quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Memórias de blog

Escrever o post em comemoração aos 10 anos de blog da amiga Rosélia, trouxe-me várias lembranças do início do meu blog.

Claro, há blogues e blogueiras há mais tempo nesta caminhada e que poderão me ajudar com estas memórias de blogs!

Quando comecei, no ano de 2011, sem quase nada saber a respeito dos blogs, mas com uma vontade enorme de escrever, fui aos poucos " pegando o jeito da coisa ".

Aprendi que era deselegante pedir para alguém te seguir. O melhor caminho para isso é fazer bons comentários, que desse modo, a pessoa se interessaria pelo seu blog.

Também era descabido o tal "copia e cola um comentário ". Não tínhamos tantas redes sociais, tínhamos mesmo era um mundo de blogs a ler, seguir e comentar!

Uma coisa legal eram as postagens que indicavam dez blogues a conhecer! Era muito bom ser indicada e era gostoso também, a partir daquela lista, ir buscando novas amizades. A partir dessas listas fui conhecendo blogues ligados à fotografia, à culinária, enfim, uma riqueza!

As blogagens coletivas eram constantes, assim como eram constantes as postagens, diárias, eu diria!
Quando comecei o blog, fiz em um ano 224 postagens e por esses tempos está difícil chegar a 20 :(

O meu amor pela escrita e pelos blogs não mudou, assim como o amor daqueles que continuam por aqui.

As mudanças que eu fui percebendo?

Teve gente que à época não trabalhava fora e depois começou.
Teve gente que não tinha filhos e depois os teve.
Teve gente que migrou para outras plataformas/ redes sociais como facebook.
Teve gente que depois que migrou, voltou.
Teve quem cansou, desanimou.

Os que ficaram têm uma dedicação linda que eu tanto admiro!
Alguns conseguem manter uma constância nas postagens, outros ( euzinha ) são mais esporádicos, mesmo assim persistem!

E você, o que lembra do "antigamente nos blogues"?!

E para o agora, tem alguma opinião, sugestão?

Conta aí pra gente há quanto tempo você tem um blog e deixa umas dicas também!

8 comentários:

  1. Ana, sempre legal te ver postando e nos provocando a pensar e lembrar...

    Meu primeiro blog foi em Janeiro de 2008, já há 11 anos. Logo depois, tomei o gostinho e comecei a inventar e criar blogs. Já tive uns 12. Já tive que parar em situações de problemas saúde aqui, já pensei que aos 70 seria o marco final. Já fazem 9 meses , portanto rumo aos 71 anos e ainda estou aqui. Por vezes desanimo pois parece escrevemos, postamos para as paredes. Mas ,continuo, enquanto der!!!

    Voltando à pergunta...
    Sempre detestei, desde o início aqueles tal de atitudes que, hoje quase inexiste, ainda bem. Eu sentia como se estivesse chegando em Porto Seguro, descendo do ônibus de excursão ,quando vinham os indiozinhos(bem ensinados pelos adultos) correndo pedindo dinheiro e entregando uma sementinha vermelha,ao falar:
    _EU TE DOU, TU ME DÁS!!!
    Bah, que coisa chata., E acontecia a cada vez que me pediam pra seguir o blog de me lembrar daquelas cenas,rs...

    A interação deve fluir, passar pela vontade e empatia...O coração nos fala e parece mostrar. Por isso, os que estão conosco são amigos que podemos ter certeza, são o que nós pensamos ser...

    Portanto, minha dica de "velha blogueira",( aliás no sentido velho mesmo dessa palavra, pois hoje o sentido é mídia, é arrecadas seguidores...) é ser o mais autênticas possível e escrever com o coração na ponta dos dedos...

    Que a Rosélia festeje muitos anos mais e nós com ela, enquanto tivermos lucidez e habilidade de mexer os dedinhos para teclar,rs... beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite de paz, querida amiga Ana Paula!
    Bem, tudo o que pergunta vai estar em meu blog bem como outras perguntas neste final de semana... gostei de ver algumas perguntas por aqui também.
    Peço licença para responder por lá com mais riqueza de detalhes pois já está tudo programadinho.
    Entretanto posso antecipar um pouco: comecei em 2008 no space.live já extinto... como a Chica, em 2008...
    De lá para cá muita coisa mudou de verdade, mas ainda sinto vontade de blogar, querida.
    Vou lhe mandar o link no fim de semana, com carinho.
    Muito obrigada por citar meu blog, amiga.
    Fico muito feliz e isso é um resquício da velha guarda, nos divulgávamos com carinho como fez você aqui... sem tanto pouco caso com o blog por onde pasamos ou ânimo para blogar propriamente dito. Muito do meu jeito de blogar devo ao modo antigo de blogar... sem desleixo, com garra, criatividade a mil... fui acolhida e não julgada. Um gesto nobre de carinho quando muito precisei.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bem, estou no blogger desde 2012. Já fui bem mais ativa, mas ando um pouco desanimada com as redes sociais, e saí do Facebook, Twitter e fechei alguns blogs também.
    Acho que cada vez mais, as pessoas estão sem paciência para ler. Frequentemente alguém reclama que meus textos são longos no meu blog Histórias - mas são novelas, como escrever novelas de um parágrafo só?
    Olhando a minha lista de leitura n o blogger, descobri que muitos e muitos blogs foram abandonados ou fechados. A blogesfera está se encaminhando para tornar-se uma cidade fantasma, eu acho, infelizmente...

    ResponderExcluir
  4. Desde que comecei o meu blogue, já tanta coisa mudou… Eu gosto de andar por cá…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Como passa o tempo! Gosto de algumas redes sociais, mas não dispenso um blog. Adoro ler, comentar, descobrir. Fico feliz quando encontro um blog cheio de links para outros blogs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana Paula!
    Nossa, eu não sei quando foi exatamente que nasceu o blog mulheres, preciso olhar a primeira postagem.
    Eu não entendia praticamente nada e ainda hoje apanho em algumas coisas.
    O seu blog e alguns outros, eu acompanhava antes do mulheres nascer, na verdade, quando eu nem pensava em ter um.
    Não é fácil manter a constância de postar e nem de visitar os espaços amigos, mas vou fazendo na medida do possível.
    Tem muita coisa boa na blogosfera e a gente sempre aprende algo novo.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, que bom vir aqui para esta interessante postagem inspirada na participação da festa da Rosélia.
    Eu iniciei no blog em 2010 por época da Copa do Mundo na Africa com uma cronica sobre a boal Jabulani.
    Logo fui solicitado liberação dela ser publicada num blog regional de um blogueiro em Maceió, gostei e nunca mais deixei de postar. Nunca me preocupei com o numero de seguidores, mas com os fieis e assim gostei das BCs e por elas fiz uma grande família na blogosfera contando sempre com a mãozinha da Chica com suas BCs que é creditada pela maioria dos seguidores que tenho. Lembro bem quando fui ao seu blog e encantei com as fotografias e textos seus.
    Na atualidade tenho a seguido na BC das meninas Tê e Cris.Fui um Facebook mas cansei das coisinhas por lá com relação a intolerância politica e outras intolerâncias nojentas. Mas mantenho a página por lá e sempre tento voltar, assim como no Recanto das Letras onde tenho uma página, que preciso alimentar, pois muitos blogueiros que gosto estão por lá também.
    Ler e comentar é a melhor maneira de fidelizar amigos.
    Hoje a sigo pelo Instagram também.
    Bom que você ainda posta e assim o elo permanece amiga.
    Carinhoso abraço de toda paz.

    ResponderExcluir