quarta-feira, 10 de agosto de 2022

10 de agosto

 Venta, venta forte na manhã deste dia 10 de agosto. Chove também. Não tenho lembrança de outros 10 de agosto, mas certamente já deve ter chovido, ventado, feito sol, talvez até um arco-íris tenha existido nesta data. Mesmo sendo inverno, deve ter havido dias quentes, céu sem nuvens, ou talhadinho delas. Bem, já são cinquenta e uma vezes que eu acordo no dia 10 de agosto!

É meu aniversário e quero celebrar com vocês também essa alegria de poder estar aqui!

Escolhi um pequeno trecho de Valter Hugo Mãe para inaugurar meus 51 anos:

" Quando a avó trocou o coração por um electrodoméstico, continuou amando. Estava tão acostumada, fazia já do amor uma coisa plenamente racional. Amava por lucidez. Ela dizia: amar é saber. E dizia: amar é melhorar.

Tantas vezes me repreendeu quando rabujei ou abreviei o abraço. Ordenava apenas: melhora rapaz. Melhora."

Não uso um electrodoméstico no coração, e aliás que incrível essa palavra que o autor escolheu para marcapasso! Não trago um electrodoméstico no peito, porém trago nestes 51 anos de vida, imensas alegrias que se traduz em linguagem metafórica, de explodir o coração. Alegrias menores e as muitos pequenas que exigem até certo esforço para serem vistas. E as tristezas foram também muitas e de variadas dimensões. Diferentemente das alegrias de explodir o coração que felizmente não explodem nada, as tristezas, as de maiores dimensões, essas sim fazem grandes estragos. Acho que quando falamos em buraco no peito, mesmo que ele não seja visto em nenhuma máquina moderna, por nenhum eletrodoméstico, ele está lá. E foram muitos buracos neste 51 invernos.

E foi esse o motivo que me fez escolher a poesia acima do Hugo Mãe: entre explosões de alegria e buracos abertos, cicatrizados, esquecidos, latentes, eu sigo amando. Não perdi essa possibilidade.

Amar é melhorar. As explosões de felicidades nos melhoram e as profundas dores, de uma maneira espantosa também.

Aos cinquenta e um anos já não quero abreviar abraços. Amar é melhorar. Quero seguir melhorando.

Obrigada por estar aqui comigo, não importa o dia, se hoje, se depois.

Apenas vamos nos demorar no abraço!




Amar é saber...
Pude encontrar o ipê florido porque houveram dias em que o céu se fechou e ventou e choveu.
Já tive meus dias de não gostar dos dias chuvosos.
Melhora, rapaz. Melhora.





9 comentários:

  1. UAU! Que maravilha e nunca havia pensado num eletrodoméstico assim,rs...Genial! Deixo aqui meu abração cheio de beijos pra comemorar contigo os teus 51 anos. Eu poderia ser tua mãe, pois tenho filhos com 52, 51, 49,47 anos... E que alegria tua mãe sentiria em te ver com essa idade, tão querida e carinhosa. tão boa mãe e boa tudo,rs... Que teus 51 sejam vividos com saúde, muita alegria e que possas abraçar muito....Continua assim! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que abraço mais gostoso Chica que você me traz com palavras que me emocionaram. Obrigada mesmo!
      Tenhamos todos muita saúde e vida longa!

      Excluir
  2. Bom dia de festa, querida amiga Ana Paula!
    Estamos floridamente comemorando por aqui:
    https://flordocampo3.blogspot.com/2022/08/gestos-florais.html

    "Não quero abreviar abraços".

    Sabedoria pura, há quem viva para fazer os semelhantes sofrerem.
    Abraçar é dar o coração ao coração do outro.

    "Amar é melhorar."

    Sabedoria pura, jamais o que é Amor de verdade pode fazer alguém piorar. O desamor, sim.
    Adorei também o que disse aqui:
    As explosões de felicidade curam e a falta delas, adoece.
    Tenha um dia florido como bem merece.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos festivos e fraternos
    🎂🎁💐🕊️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já trouxe o coração carregado das flores tão lindas e das palavras que você me deixou em teu blog.
      Que delícia receber esse carinho!

      Excluir
  3. Oi, Ana! Feliz aniversário!
    Aqui no Distrito Federal por enquanto só tem ventado e feito frio, depois de vários dias de calor e abafamento mesmo sendo Inverno.
    Uma ótima postagem para aquecer o coração da gente nesse dia friorento. E além de tudo, você é uma ótima fotógrafa! Adorei as imagens do ipê rosa (rosa ou roxo? Eu nunca sei! 😓😅)! 🌳🌸🌸🌸
    Parabéns! 💐🎈🎈🎈

    Um abraço apertado,
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Rose! Recebo com gratidão teu abraço apertado!
      E olha só, eu soube esses dias pela tv que os ipês das fotos são os roxos, embora aos meus olhos pareçam mesmo os rosas. São lindos mesmo. Beijo!

      Excluir
  4. Oi Ana Paula!
    Primeiro, parabéns pelo seu aniversário,
    que venham muitos e muiitos anos de plena felicidade envolta em amor, saúde e paz.
    Você nem imagina como estou feliz em estar aqui hoje no seu blog.
    Tantos anos se passaram, desde que perdi meu blog tão antigo e com ele muitas blogueiras se foram.
    Fiz uma postagem para este seu blog e nos perdemos de vista aqui na blogosfera.
    Bem, passado é passado.
    Estou seguindo você de novo e convido você para ir lá me visitar no
    Jo Turquezza Mundial (e que já tem mais dois filhotes Australia com Cappuccino e Jo Turquezza Pinturas).
    Será muito bem vinda.
    Beijos.
    blogjoturquezzamundial

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana. um tikim atrasado como diria em Minas, estou aqui para lhe deixar um carinhoso braço neste seus 51 motivos de amar e viver cada dia com arte e beleza. O texto escolhido é fantástico em analogia e no que acende em nós este viver cicatrizado e determinado na travessia.
    Tentei por varias vezes vir ontem, mas as obrigações acabaram me desviando deste abraço.
    Que seja cada dia mais feliz com sua linda família e que não esqueça esta família virtual que formamos.
    Cuidar e viver amiga e como diz a Chica: vamos que vamos.
    Beijo no coração e que tudo de bom lhe seja favorável.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Ana
    Escolheu um lindo texto para deixar de lembrança aqui dos seus 51 dias caminhados entre chuvas e trovoadas,
    céu azul e dias nublados. Tão bom vive-los e que possa contar mais 51 , da mesma maneira. Linda e feliz!
    Um grande abraço ,Ana Felicidades e saúde.

    ResponderExcluir