terça-feira, 13 de junho de 2023

Padova

 No meu passeio por um pedaço da Itália, tivemos uma breve passagem, breve mesmo, uma hora e meia, por Pádua.

Especificamente conheceríamos a basílica de Santo Antônio de Pádua.

O dia estava chuvoso, tivemos que caminhar um bom trecho a pé e meus pensamentos enquanto seguíamos pelas ruas molhadas era apenas "mais uma igreja".

Passei pela porta da igreja sem expectativa nenhuma e foram apenas alguns passos, três ou quatro para que eu fosse inundada por uma sensação estranha porém agradável e intensa.



Não era sobre a beleza desta basílica em si, já tinha visto em termos de obras de arte, arquitetura, outras mais belas.

Era algo mesmo além disso.
Dentro da basílica era proibido fotografar, certamente na internet é possível encontrar registros, inclusive a fotografia que eu fiz não conseguiu retratar o tamanho e a beleza toda de seu exterior. 

Fiz fotografias do claustro que é anexo à basílica.







Após nosso retorno, Sant'Antonio di Padova permanecia em meus pensamentos. Peço desculpas mas eu confesso que, as histórias que eu conhecia, santo de cabeça para baixo, santo no freezer, nunca me agradaram e não gosto dessa abordagem.

Seria apenas isso Santo Antônio? Ou seria meu conhecimento, melhor ainda, o meu não conhecimento a respeito do menino Fernando, que se tornou Santo Antônio, que era ausente?

No dia seguinte ao nosso retorno, ainda com metade da mala para ser desfeita, soou a campanhia e um moço de voz bonita me entregava a biografia de Santo Antônio de Pádua.

O livro está emprestado, aliás tem uma fila de empréstimos!

Levei cinquenta e um anos achando que Santo Antônio era apenas festa junina, simpatias e santo casamenteiro...

Acho que comecei a entender tudo o que senti naquela igreja. É incrível a vida e as ações, a entrega, a fé de um Fernando que se tornou Antônio.

Se você tem, como eu tinha essa visão pequenininha desse imenso santo, vai se encantar com a biografia dele.

É fato que tem sim ajuda nos dotes de moças para casar, mas é algo muito, mais muito maior que isso.













7 comentários:

  1. chica deixou um novo comentário na sua postagem "Padova":

    Ana, adoro teu olhar sobre tudo na vida! Sem,pre encontras algo a mais e muiiiiito mais! Lindas as fotos e realmente, por fora, não vemos grandes belezas em várias igrejas italianas, mas dentro, a surpresa chega. Mas, falando bem francamente, preferiria que fossem todas simples...Já sabes que não gosto de frescuras em nada! Muito menos em igrejas. Acho bonito, mas desnecessário ! o menino Fernando que se tornou Antônio tem uma linda história! Adorei mais esse relato da viagem e depois dela! beijos, chica


    ResponderExcluir
  2. Bom dia de Santo Antônio querida amiga Ana Paula!
    Uma grande bênção foi conhecer, em Portugal, a Igreja do Santo Antônio de Lisboa tão devotado.
    Nunca fiz simpatias com o pobre do santo. pôr de cabeça par abaixo e até uma falta de respeito, creio.
    O amor nos alcança e não precisa correr atrás.
    A história mostra sua humildade e fé inabalável. O que Deus pede e todos nós.
    Gostei de conhecer por você a da Itália.
    Tenha dias abençoados na Proteção de anto Antônio!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana compartilho de seus pensamento sem criar polemica com religiões.
    Interessante sua reação e revisão de pensamentos. Tenho lido através de nossos amigos de Portugal, sobre a vida de Fernando até Antônio, minha mãe e pai eram devotos do Antônio, o que gerou meu nome.
    Gosto das construções das igrejas antigas e na Alemanha (Colônia) pude ver num museu no fundo da catedral de Colônia os equipamentos usados para aquelas construções góticas.
    Grato por mais esta partilha da Itália e sobre Santo Antônio.
    Que a semana flua leve e alegre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana Paula,
    Viajar é sempre gostoso, se for a viagem dos sonhos então nem se fala. Achei linda as fotos que você tirou da basílica e nem sempre sabemos a história completa dos nossos santos. O meu irmão mais velho viajou no mês passado para a Itália e Espanha, foi conhecer a terra dos meus avós maternos, no seu relato teve boas histórias e alguns perrengues também, mas faz parte de toda viagem. Fico feliz que você tenha curtido as suas férias e esteja de volta ao blog.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Sim, Padova é linda e rica de história. Assim como a vida de Santo Antônio. Obrigado pelas palavras de conforto.

    ResponderExcluir
  6. Santo António de Lisboa em Pádua foi professor universitário.
    Gostei muito da sua reportagem e admiro-me não se ter interessado
    pela minha reportagem no meu A Vivenciar...
    Foquei o lado popular do Santo, manifestando todo o carinho que
    os lisboetas lhe devotam e não só... Há por lá um brasileiro (bem lindo)
    Dias muito felizes. Abraço.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Em Igarassu, cidade onde meus pais moram atualmente, tem um Convento de Santo Antônio construído no século XVI. Sou apaixonada pela igreja de lá que tem as paredes cobertas com a história dele contada através da azulejaria portuguesa, por isso conheço um pouco da história dele e do papel dele como Doutor e franciscano. Que delícia de post, é como uma janela para espiar o outro lado do mundo.

    ResponderExcluir