quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Melancia com sal

 Os avisos de que as minhas fotos estão em excesso, seja no celular ou no computador, são insistentes e chegam a todo momento.

Como eu não quero acatar a sugestão do meu marido - " paga logo, é uma mixaria por mês e coloca na nuvem "  - vou me arranjando de maneira bem artesanal para faxinar esse álbum de fotografias.

Olho uma a uma. Busco na minha memória as histórias, as sensações, as emoções e com muito empenho decido que essa fotografia tem que ficar. No meio de tantos clicks, encontro um ou outro que podem ser descartados.

Dia desses encontrei, não exatamente uma fotografia, mas um print que está comigo desde 2016.

Foi após longa análise que senti que realmente não há serventia em mantê-lo ali ocupando um espaço.

Não foi simples chegar a essa conclusão. Ao longo de muitos anos, desde o 2016 até agora, sete anos para ser exata, eu olhei para aquela imagem e nunca consegui me desfazer dela.

A consolidação veio mesmo de uma ida minha ao mercado.

Uma enorme "caixa" metálica mantinha dezenas de melancias. As pessoas paravam diante delas, olharam para o cartaz amarelo escrito com letras garrafais vermelhas "promoção" e o preço convidativo. Seguiam-se algumas batidinhas na fruta ainda dentro daquele cercadinho e num movimento rápido a melancia era alçada para o carinho do cliente.

Meu marido também foi atraído para o berço das melancias. Deu as batidinhas e eu quase pulei de alegria!

"Nossa! Você sabe escolher melancia pelas batidinhas, pelo som?"- perguntei num tom exclamativo. 

Estava mesmo empolgada com aquilo.

Então veio a revelação: "claro que eu não sei nada disso, é que tô vendo todo mundo bater na melancia né! Mas quer saber, nós nunca compramos uma melancia inteira. Deixa essa promoção pra lá" - disse marido. "Vai que a gente leva e está ruim... "

Tentei argumentar e insistir. Peguei o celular e mostrei-lhe o print que tirei há sete anos e nunca tive oportunidade de usar.



Marido olhou e olhou para as orientações do print e sentenciou - vamos passar na feira e a gente pega lá.

Foi o que fizemos. Na feira é mais fácil olhar para as melancias partidas em quatro, ou no meio. A gente interage profundamente com o vermelho manchadinho de marrom das sementes, olha a parte branca e sei lá o que nos faz exatamente dizer - "essa aqui".

Esperamos algum tempo nosso quarto de melancia gelar um pouco e depois nos deliciamos. 
Eu só como melancia com sal, e por favor não me faça perguntas difíceis, e realmente me dei conta que olhar a melancia partida é muito mais fácil do que tentar as batidinhas, as manchas, os alongamentos.

Joguei fora o print das melancias, joguei fora o desejo de comprar uma melancia inteira na promoção.

E agora o que quero mesmo saber é como você escolhe a tua melancia!

Conta em detalhes, especialmente se você for um profundo conhecedor do som das melancias!

Já experimentou com sal?!
Conta aí nos comentários e tenha um bom final de semana que está se aproximando!




11 comentários:

  1. Olá Ana Paula
    Eu só compro melancia já partida. Olhando para a "cara" dela tenho certeza que está boa para ser consumida...rs
    Da próxima vez vou experimentar degustar a fruta com sal. Volto para te contar se gostei.
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  2. Eu faço de conta que entendo...Dou umas batidinhas ,( lembro que era hábito fazer isso)mas compro metade apenas...E nunca como, nem ao menos sabia de comer melancia com sal! Bah!
    Quando tiver coragem te aviso...E temos mesmo que desapegar das fotos senão estouramos limites...

