domingo, 20 de outubro de 2013

Despenquei do céu

Festa no céu. Conhecem este conto do nosso folclore?
A bicharada com asa foi convidada para uma festa no céu, e os bichos sem asa estavam jururus de fazer dó ( Angela Lago - A Festa no Céu ). Tartaruga deu um jeito de entrar dentro da viola que o Urubu levaria para a festa e lá chegou e dançou e cantou. Quando o sol raiou, voando de volta para a terra, deu chabú, deu azar, o Urubu percebeu e sacolejou a viola e mandou sem dó nem piedade a Tartaruga para o chão - o casco despedaçou, os bichos ajudaram colando e por isso é que a tartaruga tem o casco todo remendado!
Pois aconteceu comigo: eu estava lá na festa e de repente fui desconvidada.
Aconteceu assim:

Fui seguir um blog quando apareceu um aviso. "Você já segue 300 blogs, deixe de seguir..."
300  blogs não me disse nada. Seria muito?  Em território de internet de 1 milhão de visualizações, de curtidas, 5 mil seguidores, enfim achei que 300 blogs não era muito e achei também que era ilimitado os blogs a seguir. 
Pensando racionalmente, eu seguia, mas não seguia os tais 300. Ser-me-ia impossível lê-los todos e ainda comentar um a um.
E se eu quisesse seguir o novo blog teria que des- seguir algum outro. Não sabia como fazê-lo e no clica-fuça, encontrei lá nas configurações da minha conta o Painel de Controlo. Controlo mesmo.
E foi lá que eu descobri que 47 blogs que eu seguia, privatizaram o acesso, ou seja eu seguia e fui chacoalhada dali de dentro: Este blog está aberto exclusivamente a leitores convidados.
Mas eu fazia parte daquela festa. E agora fui expulsa e nem sabia? Despenquei do céu...
Menos 47 na lista.
Muitos outros excluíram ou trocaram, abriram outro blog.
Outros tantos já não blogavam há dois anos.
Utilizei três dias, mas fui eliminando da minha lista cada um que tinha me empurrado para fora ou que prendia meu perfil de seguidor ali sem nenhuma atividade.
Pude então seguir o novo blog e sabe que nem achei tão ruim assim ter despencado do céu?
Sinto-me mais leve na blogosfera agora.
E vocês, como andam com o s blogs. 
300 é muito? É pouco? Nunca pensou sobre isto?
Já faxinaram os blogs que seguem?

18 comentários:

  1. Já pensei passei por isso :)
    E fiz um a faxina, com alcances e laços, tudo demais é sobre. Aposto nesse ditado, gosto do tanto que eu possa abraçar.

    Vale pela saudade de sus post estender a proza...

    Um parelo entre essa sua abordagem e o tal face, como os 2 mil amigos a quem se diz o mesmo e trissilábico: parabéns, nos dias dos aniversários, talvez por nem se saber de quem se trata.

    Enfim!

    Tem ainda uma perpendicular que dá para puxar com a promoção da Coca-cola: Leve cem amigos para copa do mundo.
    Me sinto uma pessoa muito mal relacionada pois não tenho cem amigos para chamar, deprimo, me faz mal, que nem coca faz, será uma relação subliminar?

    ResponderExcluir
  2. Sabe que ue fico super chateada quando isso acontece?
    To ali, acompanhando a história, as vezes fico uma semana sem entrar e quando dou fé, a pessoa privatizou o blog...
    Eu excluo...
    A cada 4 mêses dou uma faxina, entro e blog em blog e os que estão a mais de 7 mêses sem atualizar excluo, é porque a pessoa ja desistiu dele ;)
    Essa faxina é boa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, adorei a analogia do texto com a conto infantil. Eu nunca soube que o número de blogs a seguir era limitado, inclusive acho que sigo mais que 300, embora muitos façam postagens beeem esporádicas.
    Periodicamente, em algumas datas festivas,(por exemplo, final de ano) visito todos os blogs da lista para deixar uma mensagem especial e nessa hora faço a faxina. É bem frequente blogs fecharem ou serem excluídos, e então removo o link da lista. Se faxinamos armários, porque não faxinarmos a lista de blogs?
    Abertura para novas ideias...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Menina deixa só eu te contar, tbm já passei apuros com esta de seguir deixar de seguir blogs, por vezes acho um legal vou seguir não podia mesmo pq eu já seguia muitos, ams uns estavam com vírus e nem deixar de seguir eu podia ir pq o google barrava o avast antivírus sei lá,eu só quero ler e seguir o que gosto e descobri tbm que fui expulsa de uns que seguia hehhe

    ResponderExcluir
  5. Estou boquiaberta!!!
    Não sabia que tinha limite, muito menos que podemos ter um cartão vermelho sem saber ou merecer...obrigada pelo alerta!

