quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mérito

Agradeço a vocês que comentaram no meu post anterior sobre os blogs. Recebi muitos comentários! Acho que o título deu certo!
Brincadeiras à parte, acho que realmente trouxe várias reflexões, muitos tinham o mesmo questionamento e para mim acrescentou ainda mais. Meu muito obrigada!

E vamos à postagem de hoje que é um reconhecimento ao mérito de meu filho!

Em meados de janeiro deste ano, eu levava meu filho, depois de um período de férias, às suas aulas extras de matemática.
É um gosto dele, acredito mesmo ser um talento. Não é imposto, como muitos pensam. O menino gosta mesmo da tal matemática, o inverso da mãe...
Levamos cerca de quinze minutos a pé, num trajeto reto ( em partes, porque os calçamentos são muito esburacados ) e o cachorro vai junto.
Neste dia de retorno das férias, fui recebida com um convite para entrar. Agradeci e disse estar com o cachorro.
"Não tem problema, pode entrar com ele."
Ai, ai, isso não era um bom sinal. Nosso cachorro não é benquisto pela sociedade.


Não se engane porque isto não é um sorriso.

Entramos eu e o cachorro e quando a moça começou com "então, sabe" eu numa ansiedade deixei as palavras saírem abruptamente. "Você vai fechar?"- eu disse.
Ela apenas confirmou. Eu entristeci, senti vontade de falar, esbravejar, soltar os cachorros, no caso, o cachorro, nela, mas de nada adiantaria, era fato consumado.
Sugeriu-me outros dois endereços, um deles já se mostrou inviável. Nosso meio de locomoção são os pés e nem tudo dá para eles!
Fiquei de pensar; o outro endereço sugerido, tinha em seu trajeto duas opções: uma ladeira de uns dez ou doze minutos de subida ou um atalho por dentro de um lindo bosque com uma enorme escadaria, dessas que te põe o coração na goela.
A tristeza do menino foi tanta que resolvi ir com ele para conhecer o local, a nova professora e principalmente marcar o tempo e convencer minhas pernas.

Chegando lá, fomos muito bem recebidos e nos sentamos para uma conversa. Meu filho, inicialmente tímido, respondia com monossilábicos "sim". Foi quando ela perguntou-lhe o nome.
Bernardo.
"Bernardo? Mas eu conheço o Bernardo, nós nos falamos por telefone várias vezes! Quando ele tinha alguma dúvida que não conseguiam resolver, ligavam para mim e a gente ficava um tempão no telefone resolvendo, não é mesmo Bernardo?"
"Sim".
"Eu conheço exatamente o pensamento dele, a maneira dele raciocinar a matemática! Estou muito feliz de conhecê-lo agora pessoalmente. Vamos nos dar muito bem! "

Senti foi ciúmes. Estava diante de uma pessoa que conhecia o pensamento do meu filho, a maneira dele raciocinar. Mas tenho que admitir, eu sou um zero a esquerda em se tratando de matemática. Passo é bem longe das contas do menino.

Entre coração na goela e pernas ligeiras na subida, aceitamos o desafio.
O desafio maior é claro, é dele. Tem que haver dedicação, esforço, vencer o cansaço, as tarefas da escola, o sedutor sr. tablet e por aí vai.
Mas ele tem conseguido!
E por seu mérito, recebeu uma honraria, um "pin" ( broche ) por ter alcançada determinados cálculos com 11 anos de idade.
Em outubro, ele receberá um troféu.
Parabéns Bernardo! Persistência, esforço e dedicação resultaram no teu mérito!


Tereza, a mestra que bem conhece os números da cabeça de meu filho!





Esses foram os cálculos que o levaram a receber sua honraria!
E eu como nada entendo disso, ofereço-lhe isto:

( * V * )

Passarinho em linguagem de internet
Voa meu menino passarinho!


15 comentários:

✿ chica disse...

Fico feliz e orgulhosa de ter um amiguinho assim inteligente e sobretudo esforçado, garrento e que vai à luta! Voa mesmo,Bernardo!!ADOREI!!! Fico feliz e mostrei pro Kiko que te conhece (de tanto ouvir falar) e gostou também e por isso manda um abração e AVANTE!!! beijos,chica e um especial pra mamãe coruja!!

Sonia Tolfo disse...

