A proposta dessa partilha veio lá da Sissi e eu soube através da participação da Chica.
Em comemoração ao dia mundial do livro, a Sissi propôs que escolhêssemos um livro que tenha nos marcado para fazermos a postagem.
Eu escolhi o livro Da minha terra à Terra, do Sebastião Salgado.
Diferente dos seus livros de fotografia, que tem um custo elevado, esse livro traz a história do grande fotógrafo brasileiro ( custo médio de 25 reais ).
A frase inicial já é arrebatadora "Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo".
A leitura vai nos fazendo compreender como se dá o trabalho dele, projetos que levam cinco, seis anos ou mais.
Faz-nos confrontar a virtude da paciência nestes tempos tão imediatos.
Eu que conhecia somente umas fotos, não imaginava o homem por trás delas e a mulher também! Sua esposa Lélia tem papel fundamental na sua trajetória.
E acompanhando essa trajetória vamos entendendo a trama pessoal, política, ética, sua generosidade, que o levou a retratar de forma incômoda aos olhos, as mazelas da África, os grandes deslocamentos em Êxodos, as destruições ambientais. Não é apenas um trabalho de fotógrafo. O envolvimento de Sebastião é uma emocionante lição de humanismo.
Vou destacar dois trechos do livro que nos fazem perceber a grandeza e humildade que há nesse homem:
"Como em todos os meus relatos fotográficos, fui apresentado àquelas pessoas e comunidades por instituições e organizações que trabalham com elas. Dediquei meu tempo a conhecê-las, a conversar com elas. Sempre fico de frente para as pessoas que fotografo.
Nenhuma foto, sozinha, pode mudar o que quer que seja na pobreza do mundo. No entanto, somada a textos, filmes e toda a ação das organizações humanitárias e ambientais, minhas imagens fazem parte de um movimento mais amplo de denúncia da violência, da exclusão ou da problemática ecológica. Esses meios de informação contribuem para sensibilizar aqueles que a contemplam a respeito da capacidade que temos de mudar o destino da humanidade.
A fotografia é uma escrita tão forte porque pode ser lida em todo o mundo sem tradução."
Para participar clique aqui.
Ana Paula, não estás atrasada! o Desafio da Sissi iniciou ontem!
ResponderExcluirE adorei o livro que trouxeste. O olhar não só da obra, mas perceber o apoio da família, a virtude da paciência tão essencial em nossas vidas é poder olhar para o fotógrafo,escritos, com olhos de ver e muito aprender! ADOREI! beijos, belíssima participação! chica
Olá Ana Paula, como diz a Chica não está atrasada o desafio dura 1 semana :)
ResponderExcluirSabe o que é engraçado, ainda no outro dia vi uma entrevista deste fotografo num canal português e fiquei encantada com as suas fotografias, principalmente as de África. Não fazia ideia de que tinha um livro, estamos sempre aprender e a descobrir coisas novas. Valeu a participação. Obrigado. Bjs e bom fim de semana
Olá menina,
ResponderExcluirEu estou de olho no livro Genesis, e não sabia que tinha outro sobre ele. Vou procurar por aqui, achei muito interessante tudo que você escreveu sobre ele.
Tenha um lindo final de semana,
beijos
www.meucantinhos.blogspot.com.br
Adorei o livro e já me deduro: eu não tinha paciência para nada, queria tudo na hora, aprendi tanto já com as coisas que a vida me trouxe. bjs e tem linda oração no blog
ResponderExcluirEngraçado, sempre folheio livros de fotografias, muitos acho lindos, mas não tenho nenhum... risos :P
ResponderExcluirBeijocas
www.vidabonita.com.br
Oi Ana Paula,
ResponderExcluirAcompanho a trajetória do Sebastião e da Lélia há alguns anos, tenho uma admiração profunda por eles.
Tem um Roda Viva da TV cultura com o Sebastião Salgado que é maravilhoso, já vi várias vezes. Vale à pena conferir, vá no site da TV cultura e busque, se não me engano é do final de 2013. Uma preciosidade.
Vou dar uma conferida nesse livro, valeu a dica.
Bjs e bom final de semana