Gleize.

Dentro do gênero literatura juvenil, a autora escreve sobre um romance entre adolescentes que se passa em uma biblioteca, ambiente propício para citar e estimular leitores a conhecerem os vários títulos e gêneros que ela indica dentro desse romance. E tem ainda filmes e  músicas. Rose consegue através da narrativa estimular a curiosidade, a vontade de conhecer autores, obras, além de nos mostrar os benefícios da leitura desde a infância.

Também nos faz refletir sobre as bibliotecas, esses espaços culturais tão necessários.




Uma leitura muito agradável para iniciar 2024!


1 - Carpinteiros, Levantem bem alto a cumeeira.

3 comentários:

  1. Oi, Ana.
    Muito obrigada por ter se interessado pela leitura e se entregado à leitura do livro. Muito obrigada pela postagem. É muito importante e significa muito pra mim. Obrigada por ter arranjado um tempinho para ler o meu livro em meio aos tantos outros que você tem para ler. Eu também tenho muitos para ler, mas tenho lido pouco devido a atribulações que tenho tido.
    Espero que em 2024 você consiga ler todos os livros ou muitos deles que ainda tem para ler.
    Boa semana e boas leituras pra você.
    Um grande abraço. 💝💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  2. Que legal,Ana Paula! Sempre achei importante ler histórias pros pequenos...Tão bom ver seus olhinhos e eu ainda "interpretava" ,o que por vezes assustava,rs... Por meus olhinhos, ando lendo pouco, mas gosto!

    Belo livro deve ser esse das Cartas da Gleize! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Interessante o enredo e a proposta. Sempre temos vários livros para ler. Eu normalmente vou leno 2 de gêneros em dias alternados. rs,rs, diferentes. Eu iniciei o ano co um romance e outro uma antologia de prosas e poemas. Bjsss

    ResponderExcluir