Ana Paula, por aqui quando nossos alunos ou filhos realizam algo meritório dizemos: Parabéns, estrelinhas!
Bernardo, nesse ritmo, vai ter um céu estrelado em breve.
Admiro quem gosta e sabe Matemática, eu sempre tive muita dificuldade apesar de achar uma ciência linda.
Grande abraço a ambos.
Sonia

Tina Bau Couto disse...

De matemática e de esquerda e direita sou zero a esquerda

Aqui tem dois Paulos que amam a tal
Na estante do menor um livro que comprei e ganhei like, se chama:
Livro de passatempos matemáticos
Editora Zahar
Fantástico...Nível meninos de Marte

De Bernardo sou fã

Seu texto de graça, garbo, sensibilidade e boa escrita...minha admiração!

Cristiane Marino disse...

Oi Ana Paula, que orgulho!
Parabéns pelo filhão tão inteligente, ele é uma graça.
E ainda sabe narrar jogos de futebol com tanto talento…
Bjs querida e ótimo final de semana

thalento arnônimo disse...

Parabéns pelo filhão, Ana Paula.
Só pra te dizer que nem sempre é assim, em casa quem dá aulas de matemática para o meu filho é a mãe dele. Eu só assisto de longe.
Um abraço!

Selma Helena. disse...

Eu fiquei, além de feliz por ele é por você, cheia de esperança no coração, pois crianças como o Bernardo, são responsáveis por um futuro melhor para o nosso pais.
Desejo que cresça cada vez mais com saúde e paz!
Parabéns por um filho assim: dedicado e responsável desde cedo!!

Beijos!!

A Menina das Ideias disse...

kkkkkkk Eu já fiz Kumon, mas odiava. Aquelas continhas repetidas tinham eficácia, mas erma mt chatas. Se seu filho curte isso ele realmente tem muito mérito. Sou mais que nem vc Ana, não me entendo com a matemática, mas se tivesse um filho que sabe qual a raiz quadrada de 98 eu ficaria bem orgulhosa.

Lúcia Soares disse...

Ana Paula, que orgulho para vocês, os pais, ter um filho como o Bernardo, com um talento especial.
Ele é um lindo garoto.
Parabéns, Bernardo.
E aos pais, principalmente esta mãe que não mede esforços para que o filho se realize.
Beijo.

Suzy Rhoden disse...

Que coisa mais linda esse texto e esse menino! Merecida honraria, Bernardo! Vou aproveitar e mostrar as fotos ao meu filhinho de 9 anos, que como o seu, Ana, é apaixonado pela matemática... a quem puxaram essas crianças, hein? rsrsrs

Um beijo para Bernardo, e que continue sempre calculando muito bem o caminho do sucesso e da felicidade, pois já deu pra ver que sabe fazer isso muito bem!

Pitanga Doce disse...

Hei Ana! Quando essas crianças crescerem você vai ter muitas recordações boas naquela caixinha que todas as mães têm e que ficam ali pertinho do coração. Sabe por que? Porque você presta atenção nelas: nas crianças e nas situações.

Parabéns para o teu menino e para você, Ana.

Moro em um Kinder Ovo disse...

Como eu conheço apenas as 4 operações básicas (o suficiente para ver se o saldo do banco está negativo) fico muito feliz ao ver que o Bernardo dedica tempo à sua paixão. E sempre vai receber este reconhecimento porque faz o que gosta.

Calu B. disse...

Ah, que lindeza de menino, esse Bernardo é demais!
Foi uma bela surpresa a tua, Ana; porque ele já tem desenvoltura natural para solucionar as dúvidas e pelo visto não se contenta em desistir.Isso é ótimo!
Bravo, Bernardo!:)
Bjkas festivas,
Calu

Anne Lieri disse...

Que orgulho,não é mesmo Ana? Até eu corujei por aqui! Parabéns ao Bernardo numa matéria tão dificil! Um lindo texto e fotos muito fofas da carinha dele cheia de alegria! bjs,

Marcilane Santos disse...

Muito fofo, lindo, inteligente e carismático menino! Que Deus o abençoe :D

Graziela disse...

Me emocionei aqui, com tudo.
Parabens Bernardo! Parabens Ana para voce e para seu marido, por voces serem sempre presente e atentos.
Lembre-se das habilidades multiplas, ele domina a matematica e voce a escrita; e juntos vivemos em harmonia.
Abraco apertado e forca na caminhada.
Gra'