Eu deveria começar esta carta com o clássico cabeçalho - nome da cidade, uma vírgula seguida pelo número corresponde à data, o mês, o ano. Poderia tentar ser poética e descrever o céu, nublado, azul, ensolarado ou simplesmente dizer, céu de outono.
Escolhi começá-la desta maneira:
Você me ofereceu a tua mão num gesto que jamais esquecerei e sempre honrarei.
Você me ofereceu a sua mão e eu a segurei por um tempo em que os cálculos se desfazem. Eu a segurei enquanto meu corpo nu estava coberto por panos estéreis, enquanto os sons da máquinas anunciavam minha pressão arterial, meus batimentos cardíacos, minha saturação. Eu apertava a tua mão enquanto ouvia "respira, respira bem fundo".
Eu respirava e apertava minha mão na sua para dizer que era tão importante esse cuidado que você estava tendo comigo. Poder tocar a tua mão era expressão de gratidão.
Não havia palavras, a máscara tomava-me o nariz e a boca. Eu segurava a tua mão porque em mim misturavam-se o medo, a insegurança, a fé, a alegria de ser cuidada, a esperança. A sala de cirurgia, o câncer em meu seio, a anestesia geral.
Você me ofereceu a tua mão e eu a segurei com força pelo tempo que os anestésicos não me adormeceram. E depois suas mãos ofereceram ao meu corpo suas habilidades cirúrgicas. Eram as suas mãos e as da sua esposa, vocês me operaram juntos. Eram as mãos do anestesista, das enfermeiras, das faxineiras que deixam todo o ambiente limpo.
Sou grata a todos. A todas essas mãos.
Fico preenchida de alegria por saber que você já ofereceu a tua mão para tantas outras pacientes e oferecerá ainda para tantas outras do futuro. Passado, presente, futuro, todas cuidadas, com carinho, com amor. Algo difícil de encontrar.
Ao estender a tua mão você cuidou da minha fragilidade, do meu medo, da minha gratidão. Você se fez presença. Tuas mãos, expressão de cuidado, de afeto, de precisão cirúrgica.
Jamais me esquecerei que naquele domingo, 14 de abril de 2024, sua mão foi um bálsamo que acalmou o meu ser. Obrigada. Meu sempre, muito obrigada.
No dia 13 de março de 2024 fui diagnosticada com um câncer de mama, no dia 14 de abril fui operada. Hoje faz uma semana. Estou me recuperando bem e é preciso aguardar resultados de exames para que seja definido o tratamento.
Boa tarde Ana Paula.
ResponderExcluirVocê escreveu uma carta em agradecimento aos dois "anjos" que trataram do seu corpo e de si.
Agora a sua resiliência e força terão de ser vigorosas e fazer a sua caminhada para a vitória.
Desejo de todo o coração que a recuperação sejá rápida, e desejo um final feliz que será.
Fiquei muito sensibilidada com esta postagem.
Bom Domingo.
Um beijo
:)
na Paula! Essa carta me deixou arrepiada de emoção!
ResponderExcluirTer essa mão e saber que com ela podemos sempre confiar, chova ou faça sol, é um presente da vida que recebemos e por isso tanta gratidão! Estou na torcida contigo.Tudo dará certo !
A cirurgia já passou!
Agora virá o tratamento e aqui estou nessa fase com minha irmã...Mas cada dia é um dia,cada tratamento é um tratamenbto e à medida que passam, podemos riscar da nossa listinha. Faço isso e parece ajuda!
Boa sorte, meus pensamentos de força, fé, cura, paciência pra tudo enfrantar! Estamos juntas!
Qualquer hora podes ligar ou deixar o ombro amigo(whattsap).
beijos,confortadores e amigos, chica
Nossa... Pura emoção, Ana Paula, gratidão eterna em momento de muita fragilidade, amiga!
ResponderExcluirIsso é tão lindo, tão emocionante quando temos médicos maravilhosos que colocam toda
a humanidade em seu trabalho. Lindo demais!
Que você se recupere logo, fique forte!
Deixo todo o meu carinho pra você!
Fiquei muito contente de você ter tantas mãos amigas, generosas e altamente profissionais.
Beijo, querida.
🌹🙏🌹
Oi, Ana.
ResponderExcluirDeixo o meu apoio, a minha mensagem de carinho. Os meus votos e desejos de uma boa recuperação e que você fique bem. Fique em paz. Eu não sabia. Mas agora que sei fico muito sensibilizada.
Deixo também para essa nova semana que começa agora o meu desejo de uma boa semana pra você. Que a semana se inicie bem e termine bem para você e para os seus. Que seja suave e tranquila no seu decorrer como o nascer e o pôr-do-Sol, que brilhe como a luz do Sol e seja linda como um dia ensolarado e feliz... ☀️ Como diz o Roberto Kovalick no encerramento do Hora Um, um dia e uma semana iluminados, Ana. ☀️☀️☀️
E mais uma vez muito obrigada pelo que você fez por mim. Eu nunca vou esquecer. Você com as suas palavras reconfortantes me ajudou a acreditar em mim mesma e a confiar no que escrevi como ninguém ainda fez ou pôde ainda fazer, porque ainda não tiveram ou não se deram a oportunidade de ler o que escrevi.
