quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Muito além da hashtag

Recebi através do instagram, o convite para postar uma foto em preto e branco pela luta contra o câncer e escrever "desafio aceito".
Neste mesmo dia eu já havia reparado nas tais fotos em p&b e fui procurar saber mais sobre esse desafio.
E é aí que eu me decepciono.
A intenção, a ideia, é excelente. O alcance das redes sociais é imenso, incrível.
Porém, a grande maioria das coisas que eu vi e li dentro da #desafioaceito, foram fotos lindas de mulheres e vários comentários assim escritos: linda, gata, arrasou, diva.
O desafio não deveria ser para enaltecer nossos egos. Dessa forma ele se esvazia.

Lembrou-me de um outro desafio desses recente, o jogar em si ou em outra pessoa um balde com água e gelo e teve uma enorme repercussão, só que muitas pessoas nem sabiam qual era a finalidade daquilo.

Para mim esses desafios só fazem sentido quando nos comprometemos a uma ação, uma atitude.
Além do cuidar-se, e para aquelas pessoas que querem cuidar-se mas não conseguem porque nem acesso a serviços de saúde têm?
O que podemos fazer por uma pessoa que esteja atravessando esse momento difícil do tratamento?
Pegar o filho na escola para ela? Comprar pão, fazer feira, conversar, silenciar.
Estaríamos dispostos a nos desconectar de nossos eletrônicos por uma hora e "doar" essa uma hora em orações, preces, pensamentos elevados? Levar uma flor para alegrar um tantinho aquela casa? Fazer uma campanha para arrecadar lenços para as meninas, mulheres que perdem seus cabelos?

Há tanto a fazer além de apenas postar uma foto.
Ao aceitarmos um desafio, que ele seja muito além de uma hashtag.


11 comentários:

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá Ana Paula,
Ao nosso lado existem pessoas que precisam, algumas vezes, só de um abraço para sentirem-se aceitas, amparadas e na nossa pressa nem percebemos.
Olhar o outro e ver além da aparência é um exercício, que requer despojar de si, para acolher o outro.
Gostei da reflexão que o post me trouxe.
Um abraço,
Sônia

✿ chica disse...

Concordo contigo, Ana Paula! Ao participar e nos inserir numa hashtag, temos que realmente estar ,nos sentir imbuídas de algo fazer .Seria muito fácil apenas com um post ou clique ajudar, mas não é assim! Há tanto a se fazer e na real. Claro que sei bem o quanto valem os carinhos virtuais em horas que precisamos. Mas pensemos em fazer algo ao nosso redor. Há tanto, mas tanto mesmo !! E simples gestos, fáceis de realizar e podem mudar o dia de alguém!

um beijo, tudo de bom,chica

Filha de José disse...

Poxa Ana...
Vários amigos meus postaram essa hashtag. E eu não sabia o significado até esse exato momento. Eu não recebi a proposta pra esse desafio.

Concordo plenamente com você.

"Desafios" como esse são fáceis demais de serem realizados. Eu nem chamaria de desafios.

Desafiador mesmo é se colocar no lugar da outra pessoa por alguns instantes, pensar no que gostaríamos que fizessem a nós se estivéssemos no lugar dela.

São tantos outros desafios que já vi e tenho um olhar um tanto crítico nesse meio virtual...

#somostodos...

Não... Não #somostodos na maioria das vezes. Postar uma foto ou uma hashtag não faz que uma pessoa não seja mais discriminada, não faz que uma situação seja mudada.

O que muda são as nossas ações cotidianas. Quando paramos por alguns minutos de olhar para o nosso umbigo, para nosso ego, para nossas "verdades" e conseguimos olhar para o nosso próximo, nos colocar no lugar dele.

Isso tudo não é fácil.

Mas seguimos tentando.

Abraço forte querida!

Poesia do Bem disse...

Poxa Ana eu também vi e me entristeci, principalmente quando se tem a realidade por perto.Aqui na cidade estamos tristes e sofrendo com a dor de uma amiga que acabou de dar a luz e no parto descobriu-se o câncer, e sem plano de saúde e com o sus já viu, temos ajudado, doado em valores para os exames, feito bazares e orado muito e força pelas redes, pq só uma foto não muda nada. Tem novidades no blog

Tina Bau Couto disse...

Um desafio fazer ver e ser além do aparecer e parecer

Toninho disse...

Oi Ana, muito interessante esta sua análise sobre as ondas das hashtags.
Tenho acompanhado as amiga no P&B desafio aceito, é bem assim como diz.
Há muito mais por que gritar sobre este fantasma que assola a humanidade e neste caso as mulheres.

Um domingo de paz e alegria.
Abraços

Calu B. disse...

Apoio totalmente, Nana.Mobilizações solidárias fazem sim, a diferença, mas retém também em si o valor maior da intenção, seja ela esforço ou distração.

Aprimorar o alcance ( ações) das mídias sociais em atos solidários, é o que deveria ser o principal propósito de toda gente.

Vamoquevamo!
Boa semana.
Bjo,
Calu

Graziela disse...

Só passei para dizer que estava com saudade. Quer dizer estou ainda e preciso me atualizar, ler os posts antigos.
Não participo das campanhas já faz um tempo, principalmente as iniciadas no fb pois sabemos que as intençõe$ do sr. dono do fb são sempre com segunda$ intençõe$ mas acredito que algumas tem seu valor. Contraditório, eu sei.
E adorei suas sugestões porque ações valem mais do que campanha online que muitas vezes não tocam ninguém de verdade.
Abraços
Grá

Graça Pires disse...

"Para mim esses desafios só fazem sentido quando nos comprometemos a uma ação, uma atitude." Concordo. Mas também reparo que há pessoas que comentam e aceitam desafios à toa...
Uma boa semana.
Beijos.

Smareis disse...

Oi Ana!
Então, eu não gosto de participar de campanhas, principalmente em redes sociais, a qual eu já me desliguei. Tenho até perfil lá, mais está fechado. Muitas dessas campanhas, as pessoas participam, e nem sabe o significado dela. Pra muitos o que importa e aparecer, o resto eles nem querem saber. Eu também não compartilho qualquer noticia sem antes saber a veracidade a fundo. São tantas noticias falsas. Hoje tem um site que você leva a noticia e sabe se é verdadeira ou falsa.http://www.e-farsas.com.
Uma boa semana!
Um excelente mês de setembro cheio de coisas boas
Um abraço e um sorriso!
Blog da Smareis

Ana Nana disse...

Eu ia participar, mas depois me toquei que já tinha a foto em p&b kkkk
Bj e fk c Deus
Nana
http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com