domingo, 8 de janeiro de 2012

Estante de livros


Temos um número tão considerável de livros aqui em casa, que podemos sim dizer que temos uma biblioteca.
Mas, não temos uma estante para livros.
E eu só me dei conta do fato lendo o interessantíssimo artigo do Claudio de Moura Castro na revista Veja desta semana ( edição 2251 ) intitulado “Onde comprar estantes de livros?”
Investimos conscientemente em livros para as crianças. Digo 'conscientemente' porque foi uma decisão tomada pelas próprias crianças de trocar o famoso hamburguer com brinquedo por um livro. Conto outro dia esta história.
Os livros infanto-juvenis foram se avolumando, juntando com os nossos de gente grande ( que come algodão doce escondido) e eu, assim como o autor do artigo, peregrinei por algumas lojas de móveis e não encontrei nenhuma estante própria para livros. Eram em sua maioria estantes para TV ou como disse o Claudio: “estantes para jarros e bibelôs”.
Na época não dei importância ao fato de não ter encontrado e arrumei uma solução que funcionou bem por vários anos.
O guarda-roupa de bebê ( que só depois que comprei, vi que era completamente dispensável...), virou a nossa biblioteca, num formato de livros empilhados e portas fechadas.
Nossa biblioteca/guarda-roupa não aguentaria mais um desmonta e monta e não veio conosco.
Vieram os muitos livros em muitas caixas. E como agora temos um espaço para mobiliar no melhor estilo biblioteca, começamos a idealizá-lo dentro de um orçamento apertado de começo de ano.
E hoje, ao ler sobre onde comprar estantes de livros, percebi que é um problema escandalizante.

Como os donos dessas empresas não são tontos, é inevitável concluir que, se não oferecem boas estantes, é porque não há compradores. Ou seja, o brasileiro frequentador dessas lojas não possui o volume de livros que provocaria a demanda por elas”

Abre-se aqui um leque de reflexões, que vão do preço dos livros, incentivo em casa, internet, escolas, número de livros/ano, etc.
Mas é fato: quem quiser móveis para livros, biblioteca particular ou vai mandar fazer no seu marceneiro de confiança, ou vai adaptar, ajeitar... Só não vai na mega liquidação das casas Bahia porque lá não tem. Eu já fui procurar!
Tenho uma clara imagem, enquanto digito, da sala da dona Rosa, onde eu adolescente entrava após pedir licença, ficava parada em frente à enorme estante onde ficavam impecavelmente brilhando aos meus olhos a enciclopédia Barsa. Era só me concentrar na letra inicial do assunto a ser pesquisado e aquela estante abria-se como uma porta...
E como é a estante de livros de vocês?   

18 comentários:

  1. Ana Paula, veja só:"gente grande ( que come algodão doce escondido)", kkkkk! Verdade mesmo!

    Bem, vamos a estante... A minha é bem no estilo da sua que não foi na mudança. O fundo dela já não resiste mais. Nem em lojas de móveis antigos (aqui em Taubaté tem muitas) a gente encontra.
    Sexta-feira passada fui atender uma cliente que tem todos os livros que você pode imaginar e tem por mania deixar tudo espalhado. Se você pergunta onde se encontra "tal livro" ela sabe. Convive com uma bagunça organizada.
    Enquanto eu esperava a "reação" do computador aos meus comandos observei uma estante super bem bolada. A gente mesmo monta. É prática, segura e deixa os livros todos muito bem evidenciados. Não dá para explicar como ela é, se der para tirar uma foto eu tiro e mando, mas vou perguntar onde ela conseguiu e passo para você.
    A estante é modular e bem bonitinha. A gente quase não a vê. Enxerga mais os livros.
    Vamos ver o que eu arrumo! rs...rs.
    Um maravilhoso domingo.
    Beijo.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho notícia da dificuldade de hoje em dia se comprarem estantes!!
    É que tenho imensas... há já uns anitos... e ando a ler bem menos!
    Tenho que me debruçar sobre o problema e ler bastante mais!

