sexta-feira, 26 de maio de 2023

Itália

 Sim! Itália!

Era um sonho antigo e, para nós que temos que atravessar o oceano, é um tanto mais difícil.

Enfim, o momento de realizar o sonho de conhecer a belíssima Itália chegou!


Claro que quando digo “conhecer a Itália”, não é uma verdade. Como turistas, conhecemos um recorte num curtíssimo tempo.

O suficiente para nos encantar, marido e eu.


Chegamos em Roma e tínhamos esse primeiro dia livre, já que fomos com uma operadora de turismo em grupo.


O Vaticano foi o que escolhemos para ter nosso primeiro contato com as belezas da arte, da arquitetura.


Saí daqui do Brasil com a intenção de estar com os olhos livres para poder apreciar aquilo. Para mim, a linha é muito tênue, é muito fácil contaminar o olhar com a ostentação da Igreja, com seu período cruel, enfim as mazelas.


Lembrei-me da fala de um professor muito querido que dizia algo assim: quando você vai receber em sua casa alguém muito querido, que você deseja muito acolher, receber, você colocará a melhor toalha e a melhor louça na mesa. Seus lençóis estarão perfumados.


O estilo do Vaticano, particularmente, não é o que eu tenho afinidade, mas isso não me impediu de admirar a beleza delicada, grandiosa de tudo aquilo.


Não posso deixar de registrar que nesse primeiro dia, fui surpreendida quando estávamos no hotel, pelos sinos de uma igreja que não estava ao alcance dos olhos, mas me encantou ao tocar a ave-maria às seis horas da tarde.


Aliás, os ouvidos foram agraciados com o badalar dos sinos por todos os lugares que passamos. Um deleite!







8 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Ana Paula!
    Acertei. Suas dicas foram certeiras. Era onde ia eu começar a viajar, mas troquei por Portugal e não me arrependo. Queria conhecer as amigas virtuais de lá.
    Suas fotos estão lindas e estar no Vaticano e um sonho ainda.
    A Itália tem muitos lugares lindos.
    Fico feliz por você ter realizado seu sonho.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que beleza Ana poder realizar um sonho e trazer belos olhares na partilha.
    A riqueza as vezes nos incomoda por um lado, por outro nos encanta pela arte de tantas coisas belas e bem inspiradas.
    Um carinhoso abraço e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula! que lindas tuas fotos. Perfeitas! Sabes que eu senti a mesma coisa... Quando entramos no Museu do Vaticano, fui sentindo uma "gana persecutiva", irritação ,até que coloquei pra fora o que sentia...Raiva ao ver tantas riquezas na igreja e tantos sem nada... Depois passou e consegui apreciar bem as artes! Aliás, AINDA BEM, em Roma e toda Itália, não precisamos entrar em museus...A arte se mostra a cada cantinho!

    Adorei ver! beijos, tudo de bom,chica e vamos aguardando mais e mais!

    ResponderExcluir
  4. Que viagem maravilhosa! É muito bom quando realizamos o sonho de conhecer um local, show!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com as tuas primeiras impressões de Itália...
    Também escolheria o Vaticano, pela arte sacra e longa história...
    Dias felizes no doce lar... Abraços.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Ana Paula
    Realizar um sonho é encantador, parabéns, lindas fotos, a Itália é bela, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Paula!
    Muito chic, você!

    Fico muito feliz, quando vejo que algumas pessoas realizam seus sonhos.
    Os meus, continuam guardados, adormecidos.

    Muito bom voltar aqui.
    Beijos, Deus abençoe sua vida sempre!

    ResponderExcluir
  8. Essas esculturas em mármore parecem feitas com magia tamanha é a sensação de movimento que o artista conseguiu colocar numa pedra tão fria. Que alegria saber que você realizou um sonho e deve ser muito bom mesmo ouvir os sinos e a Ave Maria as 6 da tarde, para mim essa é a hora mais magica do dia.

    ResponderExcluir