domingo, 21 de outubro de 2018

Maternidade sem competição


Participando mais uma vez do projeto "Na Casa da Vizinha", uma blogagem coletiva organizada pelas meninas Tê Nolasco e Cris Philene, hoje com o tema maternidade sem competição.

Uma blogagem coletiva é como uma colcha de retalhos, ou mesmo um quebra-cabeça, onde cada pedacinho vai se somando ao outro e temos, com cada participação, várias ideias que formam um todo muito enriquecedor.

Antes de escrever, já que estou publicando no final da noite, pude ler as participações e fica bem claro que não é positivo, não é saudável emocionalmente essa competição. Respeito ao tempo de cada criança é um ponto central na maternidade.

Quero contribuir com duas propostas ( não são minhas, são da sabedoria que pertence à nossa humanidade ) que podem mesmo ser chamadas de "antídotos".

Para quando sentirmos que nossos filhos são os únicos, os melhores do mundo; para quando acharmos que somos a mãe mais extraordinária de todas. Ou seja, se cairmos no modo exagero:

O agradecimento é o remédio, o antídoto.

"Ao agradecer reconhecemos que as condições que possibilitam a nossa existência dependem de um entrelaçamento imensurável de seres e circunstâncias. Nos prevenimos do isolamento, do autocentramento e da não apreciação". Fábio Rodrigues

Esse agradecer é reconhecer a nossa dependência de várias pessoas, de vários fatores para que nossa vida e a vida de nossos filhos flua.

A moça que aplicou a vacina, a funcionária da limpeza que higienizou o hospital onde ele nasceu, o caminhoneiro que fica tantos dias longe de seus filhos para transportar o arroz que nossos filhos comem. Uma teia incrível que deixamos de ver quando achamos que somos tão incríveis.

Contemplar toda essa teia de apoio, muitas vezes invisível, vai trazendo um frescor ao nosso olhar - somos todos especiais porque estamos interligados! Se meu filho é o melhor pianista, quantas pessoas contribuíram para isso? Não há arrogância, exageros que resista!

Meu filho é um leitor exímio? Obrigada aos escritores das histórias, ao pessoal da gráfica, a quem plantou provavelmente eucaliptos que se tornaram papel, que viraram livros e que fazem meu filho um leitor voraz!

O outro antídoto é para quando nos sentirmos mal, culpados, inferiores perante o outro ou mesmo, para quando sentirmos inveja. 

Alegria empática é o remédio!
Antes de acessar as redes sociais, antes de ir para a pracinha, reunião da escola, antes de abrir o whatsapp, respire profundo e concentre-se em apreciar as virtudes, sucessos e alegrias de outras pessoas.
Se um outro pensamento vier, algo do tipo "nossa, meu filho não faz nada disso, ou, poxa, queria tanto ser como aquela mãe que faz tudo tão perfeito para criar seus filhos", apenas volte para apreciar o outro. Não julgue, não elabore.

Andou cedo, come pão de fermentação natural, fala três idiomas?- alegre-se com sinceridade.

Nossa vida fica mais leve, a alegria flui sem precisar de motivos!

Que a gente possa cultivar cada vez mais a alegria empática e olhar com profundidade para poder agradecer!

Um beijo!



7 comentários:

  1. Ana minha querida... eu agradeço então o esforço pela participação a essa hora... Gratidão!!!
    Quanta sabedoria nesses dois pensamentos...que leveza ler tudo isso... que gostoso... Vou ler novamente pra entranhar essas palavras no coração...

    Sim... agradecer tudo, a todos
    Sim... valorizar o que o outro tem com alegria e o que nós temos perto da gente!

    Gratidão minha querida...

    Te espero para a próxima postagem.. .Muito obrigada

    Beijos

    Tê e Maria ♥

    Obs. Gostaria de deixar uma sugestão para o blog: Colocar um campo de assinatura pra recebermos seus posts a cada atualização... Claro, se for conveniente a você... Obrigada...Beijos doces

    ResponderExcluir
  2. Custei a responder pq um outro email estava dando problema pra entrar.. Tive essa dificuldade na Ju do Mãe sem Fronteiras tb...

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente linda a leitura assim cedinho...sabedoria pura trazida...Seria bem.melhor pra cada um e pro mundo essa gentileza no olhar, o saber ser grato, a valorização da vida harmônica...

    Linda participação,Ana! Bjs praianos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  4. Ah querida como seria bom se a maioria das pessoas agissem sob esta ótica, mas, infelizmente não é o que vemos no dia a dia.
    Gostei muito da maneira que abordou e os dois pensamentos que todos nós precisamos levar pra vida de um modo todo.
    Obrigada por compartilhar conosco seu relato cheio de sabedoria e que conforta o nosso coração, agradeço também por fazer parte dessa rede de apoio, por dias melhores e por um maternar mais emapatia.
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  5. Que show Ana!
    Li e reli alguns trechos de sua bela participação contribuição para todos.
    Fruto de experiencia e sabedoria a vida tem mais leveza e clareza de pensamento.
    Suas reflexões ficaram maravilhosas e inspiradoras.
    Meu terno abraço amiga.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, que olhar doce, delicado e perfeito para observar e seguir.
    Antídotos perfeito, a gratidão e a empatia.
    Sempre tem alguém colaborando para que o sucesso e a perfeição de outras pessoa acontecerem, demais!!!!
    Tenho exercido a empatia em me alegrar com o sucesso do outro e faz tão bem para a alma.
    Essa teia, essa colcha de retalhos da blogagem coletiva é muito enriquecedora. Amei vir aqui.
    Obrigada por suas palavras, gratidão!!!!!
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana só hoje consegui passear pelos post da BC e aqui estou apreciando essas experiências gostosas.
    Gostei tanto desses antídotos que você citou, não são fáceis mas podemos inclui los em nossos dias.
    Linda forma de ser leve em maternar!
    beijos
    Silvia

    ResponderExcluir