    Beijinhos, Ana Paula.

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula,
    que alegria ter você de volta! \o/

    Coincidência ou não acredita que essa semana vou ter uma postagem com esse assunto?
    Como voltei a estudar e tudo está corrido, para não sumir de vez do blog estou planejando algumas postagens para alguns dias e essa será a de sexta. São algumas ideias que 'peguei' na internet.

    Aqui em casa tivemos uma certa sorte alguns anos atrás. Meu pai tinha um amigo, o Sr. Osvaldo, que era um excelente carpinteiro de modo que todos os móveis foram planejados e feito por ele. Esse ano fará dois anos que ele faleceu...

    Tínhamos muuuitos livros infantis que ocupavam quase todos os espaços das estantes.
    Mas uns anos atrás passamos todos para frente, ficando só os preferidos.
    Atualmente, cada um tem sua estante 'particular'. A minha são os módulos da escrivania.

    Uma excelente semana!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    P.S.: Dia 10 está chegando! \o/

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Eu sempre fui uma fanática por livros e quando casei doei todos os que tinha. Mas como professora de português sempre ganhei livros de literatura para apreciar e indicar como livros lidos durante o ano para os alunos. Eram volumes e volumes de livros que meus filhos nem abriam para ler. Eu lia e contava para eles a história, aí eles se interessavam e liam o livro. Ainda hoje é assim. Mas, quando ficaram adultos eu doei os infanto-juvenis e agora tenho uma biblioteca de livros para adultos... Eu na verdade uso prateleiras fixas por suporte na parece e compro sempre que precisa de mais prateleira, tábua de madeira nobre. Fica sofisticado e vai somente subindo nas pareces a quantidade de livros. Creio que logo vou doar os que já li várias vezes, somente sou apegada às minhas gramáticas, elas eu nao dou e não empresto. Acho que conforme a familia vai crescendo a gente tem que ir reciclando para nao acumular muita coisa. Sei lá sou meio desapagada.
    Beijokas doces e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  5. A nossa é simples e do Neno também...beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  6. Aqui há livros por td a parte. No armário da tv na sala, na mesa, qt do filho, do casal.
    No qt do filho há uma lateral ao lado do guarda-roupas, planejada para tal.

    Salvo sempre aqui imagens de estantes que acho pela net, namoro elas e sonho em ter um dia um quarto extra para fazer uma biblioteca particular :)

    Bjos literários e que "de livros encham-se as casas, eis um conselho excelente, pois um livro aberto em asas pões asas n´alma da gente"

    ResponderExcluir
  7. minha amiga, vem aqui em São Pedro comprar, tem uma loja que faz umas estantes perfeitas, todas com as prateleiras para os livros, comprei uma pra mim faz uma semana, aqui pra casinha nova. E o preço é inacreditável, menos da metade do que eu havia pesquisado por aqui em Pira.

    Me deu até uma dorzinha no coração agora de ver sua dificuldade... e também porque nessa minha mudança acabei me desfazendo de uma caixa imensa de livros...

    Beijos e lindo dia pra ti.

    Su.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Por aqui livros aos montes...é o que mais gostamos de fazer...ler.
    Me falta ainda um espaço específico para guardá-los, mas uma estante bem planejada feita pelas mãos de um bor carpinteiro para mim é o ideal, ou, como hoje recicla-se muito, pode ser feita a partir de caixotes que muitas vezes vão para o lixo. Basta aplicar a técnica da pátina e improvisar.
    Bjo grande!
    Débora

    ResponderExcluir
  9. Meus livros ficam numa prateleira num quartinho aqui de casa.
    Elas estavam bem cheias, e no final do ano doei muitos livros.
    Uma vez ouvi que livro deve circular, então tenho praticado isso frequentemente. Deixo só os mais queridos.
    Na minha casa, quando era pequena tinha a Barsa e Mirador. Fiz muitos trabalhos com eles. rs
    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, aqui tá uma bagunça, alguns livros em caixa de mudança ainda, outros em cima de uma mesinha no quarto da bagunça. Tinha adaptado um móvel aqui mas o Rica começou a tirar tudo pra fora... Acho que vamos mandar fazer uma qdo sobrar $$!! Beijos e felicidades da casa nova.
    Rafa

