terça-feira, 2 de agosto de 2022

Três coisas boas

“ - Quero que vocês tenham um caderno na mesa de cabeceira - ele disse. - Toda noite, antes de dormir, quero que repassem seu dia. Façam uma lista curta com três coisas boas que aconteceram.

   - E se não acontecerem três coisas boas? - alguns de nós perguntamos em uníssono.

   - Bem, essa é exatamente a questão - ele disse. - Esse exercício desafia vocês a descobrirem três coisas boas todos os dias. Não precisam ser coisas grandes. Na verdade, não serão coisas grandes a maior parte do tempo. Coisas grandes, importantes, não acontecem todos os dias. Conquistar um prêmio, casar, arrumar um novo emprego, sair  de férias. São os grandes espaços de tempo entre esses eventos monumentais que formam a vida. Certo? A ideia aqui é que as pequenas coisas têm poder. A interação com alguém no elevador, ou com um vendedor de loja. Pequenas vitórias, como consertar  alguma coisa  que nos incomoda em casa. Quero que vocês  façam com que três coisas boas aconteçam todos os dias. Isso vai ajudá-los a descobrir que o que é bom já existe à nossa volta.”


Trouxe esse trecho de um livro que li recentemente ( Rádio Sangri-lá de Lisa Napoli ).

É algo que já sei, que já fiz com meus filhos, que exercitei aqui mesmo nos blogs e que de tempos em tempos eu preciso recordar.


Por vezes o desânimo ronda, por vezes entra e quer ficar. Foi e ainda é a pandemia, guerra, inflação, eleição, fome e violência pelas ruas. Às vezes me pego olhando tanto para as notícias que dificilmente são boas que vou me distanciando do que traz leveza ao olhar e ao coração.


O simples nem sempre é fácil, muitos já disseram isso de inúmeras maneiras. 

Tenho colocado um esforço alegre em procurar, ao final de um dia, essas pequenezas que nos fazem atravessar as adversidades com mais leveza, sem perder o ânimo.


E você, encontra fácil três coisas boas todos os dias na tua vida?!



Esse dente-de-leão estava no caminho quando levei o cachorro a dar uma volta!


6 comentários:

  1. Oi, Ana! 💐
    A foto ficou ótima! Que lindo o dente-de-leão! Essa espécie de flor sempre me causou admiração. O excerto é ótimo também e inspirador. Dá vontade de colocar em prática.
    E respondendo à sua pergunta do fim da postagem, eu não sei se eu consigo encontrar realmente todos os dias três coisas boas que me aconteceram, mas desde que eu li Pollyanna, um livro dos gêneros infanto-juvenil e Cristão, que ensina o "jogo do contente", dentro do qual devemos estar contentes de tudo, até mesmo das coisas ruins que nos acontecem, atribulações, pois poderiam ser piores, eu passei a enxergar a vida com outros olhos, com bons olhos sempre, aprendi a não me desesperar muito, na medida do possível, a manter a calma, em meio às dificuldades, caminhando com a certeza de que no fim as coisas se ajeitam e darão certo, voltarão ao seu normal. Eu acredito que a vida é feita de fases e fases passam, sempre acabam. Na vida tudo passa, tudo tem um fim. 🌞

    Um abraço apertado e boa tarde!
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  2. Boa tardinha, querida amiga Ana Paula!
    Deus, o ousado Amor de Deus nos dá mais do que três no dia.
    Partilho com você as de hoje:
    - meu filho chegou bem ( se livrou de um grave acidente de carro).
    -comi comida que estava com vontade (pensei em todos os que não tinham um prato na hora do almoço sequer).
    -li um bom livro sobre a Mulher e seu potencial...
    Vou anotar a cada dia.
    Incrível como hoje, enquanto fazia uma longa caminhada na praia, pensei em como a minha vida mudou após Pandemia. Muito mesmo, tive que abandonar quase tudo que gostava.
    É dilacerante e desanimador, mas estou viva.
    Muito obrigada por um rico post.
    Tenha um anoitecer abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderExcluir
  3. Que legal teu texto,Ana Paula!
    Confesso que sempre tenho a mania de ver o lado bom das coisas e mesmo assim, por vezes, parecem faltar. Mas olhando bem, sempre temos: estamos vivos, nosso amado ao lado e a família andando bem... O resto? flores que nascem mesmo no apartamento, janelas que mostram o sol e céu e então, vemos quanto temos de bom! Adorei! Te respondi sobre o canteiros lá no WhatsApp.
    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Ana, que delícia ler suas palavras.
    Que saudade que eu estava!
    Obrigada pela companhia, sempre.
    Um abraço e estou aqui, hoje, catando três coisas boas no meio do meu caos particular.

    ResponderExcluir
  5. que bela postagem. reconfortante suas palavras. Vc tem razão, é tanta notíca ruim que nos distanciamos de pequenas coisas que nos deixam bem. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. O Ana Paula, quanto tempo não vejo uma notificação de posts seus! Pensei que havia desistido do blog...Mas pelo visto o blog está ativo, que bom! Amei este exercício. Sabe que tenho um Pote de Bênçãos? Sempre que algo me toca o coração anoto num papelzinho, dobro e coloco num vidro de palmito vazio. Quando o desânimo bate, é só pegar qualquer um para aquecer o coração e alegrar o momento. A gente renova a coragem. Abraço carinhoso

    ResponderExcluir