domingo, 13 de agosto de 2023

Celebrando os pais

Na última sexta-feira, ainda de madrugada, levamos nossa filha Júlia para o aeroporto. Como já é de conhecimento de muitos aqui, ela vai estudar na universidade federal de Minas Gerais, UFMG, em Belo Horizonte e começa seu curso na próxima segunda-feira, dia 14.

Anteriormente fomos à capital mineira ajeitar moradia para ela, depois o carro foi carregadinho com a mudança, nem coube a mãe lá dentro! E agora ela foi ( sozinha ) para iniciar seus estudos.

Na semana que antecedeu sua partida, eu li um livro que comprei para ela - Pequena coreografia do adeus de Aline Bei.

Li rápido e lhe entreguei o livro. Ela puxou conversa sobre o que eu tinha achado da leitura e eu apenas respondi - só leia, e depois conversamos.

Júlia finalizou a leitura no avião e quando conversamos ela me disse algo que me marcou.

Com o livro, ela se deu conta que cresceu e viveu num lar com harmonia e como isso faz diferença na vida dela.

( Outro dia falo mais sobre o livro, mas a ênfase é sobre a família desajustada em que a criança vive ).

Realmente, essa é uma qualidade da qual me alegro: as crianças cresceram em um ambiente de harmonia.

Houveram desafios, desentendimentos, dias difíceis, mas nós, os pais, conseguimos manter a serenidade para atravessarmos nossas noites escuras. E ouvir isso de nossa filha, mostra que foi verdadeira a atmosfera de serenidade.

Esse é o nosso primeiro dia dos pais com Júlia longe de casa, interagindo por chamada de vídeo e foi um presente receber essa reflexão dela.


Quando uma vida nos é entregue temos a missão de criá-la com muita responsabilidade, amor e proporcionar um ambiente de paz. Seja o pai, o tio, o avô, o padrinho, uma figura materna responsável por uma criança, assim deveria ser a sua criação, envolta em amor e paz. Sonho isso para todas as crianças!



Aqui papai apreciando seu presente!


Aproveito para agradecer todo o carinho que recebi pelo meu aniversário! Muito obrigada 💜




6 comentários:

  1. Emocionante deve ser esse livro e já te imagino em lágrimas...Faz toda a diferença um lar de amor,harmonia, mas TOOOOOOOOOOOODA mesmo!
    Que bom ela cresceu assim e vocês podem ter a consciência bem tranquila! Feliz domingo por aí! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. É sempre um desafio o ato de criar uma filha ou um filho, Ana. Assim como foi para nossos pais, também será para nossos filhos criarem os deles. Desentendimentos de casal? Qual casal não tem lá as suas desavenças? Dificuldades financeiras? Bom, se não somos filhos de políticos, juízes, magnatas, rajás, paxás e sei lá mais o quê, então teremos que pelejar (ah! esqueci! filhos de alguns jogadores de futebol... rsrs. mas só alguns, pois a maioria torra a grana toda com a mulherada!).
    Eu não sei se terei netos, pois meu único filho, e a companheira dele, estão decididos a me dar somente cachorros como netos. São dois labradores morando com eles, e um finado coelho, que atendia pelo singelo nome de "banguela". Pode isso?
    O bom de tudo, nesse momento, é olhar para trás e ver que a missão está sendo cumprida. Aliás, cumprida e comprida, no dois sentidos, pois é algo grande, e que parece que não acaba nunca. Mesmo com eles já crescidos, ainda precisamos, nós, os pais, apagar alguns incêndios na vida deles. E isso é até interessante, pois mesmo quando adultos, os filhos querem colo, e acham que nós iremos durar para sempre. Mas isso é outra história, para outro post!
    Mudou o visual do blog, minha amiga? Ou sou eu que estou tomando analgésico em demasia? rsrs.
    Já quanto ao seu niver, nem agradeça. Quem agradece somos nós, tanto pela sua presença em nossas casas de letras quanto por sua simpatia e humildade.
    Linda semana pra ti e família, Ana. Só mais uma coisa. Fala nada pra Julia, mas se eu tivesse uma filha, esse seria o nome que eu teria escolhido. Tenho um apego sem igual por esse nome, e também por Dora (minha Dorinha dos contos). Grande abraço, minha amiga.

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Os filhos crescem e criam asas, já foi dito amiga.
    Que a menina seja bem recebida pela Belô e UFMG e assim,
    possa trilhar sua carreira de sucessos com estes aprendizados colhidos na família.
    Morei em Belô e estudei lá na PUCMG durante cinco anos.
    Um livro é sempre uma viagem e pelo visto este livro trás uma boa e bela mensagem de vida.
    Feliz dia ao papai e uma feliz semana para vocês.
    Abraços de paz Ana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Ana Paula!
    Tanto os filhos voam... Como nos vamos nos despedindo da vida com a partida deles.
    Gosto da sua forma de narração muito bem desenvolvida.
    Eu ainda tenho meu padrinho
    É numa bênção .
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. A vida é assim mesmo e devemos estar preparados para todas as eventualidades.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  6. Que postagem lindo.
    Vou procurar sobre esse livro.

    Ana... caminhando pelos caminhos da educação, frequentemente, visito a minha história, a minha formação, a minha família.
    Crescer num ambiente de harmonia, valores, virtudes, faz muita diferença para uma pessoa.

    Que Deus continue abençoando você e sua família.

    Abraço.

    ResponderExcluir