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma prateleira própria pra livros. Pura sorte adquiri-la, uma ONG próximo a minha casa
    fechou e resolveu fazer um bazar de toda a mobília.O preço fui bem em conta.
    Ficou bem organizado meus livros, CDs e DVDs.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    Ah,sobre estantes eu não tenho, mas na casa nova farei uma com certeza, temos muitos livros por aqui, alguns encaixotados da última mudança, outros em prateleiras e outros emprestados...enfim, mas adoramos, e acho que tem que ter um lugar especial.
    E sobre a viagem, mudança, estamos mega felizes, pela oportunidade do marido, e pela mudança de estado, conhecer outro estado, outra cultura, eu AMO!
    Beijosss e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. deliciosa crônica.

    Minha estante?Bom, ela bem que poderia ser chamada de empilhamento de caixas. A grana curta fez a mudança, mas não por completa. O fato é que meus queridos companheiros chamados livros estão por lá no escuro, aguardando por uma estante que os mostre com dignidade, que os proteja do pó, mofo, e assim por diante. Saudade tenho deles todos.

    bjs
    Dâmaris

    ResponderExcluir
  14. Bom aqui em casa os livros estao num armario que de tanto movimentar casi cai ...porem os livros ficam fora do alcance da mao..ah coloqueiuma mesinha no banheiro ahi troco de vez em quando os livros ..mas foi uma das minhas criticas quando cheguei a sao paulo porque lembro da biblioteca do meu pai..e da minha que por raçoes obvia tive que deixar ..mas eu ja sei que nas casas bahias nao tem so vi uma coisa parecida na rua teodoro sampaio...

    ResponderExcluir
  15. O meu quarto é só livros, basicamente.
    Mas portei-me muito mal no ano passado, li pouquíssimo. Este ano vai ser diferente.
    Já agora, feliz 2012.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Tinha seu e-mail perdi :(

    Me manda ai um mail pra eu te mandar umas inspirações de estantes :)

    tinabaucouto@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. www.biccateca.com.br

    Empresa especialista em fabricação de estantes para biblioteca.

    ResponderExcluir
  18. oi Ana Paula,
    a minha casa é um ovinho de codorna, e como quase tudo aqui, os livros precisam de planejamento para ficarem minimamente organizados. Quando fiz minha bancada de estudo, coloquei algumas prateleiras de vidro que foram imediatamente preenchidas de livros, assim como o pequeno armário que fiz embaixo dela (a bancada). Encheu, e mesmo tentando praticar a máxima de retirar algum para colocar um novo, o espaço ficou apertado, e hoje tenho livro disputando espaço com a impressora e no fundo das minhas caixas de cabos e mídias. Enfim, aguardo o dia de ter uma casa maior, e poder acomodá-los da forma que merecem. Enquanto isso, faço limpezas periódicas e doações a bibliotecas da universidade e escolas públicas (só não consigo ter desapego com os livros infantis...)
    Já os livros da filhota ficavam arrumados em um revisteiro em seu quarto, mas quando não coube mais, coloquei o revisteiro na sala com alguns e arrumei outros nos nichos e prateleiras do seu quarto. Mas ela está crescendo e esta distribuição não está muito legal, por isso comprei recentemente uma estante na Etna (ainda não recebi), onde pretendo arrumar seus livros e as caixas de alguns jogos. Vamos ver como fica.
    Ah, e tem ainda os meus livros de culinárias, que ficam arrumadinhos no armário da cozinha. Falar nisso, preciso cozinhar mais... taí uma boa promessa para 2012.
    bjs querida,
    Mil Cachinhos
    www.cachinhosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir