sábado, 24 de fevereiro de 2018

Com amor

Sem amor é o título de um filme que concorre ao Oscar 2018 na categoria de filme estrangeiro.
Não sei absolutamente nada sobre a premiação desse ano. Não assisti a nenhum dos filmes indicados, apenas um comentário num programa de tv falando e mostrando algumas cenas do "sem amor". Pais sem conexão alguma com o filho, sem o mínimo de afeto. Não senti vontade de assistir ao filme, embora deva ser interessante. Infelizmente não se trata de uma história inédita. Há mais crianças, filhos sem amor do que a gente queira saber...

Mas eu quero mesmo falar é da cena de filme que vi há pouco na rua, enquanto passeava com o cachorro. 
Fosse um filme, o melhor título seria : Com amor e com torcicolo.

Enquanto eu esperava o cachorro terminar a sua "cheiração"num pedaço de grama, avistei ainda distante uma bicicleta que vinha titubeando, tipo eu, depois de trinta anos sem pedalar!
À medida que a bicicleta se aproximava, recolhi-me mais ao canto para dar passagem, num misto de receio e curiosidade.

O homem estava bem equipado "de ciclista". Capacete, roupas. Pareceu-me mesmo alguém experiente nos pedais. Mas por que o ziguezague?

Bem mais próximo, notei e exclamei!
Havia uma cadeirinha própria de levar crianças acoplada logo atrás do homem.
Ali sentada estava sua filhinha. Também devidamente equipada: capacete de ciclista-mirim, cinto de segurança.

Mas...

A pequena adormecera. Talvez o embalo, talvez o cansaço das brincadeiras, enfim, ali no banco de trás da bicicleta, uma menininha dormia.
O pai, segurava com o braço direito o guidão. O esquerdo, se contorcia para trás segurando a cabecinha da criança.

Passou meio vagaroso e cambaleante por mim e ao ouvir minha exclamação sobre o adormecer da garotinha, ele disse, entre o desconforto da situação e um certo orgulho do heroísmo: "Minha filhinha dormiu!"

Amanhã certamente ele acordará com torcicolo!

Com amor, que assim sejam os pais!

10 comentários:

  1. Ana Paula, como tu penso que não precisamos ver filmes SEM AMOR, pois infelizmente presenciamos tudo isso ao olhar a tv, ler jornais... pena! Adorei o teu olhar atento que percebeu o pai cambaleante por uma boa causa...A filhinha dormindo... Lindo momento presenciaste! Adorei te ler! Sempre lindas mensagens pra vida! beijos pra ti e todos teus, desejando tuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivendo um horror , pai matando filhos, filhos abandonado os pais, pais que não sabem o que é amar, nem precisamos mesmo de filmes para ver a dura realidade. É tão bom te ler, vc é daquelas escritoras que nos prendem, contos e crônicas, fábulas e poesia viva na tua escrita!
    Que haja mais amor sem favores sempre na humanidade, pais e filhos nos contos reais!

    ResponderExcluir
  3. Uma história comovente, esta que nos conta. Amor paterno é lindo...
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei com medo pela criança. o pai não podia ter descido da bicicleta e levado a garotinha no colo?

    ResponderExcluir
  5. QUe maravilha de olhar no cotidiano Ana.
    Assim uma cronica critica e bonita sobre o amor, comportamento e vida que segue por aí.
    Realmente Ana vivemos dias tão duros que nem pensamos em ver fantasias da dor.
    Bom vir lhe ver depois de um tempo afastado daqui.
    Um bom fim de semana com paz e harmonia na família.
    Bju amiga

    ResponderExcluir
  6. Linda e terna história.
    Que realmente sejam assim todos os pais.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  7. Que cena amorosa !

    deixo os meus votos de um bom fim de semana
    e de uma boa Páscoa

    felicidades, ternura e muito espírito de fraternidade para todos nós!
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Ana Paula.
    Quanto ao filme vou me informar.
    Mas vale a pena conferir, eu fiz isso
    com um outro filme indicado e vencedor:
    "A forma da água". Ao pesquisar tive
    a informação que o livro foi lançado
    depois do filma, e isso é raro e interessante.
    Encontrei o livro e tenho lido encantda
    pg a pg. Se o filme tiver o tempo do livro;
    será fantástico assistir.
    Esta na categoria fantasias fantastica
    que eu amo!
    Adorei sua postagem sobre o pai
    com a criança
    na garupa.
    Linda captura sua.
    Bjins
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma

    ResponderExcluir