quinta-feira, 5 de maio de 2011

Documento de identidade

Há algum tempo que o meu documento de identidade não corresponde à realidade, no que diz respeito à fotografia que nele consta.
Para ser exata, há muito, muito tempo que isto ocorre.
É bem verdade que até hoje eu não tive nenhum problema por causa dessa desconexão foto-pessoa real.
Acredito que isso se deva, talvez, à polidez das pessoas ou mesmo da falsidade das mesmas.
Porque se eu pegasse o meu RG, olhasse para a foto e depois para mim, teria que falar: “Desculpe-me não posso aceitar esse documento, não é da senhora”. Estaria sendo polida.
Mas, as pessoas pegam o documento na mão e naqueles segundos entre a distância da foto e a pessoa real, naqueles segundos que os olhos do observador percorrem o documento e a mim mesma, dá para ouvir o burburinho em suas cabeças: “Nossa que horrível, será que ela mesma?”.
Porém prevalece a falsidade. Devolvem-me o documento com um sorriso forçado e assim eu vou levando...
Até nos momentos mais exigentes, como por exemplo, quando viajo com as crianças e entrego o documento delas e o meu, acho que momento em que o sujeito iria questionar a veracidade pessoa-foto e ele ouve um “fica quieto menino”(que nunca surte efeito quando em público), neste momento ele tem certeza de que eu sou a mãe. Só mãe faz isso – dá uma bronca que sabe que não levará a nada!
Recentemente, tenho ouvido falar do novo documento que irá substituir o antigo RG (o meu se encaixa perfeitamente nesta categoria de antigo!).
Chamar-se-á R.I.C – Registro de Identidade Civil e virá com um chip, coisa moderna, tecnológica.
Então estou aguardando o lançamento do RIC para substituir o meu antigo.
Pelo jeito ainda vai demorar. O custo não está agradando, R$ 40,00. Talvez com um subsídio do governo, fique em R$ 15,00.
Está prometido começar a emissão dos novos documentos em julho, começando por Rio de Janeiro, Bahia e o Distrito Federal.
Mesmo antes de começar a circular, os problemas já começaram:
Tivemos problemas com as fotos de pessoas com óculos. Para resolver, foi preciso definir que o RIC não poderá ter foto com óculos”.
E agora? Eu não uso óculos, mas conheço pessoas que não são as mesmas sem seus óculos. Como se os óculos fossem uma extensão delas mesmas, de seus corpos. Perderão a identidade sem eles, terão uma nova identidade, duplamente falando...
Bem, e quando eu me pus a reclamar da minha foto no documento, uma amiga me confortou – não há nada pior do que a minha.
E prosseguiu na explicação – aqui na minha cidade, só é permitido tirar a foto mostrando a testa. E como eu não fui preparada, pois não sabia, deram-me um grampo para prender a franja...
Realmente, tenho que admitir: situação difícil. Ainda bem que não foi comigo. Cabelo encarapinhado como o meu, nem uma caixa de grampos daria jeito para aparecer a testa!
E os meninos, com cabelo a la Justin Bieber? Como faria a prender a franja?
Eu preciso fazer um novo documento, já é necessidade. Uma coisa me incomoda só de pensar no dia em que eu for fazê-lo.
Qual expressão colocar na face, na hora da foto?
Sorrir escancarado, mostrando os dentes, não me parece boa opção. Sempre penso se for visitar alguém à beira da morte num hospital, momento triste e eu mostro o documento praticamente gargalhando na foto. Não acho que fique bem.
Sério, sisudo, cara de poucos amigos, tampouco.
A última opção que me ocorre,  foi a que me fez ficar tão horrível. Sabe quando você tenta esboçar um sorriso com os lábios fechados, ou quase sorrir com os olhos. Para mim, o efeito foi lamentável...
E então? Alguém tem uma sugestão para a foto do novo documento?
Aliás, você está em paz com o seu?

3 comentários:

  1. Muito engraçado isso!
    Não, eu não estou em paz com o meu. Fazem uns 5 anos que fiz a foto e achei que seria melhor tirar os óculos. Fiquei com cara de outra! E ainda deixei a cabeça caída de um lado.
    Conclusão: sou uma outra pessoa e triste!
    Nada a ver. Vou aconselhar você:- sorria suave, mas sorria.
    Olhos alegres, cabeça levantada, nunca incline.
    Não esqueça dos ombros, retos, poderosos.
    Você vai ficar linda, tenho certeza!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu tirei a foto qdo tinha 16 anos! kkkkkkkkkk.. Hoje tenho 29. Tem um tempinho assim, sabe?..rss
    Usei esta identidade até ano passado. Casei e tirei uma nova devido mudança do nome. To parecendo uma expresidiária. Credo..rss
    Gostei das dicas da Ivani. :-)
    Bjs!! ..rss :-)

    ResponderExcluir
  3. De jeito nenhum. fiquei muito loira farmácia, sem falar que eu tinha vergonha dos meus dentes tortos e o protetor solar fez com que eu ficasse com a pele do rosto muito estranha. Eu sou tb o caso do óculos, minha mae diz que qdo tiro foto sem ele meu olhar fica parado e estranhamente faz as pessoas ficarem nervosas kkkkk feliz dia das mães pra vc tb bju!

    ResponderExcluir