Todo mundo sabe usar o olhar amoroso quando está apaixonado, quando vê um bebê recém-nascido ou um animal bem bonitinho.
Por que não usamos esse olhar amoroso com mais frequência? *
Essa indagação encontrei na leitura de um livro e fiquei a refletir sobre essa pergunta de usarmos esse olhar amoroso, não o romântico, mas um olhar carregado de afeto, de serenidade com mais frequência, de um jeito mais corriqueiro.
O livro segue dizendo que quando paramos para refletir, vamos perceber que nosso olhar para as coisas e pessoas, não é amoroso.
Ou é neutro, ou é um tanto negativo e crítico.
E a autora cita exemplos: " ao entrar numa sala, a primeira coisa que reparamos é que o carpete está precisando de uma boa limpeza".
Usamos uma gama variada de olhares - passamos do olhar irritado para o crítico, para o impessoal, o pessoal, o gentil, o amoroso. O olhar que escolhemos dá o tom da nossa percepção de mundo, alterando-a de hostil para acolhedora.
Nem sempre é fácil entregar nosso olhar gentil e amoroso. Muitas vezes é necessário mesmo um olhar mais duro, porém é fato que se vivermos apenas com o olhar ausente de amor, de afeto, o mundo se torna um lugar hostil.
" Os olhos que escolhemos utilizar têm efeito sobre a nossa felicidade e a felicidade dos seres que olhamos".
Neste abril que nos acena com seu início, possamos derramar mais olhares amorosos pelos nossos caminhos!
Bem-vindo abril!
Sempre lindo,Ana Paula! Teus assuntos emocionam. E tomara tenhamos olhares ternos, doces, nem precisa ser aqueles de bater pestaninhas,rs...Mas que venha do coração! ADOREI!
ResponderExcluirbeijos, feliz ABRIL! chica
Texto que muito gostei de ler. Grato pela partilha. Cumprimentos poéticos
ResponderExcluirSou seu antigo seguidor e trago uma informação postada no meu blog HUMOR EM TEXTO sobre a espetaculosidade tecnológica da vagina. Tenho absoluta certeza que será de grande valia o que lá escrevemos: APRENDAM A LAVAR A VAGINA.
ResponderExcluirConfira e um abração carioca.
Boa tarde Ana Paula
ResponderExcluirUm texto positivo e que nos leva a reflectir sobre o mesmo.
Gostei muito.
Boa semana com saúde e paz.
Um beijo
:)
Um beleza de texto amiga.
ResponderExcluirQue me faz lembrar da musica Jubiabá, que fala de dois olhares, um que enxerga e outro vê.
Sintonia destes olhares faz toda a diferença pela vida.
Vamos olhar o mundo com olhos mais leves e delicados e assim conseguimos até a empatia.
Gostei desta partilha de uma leitura Ana.
Abraços e paz na feliz semana de Pascoa.
Muita verdade. O olhar amoroso nos enche de paz, mas como e´dificil estarmos diante de algo desagradável, violento ou injusto e este olhar brotar como quando olhamos a pureza da criança, o carinho de um animal doméstico ou para o gesto de gentileza. Mas digo amém ao seu desejos nete belo texto. bjs
ResponderExcluirGostei dessa reflexão Ana.
ResponderExcluirÉ importante ter um olhar de menos julgamentos.
Abraço