Quinta-feira, dia 18, será lançada oficialmente a carta, a nova encíclica do Papa Francisco; só que a carta já vazou e seu conteúdo trará uma tentativa ambiciosa de unir ambientalismo e fé cristã.
O pontífice condena a inação internacional diante da mudança climática e argumenta que a humanidade não tem direito de destruir outros seres vivos.
Não cabe à Igreja tomar partido, mas sim fomentar o diálogo, é o pensamento do Papa.
( Observatório do Clima )
Inegável também que as mudanças climáticas se acentuaram em nosso país. Se antes apenas o Nordeste sofria com a seca, ela chegou ao Sul e Sudeste, secou represas, reservatórios, afetou a agricultura, pecuária, e impôs novos hábitos de consumo à população.
Em outros continentes, populações inteiras são expulsas de seu território por conta dessas mudanças.
Oxalá o Papa Francisco consiga, nessa ambiciosa carta, fomentar o diálogo e induzir as mudanças necessárias para a preservação da vida no planeta.
Um vídeo, lançado por uma organização internacional, mostra o Papa como um super-herói nessa batalha.
Eu adorei o vídeo. Pode ser que muitos não gostem de vê-lo retratado dessa maneira caricata e super humorada.
#papapeloplaneta
Para mudar o tudo precisamos de todos!
ResponderExcluirEssa frase final fala tudo no vídeo e tomara o Papa consiga pelo menos acordar mentes adormecidas ou que não querem enxergar a necessidade de mudanças...
Lindo post! Belo tema! bjs, chica
Mudar o mundo
ResponderExcluirQuebras dogmas mais políticos que religiosos
E os religiosos engessados
Religião e natureza são um infinito de afinidades
*Aplausos para seu Oxalá em meio a fé cristã
Quebras de...
ExcluirExcelente análise para reflexão. Mudanças climáticas devem ser operadas apenas pela natureza, a mão do homem muitas vezes, em vez de melhorar, só piora.
ResponderExcluirBeijos
www.brasildobem.net
Olá, querida Ana
ResponderExcluirPostei no face, aposto nele também e na conscientização dos seres 'humanos'...
Bjm fraterno
ResponderExcluirBoa noite Ana Paula :)
assunto muito sério, os recursos do mundo foram aprisionados pelas estruturas que produzem dinheiro; é muito complicado lutar contra essa força vertiginosa, mas é preciso tentar... :)
abraços
Angela
Eu tenho um fraco pelo papa Francisco, ele ganhou minha atenção por São Francisco de Assis ser meu santo preferido, se fosse católica seria devota dele e depois disso ele só melhora. Com essa de defender todas as outras especies de vida animal do planeta então... #MuitoAmor
ResponderExcluirOi Ana Paula, faço votos que essa encíclica tenha realmente um efeito positivo no próximo encontro da Cúpula do Clima em Paris. Toda ajuda é bem vinda!
ResponderExcluirBjs
Independente de religião nem seria preciso grandes líderes incentivarem a todos mudarem suas ações, se fôssemos conscientes, se cada um fizesse sua parte, se as grandes empresas poluíssem menos, se o govrno fiscalisasse a ferro e fogo o desmatamento da amazônia e todos plantassem mais árvores. Mas é preciso gritar aos 4 ventos por socorro. que a voz, não só do Papa mas de cada um, ecoe e mude o pnsamento, as ações , o mundo.
ResponderExcluir