sábado, 2 de março de 2024

Devocional

 


Nessa semana tivemos o Dia Mundial da Oração, que acontece na primeira sexta-feira de março, e tivemos postagens muito interessantes aqui nos blogs.

E lá na She um convite simples, direto e por vezes nada fácil de aceitar.
Inspirada por esses textos, fotografias, histórias, quero puxar uma conversa sobre a prática dos devocionais.

A prática não é novidade. Consiste em tirar um momento do dia para se dedicar à leitura e reflexão de um texto sagrado. É geralmente associada à textos cristãos, mas pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que não pratique uma religião. Uma palavra para a prática dos devocionais é disciplina.

A novidade é que agora existem inúmeros aplicativos para celular com mensagens diárias e estão entre os mais baixados, além das muitas publicações de livros sobre o tema seja para a prática individual, com crianças ou em família.

Vou deixar também o link da matéria que eu li e que traz 18 livros devocionais contemplando além dos cristãos, um livro de matriz africana, um para budistas e até um devocionário com mensagens de plantas. Para conferir, aqui.

Você tem essa prática dos devocionais em sua rotina? Utiliza aplicativo, livro, a bíblia, segue perfis no instagram ligados ao tema? Me conte aí nos comentários, vou adorar saber o que te inspira!

7 comentários:

  1. Bom sábado de Paz, querida amiga Ana Paula!
    Muito bom saber que nossos posts são lidos e inspiram outros amigos.
    Desde que fiz meus Exercícios Espirituais inaciamos (Santo Inácio de Loyola) em 2000, sou muito mais livre em relação às práticas devocionais.
    Não consigo levantar, viver o dia e dormir sem agradecer ao Bom Deus pelo dia e por tudo.
    Só um leproso voltou a agradecer enquanto outros mais foram só pedir... todos conhecemos a história ilustrativa bíblica.
    A gratidão é o que mais agrada a Deus ou ao Criador.
    Também me libertei da religião rigorosa onde temos um Deus vingativo que tudo vê para nos castigar e que mira em nossos erros no alvo como um padrasto/madrasta. Ele não é assim.
    Que horror seria!
    Enfim, o Deus da catequese antiga não tem razão de ser em muitos aspectos. Ele não é vingativo , é Amor.
    O Amor ao próximo é o primeiro mandamento juntinhos ao a Deus e a nós mesmos...
    Portanto, todas as práticas que sejam assim, eu aplaudo.
    Não significa que vá so mesmo tempo à missa ao culto e à sessão espírita. Não, absolutamente!
    Tenho minha fé como opção pessoal, mas tudo que fizer bem a mim e ao próximo por minha feita eu digo amém, aleluia ou anamastê...
    Se agir assim na minha prática, sei que estarei agradando ao nosso bom Deus, independente de religião.
    Ficar pregada em práticas que não ultrapassem o meu umbigo eu rejeito piamente.
    Eu fui no link que você nos facilitou. Muito obrigada.
    Sua gentileza e sensibilidade em ler, com atenção, vários amigos e
    vertentes é muito salutar.
    O mundo virtual nos favorece muito em saber termos prudência na aceitação de inúmeras práticas devocionais.
    Em suma, não pisotear o coração do outro deve ser um princípio básico de todo ser humano íntegro.
    Assim penso e estou sempre aberta a ouvir pessoas diferentes e acolher o que pensa diferente.
    As igrejas e outras denominações religiosas ou não estão cheias de fariseus e sepulcros caiados.
    Que Deus nos dê a sua Graça!
    Tenha um abençoado final de semana!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula
    Amei saber mais sobre isso
    Que Deus abençoe...
    Abraços e bom fds.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana.
    Não sei se isso significa devocional, mas eu gosto de ler a Bíblia e de meditar em seus textos. Atualmente eu estou estudando os livros de Jó e de Oseias. Leio livros e textos e assisto a vídeos relacionados que sirvam de suplementos para melhor compreensão do livro sagrado e expansão dos meus conhecimentos sobre o mesmo.
    Bom sábado. 💐

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula, não sou muito desses hábitos , talvez porque meu tiipo de oração é diferente...Não preciso de palavras rebuscadas ou cheias se formatações. Minha linda com o Alto é bem Direta e falo com Ele em qualquer hora e lugar. Por vezes pra reclamar do que me aprontou, outras vezes pra me desculpar, outras, essas muito maiores, para agradecer. Assim convivemos e muito bem! O que mais gosto de ler, são os salmos!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi, minha querida.
    Esse contato com Deus, essa nossa entrega e tempo de qualidade com Ele faz toda a diferença nesse relacionamento.
    beijo, beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana Paula
    Obrigada pela destaque que deu à minha postagem.
    Não estava nada à espera .
    Gosto dessa peça em madeira que postou.
    Tenha uma boa semana.
    Um beijo.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha esta prática mas faz tempo que não faço.
    As vezes faço uma oração com minhas próprias palavras
    e sempre agradeço a Deus quando realizo algo ou passo por uma situção difícil.
    Um abraço!

    ResponderExcluir