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar, muito bom te ver de volta! Quanto aos blogs, tem acontecido comigo também e se tenho o email, pergunto se está mesmo fechado. E olha, muitas vezes foram apenas tilts do blogger. Não sei! Mas também ando precisando fazer uma faxina na minha lista de feedly, que é de onde acompanho as atualizações! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  7. Já não chega praticar o desapego na vida física agora tem que desapegar na vida virtual tb??
    Por essa eu não esperava. Mas uma faxina é sempre importante, agora vc está livre para conhecer novas pessoas, novos assuntos e lugares.
    Saudades de vc!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ana Paula,

    Não faço a menor ideia, sabia! Mas preciso fazer essa faxina também. Tem gente que nem nos lê, não é verdade? Beijos e ótima semana! :)

    ResponderExcluir
  9. Eu já deletei muitos blogs, mas minha conta continua a mesma. Acho que vou dar uma olhadinha nas minhas configurações porque não leio nem metade dos blogs que sigo. É muita gente. Eu pensei que 300 fosse até pouco do jeito que tem blogs com zilhoes de seguidores, mas vou ficar atenta. Achei mt divertida a analogia com o conto da festa no céu. beijos!

    ResponderExcluir
  10. É ja tinha acontecido comigo mas, a burrinha aqui não tinha entendido, kkkk
    Agora já sei.
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir
  11. Não sábia, é isso tem limite?
    "Vivendo e aprendendo" vou fazer uma faxina no meu!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  12. Pois é Ana, de vez em quando a gente dá com a cara na porta e sinceramente acho 300 blogs para seguir muito mesmo. alguns clicamos por educação em "seguir" pq a pessoa começou a nos seguir e lá no blog dela diz:"Se eu te sigo, seja educado e me siga também".
    Eu decidi seguir quem pode acrescentar algo à minha vida, seja pela diversão, pela cultura e pela maneira leve que a pessoa escreve. Não sigo mais por educação e se eu vir que a pessoa enche a minha lista de postagem com baboseiras somente para não ficar sem postar, eu excluo.E cá pra nós, também não me preocupo com números de seguidores, pq de "trocentos" seguidores, uma dezena deles é que interagem com você... Então, vice e versa, assim somos nós também!
    Qualidade é o que interessa Ana, portanto, 300 blogs para seguir é muitíssimooooooooooooo.
    bjkas doces e vim agradecer sua força e carinho nessa hora em que minha alma ainda está abatida.

    ResponderExcluir
  13. Oiii Ana, eu sempre dou uma faxinada é na minha lista de favoritos quando percebo que a interação não é reciproca por mais de 3 meses eu deleto, não deixo de seguir mas deleto da lista por que como vc mesma disse não temos tempo p comentar em tantos blogs então o jeito é dar prioridade a quem nos visita não é mesmo, não vejo como moeda de troca mas como "gentileza gera gentileza" acho que esses blogs que limitam o acesso a convidados muitas vezes não o fazem com esse objetivo e sim fecham o blog a todos mesmo, por vários motivos até o de não estar blogando mais, quando eu faço manutenção no meu blog é esta mensagem que aparece, já aconteceu de receber e-mails durante uma manutenção perguntando se eu exclui a pessoa, kk ai vc tem que explicar que não, que o blog tá fechado temporariamente etc, mas tem gente que para de blogar e prefere fechar assim do que deixar sem atualizações, enfim, de vez em quando a faxina é necessária mas nunca deixei de seguir ninguém, até o dia que esta mensagem que apareceu p vc aparecer p mim rssr Bjooossss

    ResponderExcluir
  14. Ana Paula, kkk! Gostei da analogia com a história da Festa no Céu. Só que o urubu tinha porque agir assim, mas o blogger não! Você pode seguir quantos blogs quiser. A não ser que o blogger vá passar a cobrar o "espaço" que se usa na net e já está ensaiando restrições. Eu nunca tinha visto essa mensagem.
    Eu faço sempre uma "faxina" no micro porque dinamiza o funcionamento dele e não pelo espaço que ele ocupa no universo que Deus disponibilizou para nós e os provedores tem a coragem de cobrar as vagas lá. Um dia Deus castiga, kkk!
    Bom você aqui!
    Beijo,
    Manoel

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula, mandei um e-mail para você e o mesmo me foi devolvido. A lista das causas de devolução é tão grande que terei que fazer pós-graduação em informática para solucionar o problema, kkk!
    Então resolvi mandar por aqui um link imperdível para você e todos os leitores tomarem conhecimento e agirem.
    Link abaixo:

    http://redeglobo.globo.com/sp/tvvanguarda/papovanguarda/videos/t/edicoes/v/papo-com-vania-castanheiras/2902918/

    Beijo,
    Manoel

    ResponderExcluir
  16. Fazendo um link deste post com o primeiro vejo que precisamos sim de repensar nossa vida na web. Quando comecei o blog ele era somente um diário para registrar um período de mudanças. Depois eu vi que tinham pessoas que se interessavam e me seguiam. Passado o momento de vaidade vi que criei vínculos e que as pessoas esperavam respostas. E eu nem sempre as tenho. Atualmente estou em um momento de repensar esta presença e como ela se fará presente. Por isto, esta discussões sempre são válidas e rendem um bom papo. Poderia ser bem melhor em uma mesinha de bar?

    ResponderExcluir
  17. Gente,
    eu não sabia de mais esta novidade.Como continuo meio atoladinha não fuxico muito lá por dentro, mas depois de tuas dicas, vou dar uma faxinada pra ver se ainda tenho nuvens debaixo dos pés.
    Bem-vinda, Ana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir