domingo, 24 de novembro de 2019

Despedidas

Venho me despedindo aos poucos. Vamos nos mudar de cidade no início de dezembro.
Quando minha filha ouviu minha conversa de elevador falando da mudança, assim que ficou sozinha comigo, mostrou sua indignação:

"Mãe, que mico! Pra quê você está falando para essas pessoas que a gente vai se mudar? Ai que vergonha..."

É bem verdade que não fazer diferença na vida dessas pessoas. Sabendo ou não sabendo, tudo seguirá.

Ao longo dos cinco anos em que morei neste prédio, fui dando falta de pessoas, fui percebendo que aquelas conversar de elevador, o bom dia, o se vai chover hoje, que frio hein, vai gerando um carinho, uma preocupação, um querer bem. E isso me moveu a fazer as despedidas.

Comecei a dois meses atrás. Falava que logo não nos veríamos mais por conta da mudança e eu queria agradecer todos os sorrisos e bons dias que recebemos!

E foi incrível as expressões de surpresa e carinho que recebemos!

Minha filha, que inicialmente tinha achado tudo um mico, chegou um dia em casa maravilhada!

"Mãe, me pararam na rua para falar que vão sentir muito a minha falta e desejar que eu seja muito feliz na nova vida!"

Despedi-me de pessoas que encontrava na rua enquanto eu passeava com o cachorro e elas estavam a varrer suas calçadas. Foi gostoso, foi divertido!

Lembrei-me também de um livro sobre a vida dos feirantes de São Paulo e alguns relatos da preocupação e até mesmo tristeza deles em ter um freguês "sumido".

"Toda semana ele estava aqui, gostava de vir nas primeiras horas da manhã, dizia que as frutas não estavam apertadas e de repente sumiu. A gente fica pensando né, no que aconteceu e torce para um dia voltar".

As pessoas começaram a me dar papeizinhos com seus telefones - olha tá aqui, se você precisar de alguma coisa para o teu filho, eu tô à disposição.

Nosso filho ficará na cidade, ele mora no campus da faculdade e eu realmente posso ir tranquila! Vários guardiões estão à disposição!

No mercado encontrei uma senhora, a quem sempre cumprimento e elogio a bonita casa em forma de chalé de madeira com o jardim bem cuidado. Sempre paro para um dedo de prosa no portão dela.
Quando soube, foi logo tirando da bolsa um pedaço de papel e caneta, me deu seu telefone e a recomendação: " Olha, eu sei que seu filho que vai ficar aqui, então quando você vier visitá-lo, nada de ficar em hotel, eu moro sozinha aqui, tem quarto sobrando, você é minha convidada!"

É uma surpresa atrás da outra!

Júlio, um morador idoso, é encantado pela minha Júlia. Chorou no elevador ao saber e disse que não segue religião, mas queria oferecer-nos um verso da bíblia e o recitou com a voz embargada. Foi lindo!

A gente acha que as conversar de elevador são apenas superficiais, mas talvez exista algo a mais ali...

Na despedida mais recente, uma mãe nos contou orgulhosa "ah com os filhos é assim mesmo, eles vão encontrando o caminho deles. Olha a minha: termina agora a faculdade, vai fazer mestrado em gestão de escola pública e depois quer ir para a Finlândia estudar lá e trazer melhoras para o ensino público do Brasil".

Ah! Que magnífico isto! Uma jovem que que mudar, melhorar as nossas escolas públicas! Tudo isso só pude saber pela nossa singela despedida!

E agora eu me despeço de vocês, mas é só um pouquinho!
Só o tempo de eu encaixotar as coisas, desencaixotar, contratar outro serviço de internet.

Como não sei quanto tempo isso vai levar, quero deixar meu abraço apertado, não de despedida aqui, só de umas férias! Se eu não voltar a tempo do Natal, celebrem o encontro de pessoas, sem se importar em quem elas e nós, votamos. Celebrem o amor, o melhor que temos a oferecer!

Peço paciência e desculpas a todos os blogs que ainda não visitei. Amanhã encerraremos o serviço de internet daqui, então escrevo às pressas, com erros certamente, mas com o coração feliz em ter-vos como companhia em mais esse ano aqui neste blog.

Fiquem em paz e até bem breve eu espero!

13 comentários:

  1. Ana, com o coração cheio de alegria pela chegada do Gordo ( aproveito agora ,pois ele e Kiko foram caminhar)pra vim dizer que me encantei e vim rapidinho ,enquanto tens internet. E sem despedidas, desejo o melhor pra todos vocês no Natal. em 2020 e SEMPRE! E essas conversas, papinhos que por vezes até bobos parecem ser, nos fazem bem e podem modificar nossos dias. Que bom colher os frutos da amizade e carinhos que semeaste em cada bom dia, em cada sorriso! Bom, deixo um beijão, tuuuuuuuuuuudo de bom e aqui, vou viver cada momento com gordo, pois o tempo voa,ainda mais em época de fim de ano! INTÉ!
    Boa sorte em tua nova cidade. Quando der, me passa o endereço, tá? bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de Domimgo, querida amiga Ana Paula!
    Tenho sentido muito sua falta. Com razão agora entendi ...
    Boa mudança e senti tudo que escreveu. Vao fazer dois anos, em janeiro, que sai do RJ para ca, ES.
    Foram varios almoços e cafezinhos com amigas do predio onde estive 5 anos numa cidade onde morei dez.
    Saudades ira deixar e novos amigos ira fazer. Assim foi comigo, assim será com você.
    Tenha dias de doces exoectativas!
    Tomara possa vir no Natal para nossa festa virtual!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e ben

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa quinzena natalina, querida amiga Ana Paula!
      Espero que esteja gostando de tudo ai na casa nova.
      Tenha dias abençoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de gratidão.

      Excluir
  3. Cara Ana,
    cá estou com um sorriso de satisfação ante tua leitura de cada acontecimento amoroso vivenciado por ti. Quantas gratas surpresas recebemos inesperadamente.
    Vc é merecedora de todo o apreço que transbordou em tua vizinhança.Novos abraços te aguardam na vizinhança que te espera, porque é de teu temperamento a gentileza e o cuidado. felicidaaades na nova residência. Alegrias com a nova vizinhança.
    Te aguardo.

    Bjinho,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula, que delicadeza...Amei!
    Se a gente se abre para a vida ela nos brinda com essas maravilhas.
    Muitas felicidades na casa nova, boa sorte com a mudança!
    Vamos esperar ansiosamente a sua volta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito. Realmente dizer adeus custa tanto… Principalmente se estamos rodeados de carinho.
    Uma boa mudança.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Seja muito feliz na nova casa!
    Diz o ditado que: "Se soubéssemos quando nos encontraremos de novo, talvez tivéssemos mais ternura nas nossas despedidas!"

    ResponderExcluir
  7. Querida Ana Paula,
    fico na torcida, para tudo dar certo para vocês.
    Que a nova vida, seja de repleta do amor e cuidado de Deus!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem? Imagino que ja esteja sem internet, mas aqui deixo meu abraço e desejo de uma nova morada muito feliz! Não vejo a hora de fazer isso também!
    Ana, que mensagem linda! Me emocionei com a parte do Senhor que recitou um trecho da Bíblia e chorou por saber que tão cedo veria Júlia! Aliás, Julia e Julio! ♥
    É tão bom ler pensamentos diferentes dos nossos. Aqueles pensamentos repetitivos que não nos fazem muito bem e nos fecham a visão para certas importâncias. Apesar de sempre conversar com as pessoas daqui alegremente, sempre acho muito fria a vida em prédios. E são mesmo as conversas de corredor e elevador. Mas hoje, depois que voltei da escola com Maria (li seu post antes) já entrei no elevador com mais pessoas pensando na importância disso.. São essas conversas que depois serão lembradas.... (aquele senhor, aquela senhora, aquela menina, aquele porteiro assim assado) Tudo será lembrança e oportunidade de prosas...

    Obrigada por essa doce mensagem... Desejo realmente que vocês sejam muito felizes... Mudar é tão bom.. por dentro, por fora, de rumo e tudo mais!

    Como a Chica, tb quero seu endereço novo!

    Beijos e tudo de melhor pra vcs

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  9. Desejo que tenhas muitas alegrias em seu novo caminhar! E um bom e alegre Natal e ano novo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não tenho encontrado pessoas carinhosas e q se importam se vou ou fico
    Mas
    Sei te ter mais perto agora
    E do lado de fora do coração desde sempre

    Vim tbm desejar boa mudança \o/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Ana, bom dia.
    Sempre que venho aqui não encontro palavras, encontro o seu coração... Porque você transborda o "sentir" por onda passa, e isso me encanta sempre.
    Que experiência gostosa de despedida, a gente vai colhendo esses pequenos bilhetinhos de amor entregues em boas palavras, sorrisos, telefone de contato, abraços, etc.
    .
    Desejo boas vibrações em sua nova casa, moradia, jornada... Deus abençoe a família, a jornada do filhão que segue bem cuidado e visto por Deus, pelos olhos e oração de todos que o conhecem...
    Boas festas, um natal com muita paz e uma boa virada de ano, com boas vibrações e energia...
    Fique em paz, e retorne quando puder... Só não deixe a gente sem esse olhar atento a vida, ao sentir, ao bater de cada coração...
    Beijos doces,
    Ju.

    ResponderExcluir