    bjs praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Beleza de crônica do olhar cotidiano Ana. A Melancia como melão ao ser batida emite um som meio rouco quando está madura. Pode também observar as manchas brancas conforme ilustração. Mas bom mesmo é pedir o vendedor a escolha e corte logo após, assim garantimos levar os quatro pedaços garantidos. Mas com sal só comi e como manga e caju. Adoro melancia e como quase todos os dias exceto domingo.
    Um abração de paz e que a semana flua bela.
    E a filha em Belô? Já aprendeu o nosso uai? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana, não...! Tenho de provar essa tua melancia com sal! Meu pai colocava açúcar em cima do feijão e arroz,
    coisa que aprendeu com a minha avó. Adorava misturar salgado com doce, bem que certas coisas também gosto.
    Mas essa tua, nunca tinha escutado, vou fazer, também. Vou tentar.
    Mas tenho um problema com a melancia: Pedro olha e diz: nunca comerei uma melancia desse tamanho, e quando
    é cortada perde muito das vitaminas, dos nutrientes depois de pouco tempo.
    Será verdade? Consigo comer melancia nos restaurantes, aí não dá palpite! rsss
    Mas é uma das frutas mais adoráveis!
    Adorei tua crônica, me despertou vontade de melancia... Amanhã chega rápido! Lá no vegetariano.
    Um bom fim de semana e uma noite de paz.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente quero dizer que eu paguei para manter minhas fotos, faço faxina vez ou outra, mas paguei. Segundamente, li esse post quinta-feira a noite, não comentei pq já estava bem passada de cansaço, mas fiquei com tanta vontade de comer melancia que levantei cedo hoje e fui na feira comprar um pedaço pensando em experimentar o sal. Não tive coragem de botar sal na melância, confesso.

    Tenho vontade de comprar uma melância inteira como fazia com frequencia quando morava com meus pais, toda minha família ama a fruta. Atualmente compro frutas e verduras na feira e vou sempre pelo olhometro e pela opinião das pessoas em torno.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana.
    Aqui em casa nós damos preferência à compra das melancias inteiras, pelo cuidado de não sabermos se a faca usada no corte das melancias que já vêm partidas do mercado estavam limpas e higienizadas, se não foram usadas para o corte de carnes do açougue, por exemplo, para evitar uma possível contaminação, porque são pessoas manipulando isso e nem todas as pessoas do mundo são confiáveis, não dá pra confiar em todo mundo e como diz o ditado popular: "é melhor prevenir do que remediar.".
    Mas que bom que você deu um destino diferente para o print sobre como escolher melancias no mercado utilizando-o na postagem em questão antes de descartá-lo. Eu gosto dessas dicas simples e práticas para o dia-a-dia.
    Nunca comi melancia com sal e não sabia que se poderia comer e que alguém no mundo come assim, tal como a manga verde e tal como o limão... que muitas pessoas comem com sal; talvez eu experimente um dia. Mas só experimentar, porque eu gosto da melancia como ela é; sem aditivos. 🙂
    Eu também estou com esse problema de celular cheio de fotos e prints. E eu estava guardando as minhas fotos e prints no Google Fotos, mas como o meu limite de armazenamento lá encheu muito rápido eu arranjei um novo jeito de guardá-las, um outro lugar. Criei um blog específico onde tenho armazenado tudo isso e onde o limite de espaço é maior.

    Um grande abraço. Boa semana! 💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  7. Oi A|na
    Você é ótima para contar suas histórias. Sou péssima para escolher as frutas como melancia, mamão, melão fechados. Agora opto por comprar pedações e vou no olhomentro, rs,rs, Nunca coloquei sal, vou experimentar, Oh! Bjs Boa noite.

    ResponderExcluir
  8. Alguns errinhos de digitação, desculpa... Em relação as fotos, sou muito apegada, mas quando excedem, escolho algumas apenas de paisagens e ou repetidas. bjsss

    ResponderExcluir
  9. Gostei à beça do que li agora. Sempre faço uma boa "faxina" nos meus arquivos, sem deixar acumular tanto. Quanto à melancia, costumamos aqui em casa comprar já aberta, mas comer com sal é novidade p mim, rsss. Já vi manga com sal e caju.
    Bom fdsemana. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, saudades de você.
    Vou dar uma passadinha nas últimas postagens sua, e dessa turminha incrível dos blogs, que aprecio cada comentário, cada visita...
    Ana, eu confesso que gosto de fazer faxina até nas fotos...rs
    Melancia é uma fruta tão maravilhosa, pena que não é minha favorita, é um pouco indigesta no meu caso... Mas vou provar com sal, quando tiver oportunidade. ;)
    Que seja uma semana abençoada, e um feriado de muita paz!
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana.
    Eu comprei uma "nuvem" do google para armazenar meus arquivos, fotos, documentos...
    E agora ele está me avisando que aquela nuvem não está comportando mais tanta coisa... que é para eu escolher um plano com mais capacidade...
    Preciso apagar fotos e vídeos também.

    Que legal essa história de como escolher a melancia inteira! rs.

    Acho que nunca compramos uma melancia inteira... não lembro dessa fruta, dessa cena na minha casa.

    Sempre compramos melancia partida. 1/4 da melancia.
    Eu olho bem pertinho para ver se está fresquinha...
    E fico na expectativa que esteja docinha.

    Abraço.

    ResponderExcluir