Um grande abraço e fica com Deus. 🎀
💌💐
~Cartas da Gleize. 💌💕
P.S.: Acabei esquecendo de dizer que a foto ficou linda e obrigada por ter registrado essa imagem numa fotografia e por compartilhá-la conosco! 🙂📷
ExcluirBom dia de Paz, querida amiga Ana Paula!
ResponderExcluirNotava seu "sumiço "...
Sentia sua falta... não pelos comentários, mas espaçou suas próprias postagens.
Esperei...
Agora, entendi.
"Com carinho, com amor. Algo difícil de encontrar."
Bem assim.
Mas têm as equipes médicas que nos oferecem tratamento diferenciado.
Quando extraí um módulo, tive uma crise de pânico e tremia da cabeça aos pés... A anestesista segurou na minha mão, me disse que foi uma descarga de adrenalina, dormi e só acordei sem o nódulo e curada.
Ainda bem que a medicina está avançada e humanizada...
Importante demais respeitar seu restabelecimento. Fique logo boazinha.
No final de semana, estive entre a natureza numa total conexão.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos com carinho fraterno
Bela carta!
ResponderExcluirMédicos bons são anjos. Também já passei por uma cirurgia e tenho essa mesma gratidão pela equipe que me operou. Te desejo melhoras e força para enfrentar essa dificuldade que a vida te impôs. Cabeça erguida, pensamento positivo que tudo dará certo.
um abraço.
Uma linda carta de gratidão que emociona. Como é bom encontrar este tipo de acolhida, não muito comum. Eles quando amam a profissão são anjos que nos acolhem. Que tudo de certo e a recuperação seja rápida. Meu carinho.
ResponderExcluirQuerida Ana Paula,
ResponderExcluirAchei belíssimo o seu texto em homenagem aos profissionais que cuidaram de você no hospital e em especial aos médicos que trataram do seu câncer, essa é uma doença traiçoeira e muito perigosa. Fico muito feliz que desde a descoberta até a cirurgia tudo foi muito rápido, isso com certeza fará a diferença na sua recuperação que eu desejo seja a melhor possível.
Obrigado por nos compartilhar esse momento complicado, mas ao mesmo tempo de muita gratidão por todas as pessoas envolvidas que de certa forma a ajudaram nesse momento difícil. Parabéns e uma plena recuperação pra você.
Beijos e uma ótima semana!
Que susto, querida Laura!
ResponderExcluirPensava que a sua vida andava um pouco complicada com o novo rumo da filha...
Vai tudo ficar bem... A minha irmã já passou por elas...
Beba chá de maçã e canela... Use o gengibre para os enjoos após a quimio...
Também tenho estado em pausa prolongada. Felizmente, pude voltar esta semana.
Que tudo decorra do melhor modo...
Um grande, grande abraço.
~~~~~~~~~~
Ana Paula, desculpe a troca do nome...
ExcluirTenho um poema que vai gostar. Querendo distrair-se,
passe por lá.
Ótima recuperação. Beijos
~~~~~~
Voltei para convidá-la, se acha que seria conveniente, da Segunda Roda de conversa. Deixo o link: https://pensandoemfamilia.com.br/biblioterapia/2a-roda-de-conversa/
ResponderExcluirOi, Ana Paula! Puxa, não sabia...Quero lhe dizer que seja forte, muitas já passaram por isso e venceram. Tenho uma colega que venceu o cancer de mama e hoje está bem, trabalhando e sempre monitorando. Se pegue com Deus e tenha fé! Um grande abraço!
ResponderExcluirAna Paula, sei que agora já posso comentar por aqui porque quando li, doeu muito em mim por você e só fiz acender as velas de meu altarzinho, colocar a minha mão na cruz de Cristo e orar para que Ele lhe abençoasse infinitamente pela sua gratidão pelas mãos (que na verdade eram as Dele) que cuidaram de você. Estou em paz e sei que você também está! Amém! Grande abraço!
ResponderExcluirAna Paula,
ResponderExcluirQuanto tempo não venho aqui, aliás, quanto tempo não vou aos blogs amigos e nem ao meu próprio. Mas hoje senti saudades da tua escrita e resolvi vir te visitar. Me deparo com esta carta escrita com firmeza e sensibilidade, característica da tua forma de escrever.
Espero que o tratamento seja ameno e a recuperação rápida.
Que você seja envolvida em boas energias e passe por tudo isso da melhor forma possível.
Bjs
Sônia
Querida Ana Paula, que gratidão linda a sua. Daqui do Rio mando meu abraço carioca mais apertado e um beijo cheio de carinho e desejo de melhoras. Boa recuperação pra você, força e já deu tudo certo.
ResponderExcluirBeijo, beijo.
Já deu tudo certo.
ResponderExcluirTodo dia é um novo dia.
Abraços a ti e a quem cuida de você.
Paz e Bem.